Sebrae realizou nas regiões de Caçador e Joaçaba o 8º Encontro Coletivo e Encerramento do ciclo II do Programa Agente de Inovação Local (ALI) – Programa Brasil Mais
Caçador/Joaçaba – Durante esta semana o Sebrae realizou nas regiões de Caçador e Joaçaba o oitavo encontro coletivo e encerramento do Programa ALI, ciclo II. Em Caçador o encontro ocorreu de forma presencial no auditório da Acic, obedecendo o decreto do Covid-19. Segundo a analista técnica do Sebrae Meio-Oeste Lizandra Medeiros, participaram mais de 10 pessoas entre empresários de Caçador, a Agente Local de Inovação Andressa Massocco e a consultora sênior do programa Patrícia Stefaniak.
Durante o encontro foi realizada a apresentação geral dos trabalhos, dos empresários e do Centro de Inovação Inova Contestado. Foram abordados os temas: inovação e impacto na produtividade, painel interativo, avaliação dos trabalhos a das soluções do Sebrae como; Consultorias especializadas, Empretec, Sebraetec e projetos setoriais
Para Joaçaba, Videira e Fraiburgo o encontro foi online e contou com a participação de empresários e equipe do Sebrae; analista técnica Lizandra Medeiros, consultora sênior Patricia Stefaniak e os ALI’s Paola da Silva, André Magalhães e Felipe Pasqualin.
Segundo Lizandra Medeiros os encontros marcam o encerramento de mais um ciclo, onde são apresentados resultados de empresas participantes, avaliadas as oportunidades de melhorias. “Também são apresentadas soluções que o Sebrae pode continuar implementando junto dessas empresas, contribuindo assim para que as mesmas permaneçam buscando melhorias focadas em inovação e gestão, melhorando assim sua performance no mercado”.
Projeto ALI
O Projeto ALI – Agentes Locais de Inovação – é uma parceria nacional do Sebrae com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e faz parte do Programa Brasil Mais. O "Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa oferece às micro e pequenas empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
O Agente Local de Inovação capacitado faz um acompanhamento contínuo, In loco, personalizado na empresa, de forma gratuita, por um período de até 4 meses. O ALI é um bolsista selecionado e capacitado pelo Sebrae, em parceria com o CNPq, com o foco principal de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa atendida.

