Sebrae/SC divulga as dez startups selecionadas para a próxima fase do Programa Capital Empreendedor
O Sebrae/SC divulgou o resultado da segunda etapa do Programa Capital Empreendedor 2021, em que as empresas selecionadas vão receber uma mentoria de negócios e investimentos de risco com consultores da área. A segunda fase da iniciativa consiste em acompanhar os empreendedores no desenvolvimento de ferramentas e de métricas essenciais para amadurecerem seus negócios e estarem aptos a conversar e apresentar a empresa a potenciais investidores. Depois disso, quatro empresas serão selecionadas para participar de um circuito de investidores em São Paulo, que ocorre no mês de novembro.
O principal objetivo do Capital Empreendedor é capacitar startups inovadoras através de orientação, palestras, workshops, treinamentos e mentorias, e, posteriormente, conectá-las com investidores de diversos setores. A iniciativa já teve três edições, em que foram capacitadas 497 empresas de todo o país. Desse total, 85 startups, de 16 estados, receberam investimentos que somam R$52,9 milhões.
De acordo com a coordenadora do Programa no Sebrae/SC, Silvia Carvalho, a iniciativa visa preparar e educar empreendedores e sócios fundadores de startups inovadoras no âmbito dos investimentos de risco, possibilitando a capacitação de recursos para realizar planos e projetos de longo prazo de negócios. Assim, os investidores apontam recursos em uma empresa de capital fechado em troca de participação societária, a qual geralmente representa uma parcela minoritária. “O esperado é que o empreendedor termine o programa com uma Tese de Investimentos robusta e preparado para receber um investimento inicial”, afirma Silvia.
A empresa Build Place, do empresário Mayckon Matos, foi uma das selecionadas para a próxima etapa do Programa. A empresa tem um aplicativo que conecta clientes e fornecedores de materiais de construção na região de Lages. A pedido do cliente, a Build Place realiza o orçamento de materiais de construção diretamente com o fornecedor e retornar com as opções. De acordo com o empresário, o programa abriu novas visões de mercado. "Aprendemos que a empresa deve trabalhar com as vendas dentro do aplicativo para crescer e se desenvolver, para depois conseguir investimentos rápidos”, afirma Mayckon. Um ponto destacado pelo empresário foi o contato com outras startups com diferentes estágios de desenvolvimento, desde as mais sólidas às mais recentes no mercado, o que somou de forma positiva nas trocas entre os empresários e acabou gerando ideias para o futuro da Build Place.
Outra empresa selecionada para a próxima etapa foi a Auten Energy, uma imobiliária de usinas de energia renovável com segmentos em energia limpa. O CEO da empresa, Leonardo Ferronato, cita que a participação no Programa Capital Empreendedora mudou a postura da empresa em diversas frentes e já está desenvolvendo boas formas de vender a empresa no mercado. “A nossa expectativa para a segunda fase do Programa Capital Empreendedora é aprimorar as relações com os investidores e analisar internamente a empresa, para promover melhorias e, consequentemente, expandir a atuação comercial para todos o país”, conclui Leonardo. Atualmente, a empresa se concentra na Região Sul do Brasil, mas o objetivo deles é captar recursos para expandir.
Confira a lista de empresas selecionadas:
1) DodaLabs - Florianópolis
2) The Insight- Florianópolis
3) Build Place - Lages
4) Dr. Snoopy - Pinhalzinho
5) Tecpet - Florianópolis
6) Robocote- Biguaçu
7) Predialize- Jaraguá do Sul
8) DSafe Tech- Florianópolis
9) Auten Energy- Florianópolis
10) Nanogreen- Florianópolis
Mais informações sobre o Programa em https://www.capitalempreendedor2021.com.br/