this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Sebrae/SC realiza etapa catarinense do Programa Brasil Mais
Empresas da Amurel apontam resultados positivos após as ações do programa
FAVORITAR
Botão favoritar

 Micro e pequenas empresas catarinenses têm a chance de alcançar melhores resultados através do Programa Brasil Mais. A ação tem o objetivo de aumentar a produtividade dos negócios e ampliar a eficiência do setor produtivo, melhorando, assim, a competitividade do estado e do país. A iniciativa é uma parceria entre Ministério da Economia, Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sendo que, no Sebrae, é operacionalizada com a metodologia do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

 Na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), quem já participou do Brasil Mais e conquistou resultados positivos foi a gestora da Pousada Areias do Rosa, de Imbituba, Luciana Toledo Ferreira. Graças à implantação de melhorias, seu negócio obteve um aumento na produtividade bastante relevante para o cenário atual: quase 60% de novembro de 2020 a abril de 2021 – a pousada iniciou no programa em dezembro de 2020 e teve a mensuração final em junho de 2021.

 “Realizamos diversas ações, tais como um diagnóstico da empresa, a aplicação de ferramentas de gerenciamento, um plano de ação, consultorias, entre outras, e contamos com o auxílio da ALI e até de outros empresários. Imagino que esses passos façam parte da rotina de grandes empresas, porém, para um microempresário que, na maioria das vezes, está sozinho e ainda precisa dividir sua atenção entre o operacional e o gerencial, esse suporte é fundamental”, pontua Luciana.

 Ela destaca, inclusive, a importância do Brasil Mais até mesmo para quem está indo bem nos negócios. “Pelos resultados e mudanças que obtive, sou verdadeira fã do programa. Recomendo a todos os empresários que desejam prosperidade nos negócios, inclusive para aqueles que já possuem resultados positivos, pois já presenciei muitos casos de gestores que se acomodam diante do sucesso e não conseguem manter os padrões de faturamento e lucratividade por um período prolongado”, afirma a gestora.

Um sanduíche pode fazer a diferença

Em Laguna, os irmãos e sócios-proprietários da Frutos de Goiás, Muriel Guilherme Machado e Jonathan Guilherme Machado, participaram do Brasil Mais de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. No primeiro momento, eles identificaram a necessidade de tornar o negócio conhecido após o período mais restritivo da pandemia e realizaram um trabalho intenso de divulgação presencial, nas redes sociais e através de aplicativos de delivery.

Depois, eles decidiram inovar no cardápio e essa decisão fez toda a diferença. “Tivemos que identificar os vários tipos de clientes e disponibilizar produtos que atendessem a necessidade de cada um. Começamos a inserir alguns produtos ainda no Verão. Agora, além do nosso açaí e sorvetes que são conhecidos no Brasil todo pela ótima qualidade e sabor, também temos os sandubas de Laguna, vinhos, sopas, tortas funcionais, entre outros”, declara Muriel.

Hoje, os sanduíches representam mais de 50% no faturamento da Frutos de Goiás Laguna. “Sabíamos das necessidades e o que tinha que ser feito, mas o Brasil Mais nos ajudou a organizar e colocar em prática no momento certo. Além dos feedbacks positivos de bom atendimento e produtos diferenciados, nossa produtividade dobrou na baixa temporada. E o melhor de tudo é que o programa é totalmente gratuito e os ALIs são muito comprometidos”, ressalta Muriel.

Como funciona o Brasil Mais/ALI

 O Programa ALI é realizado desde 2011 e, atualmente, integra o Brasil Mais com o objetivo de elevar a produtividade das empresas brasileiras a partir da promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

 A gestora do Programa Brasil Mais na região de Tubarão, Daniela de Souza Corrêa, salienta os resultados expressivos dos dois cases da região da Amurel.

 “As boas histórias e cases são de gestoras que foram protagonistas da inovação em seus negócios e se destacaram pelo comprometimento e atitudes empreendedoras. Com acompanhamento técnico das ALIs Ana Maria e Yasmin, as empresas atingiram os resultados expressivos de aumento em 50% ou mais nos seus índices de produtividade. São apenas duas histórias das mais de 200 empresas já atendidas em nossa região. É o Sebrae contribuindo para o desenvolvimento regional e seu propósito”, afirma.

 O Sebrae/SC está selecionando empresas para o novo ciclo que inicia agora em julho, mas as vagas são limitadas – um novo ciclo iniciará em novembro. Para se inscrever, acesse www.gov.br/brasilmais. Outras informações no Sebrae mais próximo de você ou através do telefone 0800 570 0800 (também é WhatsApp). Na região de Tubarão, o contato é o WhatsApp (48) 3632-3296.

 

Foto: Sebrae Frutos de Goiás (Laguna).

 

Foto: Pousada Areias do Rosa.

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?