Eleito como um dos Setores Portadores de Futuro para a Indústria Catarinense, o setor de Turismo se destaca.
O Painel de Especialistas, que será realizado em parceria com Sebrae, FIESC e Fecomércio, ocorrerá nos dias 09 e 10 de março, momento em que os diversos agentes comprometidos com o desenvolvimento do setor definirão as estratégias do setor para os próximos anos no Estado. Analisando as condições brasileira em relação ao setor, o país ocupa a 28ª posição no ranking da competitividade do Turismo, que avalia 141 países. Destaca-se como o primeiro em relação a recursos naturais e o 8º quando se aborda recursos culturais e viagens de negócio.
Santa Catarina gerou, em 2014, R$ 1,6 bilhões em receitas oriundas do setor de turismo com turistas nacionais e R$200 milhões com internacionais. Dos eventos internacionais realizados no Brasil em 2013, Santa Catarina sediou aproximadamente 5%.
Em relação aos estabelecimentos e empregos do setor de turismo, São Paulo se destaca com 30% dos estabelecimentos e 31% dos empregos nacionais em 2014. Santa Catarina está na 6ª colocação, com 5% do total dos estabelecimentos e na 7ª colocação em relação ao emprego, 4% do total.
Em Santa Catarina, 20% do emprego do setor e 16% dos estabelecimentos estão em Florianópolis, cidade de maior representatividade em termos de turismo. Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú são as cidades que aparecem nas posições seguintes.
Mais de 75% dos turistas internacionais que visitam o Estados são provenientes da Argentina, 16% do Chile e 2% do Uruguai. Santa Catarina conta com cinco aeroportos e portos, além de diversos portos secos e aeroportos de aviação regional.
Santa Catarina apresenta vocação para o Setor de Turismo e os demais setores podem se beneficiar com seus avanços. O desenvolvimento estadual passa pelo desenvolvimento amplo das potencialidades catarinenses e é com esta posição que estamos construindo a Rota do Setor.