A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae SC e Prefeitura Municipal
Após três meses de reuniões, entrevistas e quatro workshops, foi apresentado na última terça-feira (7), o Plano de Desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação de Itajaí. A iniciativa é resultado da união de 140 atores, representantes do Poder Público e Privado, Instituições de Ensino e Entidades Empresariais, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo, além de fomentar e fortalecer o ecossistema do município. A proposta inclui a criação de ambientes favoráveis, para que empresas inovadoras possam - por meio da tecnologia, inovação e startups, contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae SC e Prefeitura Municipal.
Durante o evento realizado na sede administrativa da Multilog – parceira e apoiadora da ação, foram apresentados os três setores prioritários com potencial tecnológico e de inovação: a Economia do Mar, Biotecnologia e Saúde e o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Para o gestor do Programa Cidade Empreendedora, Alcides Sgrott Filho, o maior desafio neste momento, é colocar o Plano em prática. “O mais importante é executar o que foi planejado. Para isso, nós do Sebrae/SC ficamos à disposição para continuar conectando os atores para fortalecer a geração, o desenvolvimento e a consolidação de empresas inovadoras”, enfatiza.
Novas soluções nascem a cada instante, gerando mudanças significativas em empresas, produtos e consumo. As empresas precisam estar preparadas para continuar competindo e a inovação e a sustentabilidade são essenciais para a saúde das empresas, ajudando no aumento de produtividade, redução de custos, aprimoramento tecnológico e desenvolvimento de novos mercados e negócios. A gestora Estadual do Projeto Ecossistema Local de Inovação em Santa Catarina, Girlene Castro, reforçou a importância da iniciativa. “Essa sala lotada, prova o potencial inovador que cada empresa possui. Hoje plantamos uma semente para esse novo mundo e daqui alguns anos, vocês poderão perceber toda a evolução que a inovação traz. Ela promove grandes transformações”, completa.
Thiago Morastoni, atual secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, parabenizou a equipe do Sebrae/SC que, segundo ele, tem trabalhado constantemente com o município de Itajaí no fortalecimento das suas vocações e matrizes econômicas. “A gente vê a possibilidade do desenvolvimento de uma nova matriz. Que está ligada a tecnologia e inovação e a todo um ecossistema, não somente local, mas regional, estadual e nacional, no qual a gente passa a fazer parte. Temos características muito próprias, que podem ser trabalhadas e daqui surgir uma matriz muito forte ao desenvolvimento da economia da nossa cidade”, finaliza.
METODOLOGIA APLICADA
Na primeira etapa, foram definidos os setores prioritários com potencial tecnológico e de inovação, para o desenvolvimento do ecossistema na região, além de apresentar os atores mapeados. Os setores foram Economia do Mar, Biotecnologia e Saúde, além do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Na segunda etapa, foi avaliada a maturidade atual do Ecossistema e uma visão futura para a região nos aspectos de desenvolvimento econômico e social, através da inovação e tecnologia.
Já na terceira etapa, foram realizadas dinâmicas para estruturação do plano de ação setorial, priorização das estratégias a curto, médio e longo prazo e estruturação da governança que seria o grupo inicial envolvendo os atores locais para execução das estratégias e ações definidas. E por fim, foram trabalhadas as atividades para a consolidação do Plano de Ação das áreas priorizadas e estruturação da governança do Ecossistema com os atores locais, realizado em abril de 2024.
APOIADORES
A iniciativa conta com o apoio do Sebrae Startups, Prefeitura de Itajaí através da Secretaria de Tecnologia de Itajaí, Elume Park Centro Regional de Inovação, Itajaí Participações, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACII - Polo Regional Acate, Comunidade de Startups Costa Valley, Univali, por meio do Hub Uniinova - Inovação e Empreendedorismo, EQI Investimentos e Intersindical em conjunto com o Sincadi e Sindilojas, Udesc Balneário Camboriú por meio do Labtec, Uniavan, Instituto Federal de Santa Catarina Campus Itajaí, Multilog, demais entidades empresariais e Instituições de Ensino de Itajaí.
Foi um prazer te ajudar :)