Saiba quais características definem esse modelo de negócio e quais ferramentas podem acelerar o crescimento da sua startup.
Engana-se quem pensa que startup se limita apenas a empresas de tecnologia, esse tipo de negócio engloba toda ideia de negócio inovadora que está caminhando para atingir um modelo de negócio sustentável. São empresas que visam o crescimento rápido explorando oportunidades de mercado.
De maneira geral, o desenvolvimento de uma startup é dividido em 4 estágios:
1. Momento empresarial
O potencial empreendedor ouviu falar de startups e começa a busca por informações. Analisa possibilidades e procura conhecer mais sobre inovação e tecnologia.
2. Momento ideação
O potencial empreendedor tem uma ideia de negócio, está na fase de validação do problema e da solução. Pode contar com outras pessoas para definição e desenvolvimento do projeto (produto ou serviço).
3. Momento operação
Neste momento, o empreendedor já possui um MVP (Mínimo Produto Viável) em processo de validação, ou seja, o produto ou serviço já está sendo testado por alguns clientes. Essa é considerada a fase de crescimento do negócio, onde será dado o pontapé inicial para a fase de ampliação dos investimentos.
4. Momento tração
Nesta fase o empreendedor está com seu MVP validado e já possui uma carteira de clientes satisfatória. Tem potencial de escalada rápida e já possui métricas definidas.
Se você está em alguma dessas fases, assista a Palestra Online do Consultor Fabiano Nagamatsu e saiba mais sobre modelos de negócios, venture capital e pitch elevator.
Quer saber mais? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)