Gestão de Stakeholders
A gestão de stakeholders é essencial para garantir que nossos projetos, programas e iniciativas estejam alinhados com as necessidades reais dos empreendedores e com as diretrizes estratégicas dos nossos parceiros. O Sebrae Tocantins trabalha para fortalecer o ambiente de negócios local, o que significa atender a uma rede ampla de interessados, como instituições financeiras, órgãos governamentais, associações empresariais e, claro, os próprios micros e pequenos empresários.
Através de uma gestão eficaz dos stakeholders, conseguimos entender profundamente as demandas e os desafios enfrentados por cada segmento que atendemos. Esse relacionamento próximo nos permite desenvolver soluções mais assertivas, como programas de capacitação que atendem às reais dificuldades dos empreendedores e oferecem suporte em áreas críticas, como acesso a crédito e gestão empresarial e financeira. Além disso, ao consolidar parcerias estratégicas, conseguimos otimizar recursos e maximizar o impacto de nossos projetos, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável no Tocantins.
Um dos maiores desafios é harmonizar as diferentes expectativas e necessidades dos stakeholders, que podem ter objetivos distintos. Cada parte interessada possui sua própria visão sobre a atuação do Sebrae, e é nosso papel alinhar essas perspectivas. Para superar isso, adotamos uma comunicação constante e transparente, que nos permite alinhar expectativas e assegurar que as soluções propostas atendam ao maior número possível de interessados. Trabalhamos para que a comunicação seja clara e objetiva, para que todos compreendam a nossa missão e como contribuímos para o desenvolvimento local. Para tanto, adotamos o processo de feedback, por meio da escuta ativa e estamos atentos às sugestões e críticas que nos permite ajustar nossas ações, aprimorando constantemente nossas entregas.
A gestão de stakeholders é um pilar estratégico que fortalece a nossa capacidade de criar valor junto aos empreendedores e, ao mesmo tempo, nos conecta a um ecossistema de apoio robusto e colaborativo. No Sebrae Tocantins, cada projeto e ação é pensado considerando o impacto que terá em todos os envolvidos, desde empreendedores e colaboradores a parceiros institucionais. É um processo que visa maximizar o valor para todas as partes, promovendo não só o crescimento econômico, mas também a coesão social e a inovação em soluções práticas para o empreendedorismo
Alguns Resultados Qualitativos
- Fortalecimento de Parcerias Estratégicas
O Sebrae Tocantins atua como um articulador entre empresários, governos, instituições financeiras e comunidades. Uma gestão eficiente dos stakeholders assegura parcerias estratégicas que ampliam a eficácia das iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional.
- Engajamento e Credibilidade
Ao entender e atender às expectativas das partes interessadas (stakeholders), o Sebrae constrói relações de confiança, essencial para implementar programas e projetos com maior adesão e impacto.
- Melhoria na Tomada de Decisões
Com uma abordagem estruturada de gestão de stakeholders, o Sebrae pode antecipar desafios, minimizar riscos e identificar oportunidades ao ouvir diferentes perspectivas e alinhar suas estratégias às necessidades reais da sociedade.
- Atendimento Personalizado às Demandas Locais
A gestão dos stakeholders permite ao Sebrae identificar e responder de forma mais ágil e eficaz às particularidades do Tocantins, nos diferentes setores e segmentos, como comércio e serviços, turismo, mineração e agronegócio.
- Sustentabilidade dos Projetos
A gestão de stakeholders ajuda a garantir que os projetos propostos e implementados sejam sustentáveis a longo prazo, com o envolvimento e engajamento ativo das partes interessadas.
- Apoio à Inovação e ao Desenvolvimento Local
Ao trabalhar de forma integrada com instituições de ensino e comunidades locais, o Sebrae potencializa soluções inovadoras, promovendo o desenvolvimento econômico e social.
Alguns Resultados Quantitativos
- Mais de 295 mil atendimentos nos canais presenciais e remotos;
- Mais de 1500 eventos com repasses de conhecimentos;
- NPS (Net Promoter Score) de 89;
- Aumento de 87% na eficiência dos processos de compras;
- Mais de 40 parcerias firmadas;
- Mais de 4.365 inserções de cobertura positiva em TV, Rádio e site;
- 128 inscrições no Prêmio Sebrae de Jornalismo;
- 90 Escolas no Tocantins com Agentes de Inovação;
- 59 municípios com ações de Empreendedorismo na escola;
- Aproximadamente 800 alunos nas ações do Desafio Liga Jovem;
- Disponibilização de mais de 100 soluções na modalidade EaD;
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