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Thu Nov 28 17:36:17 BRT 2024
Organização | GESTÃO
A importância da gestão das partes interessadas no Sebrae Tocantins

Gestão de Stakeholders

· Atualizado em 28/11/2024
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A gestão de stakeholders é essencial para garantir que nossos projetos, programas e iniciativas estejam alinhados com as necessidades reais dos empreendedores e com as diretrizes estratégicas dos nossos parceiros. O Sebrae Tocantins trabalha para fortalecer o ambiente de negócios local, o que significa atender a uma rede ampla de interessados, como instituições financeiras, órgãos governamentais, associações empresariais e, claro, os próprios micros e pequenos empresários.

Através de uma gestão eficaz dos stakeholders, conseguimos entender profundamente as demandas e os desafios enfrentados por cada segmento que atendemos. Esse relacionamento próximo nos permite desenvolver soluções mais assertivas, como programas de capacitação que atendem às reais dificuldades dos empreendedores e oferecem suporte em áreas críticas, como acesso a crédito e gestão empresarial e financeira. Além disso, ao consolidar parcerias estratégicas, conseguimos otimizar recursos e maximizar o impacto de nossos projetos, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável no Tocantins.

Um dos maiores desafios é harmonizar as diferentes expectativas e necessidades dos stakeholders, que podem ter objetivos distintos. Cada parte interessada possui sua própria visão sobre a atuação do Sebrae, e é nosso papel alinhar essas perspectivas. Para superar isso, adotamos uma comunicação constante e transparente, que nos permite alinhar expectativas e assegurar que as soluções propostas atendam ao maior número possível de interessados. Trabalhamos para que a comunicação seja clara e objetiva, para que todos compreendam a nossa missão e como contribuímos para o desenvolvimento local. Para tanto, adotamos o processo de feedback, por meio da escuta ativa e estamos atentos às sugestões e críticas que nos permite ajustar nossas ações, aprimorando constantemente nossas entregas.

A gestão de stakeholders é um pilar estratégico que fortalece a nossa capacidade de criar valor junto aos empreendedores e, ao mesmo tempo, nos conecta a um ecossistema de apoio robusto e colaborativo. No Sebrae Tocantins, cada projeto e ação é pensado considerando o impacto que terá em todos os envolvidos, desde empreendedores e colaboradores a parceiros institucionais. É um processo que visa maximizar o valor para todas as partes, promovendo não só o crescimento econômico, mas também a coesão social e a inovação em soluções práticas para o empreendedorismo

 

Alguns Resultados Qualitativos

  1. Fortalecimento de Parcerias Estratégicas

O Sebrae Tocantins atua como um articulador entre empresários, governos, instituições financeiras e comunidades. Uma gestão eficiente dos stakeholders assegura parcerias estratégicas que ampliam a eficácia das iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional.

  1. Engajamento e Credibilidade

Ao entender e atender às expectativas das partes interessadas (stakeholders), o Sebrae constrói relações de confiança, essencial para implementar programas e projetos com maior adesão e impacto.

  1. Melhoria na Tomada de Decisões

Com uma abordagem estruturada de gestão de stakeholders, o Sebrae pode antecipar desafios, minimizar riscos e identificar oportunidades ao ouvir diferentes perspectivas e alinhar suas estratégias às necessidades reais da sociedade.

  1. Atendimento Personalizado às Demandas Locais

A gestão dos stakeholders permite ao Sebrae identificar e responder de forma mais ágil e eficaz às particularidades do Tocantins, nos diferentes setores e segmentos, como comércio e serviços, turismo, mineração e agronegócio.

  1. Sustentabilidade dos Projetos

A gestão de stakeholders ajuda a garantir que os projetos propostos e implementados sejam sustentáveis a longo prazo, com o envolvimento e engajamento ativo das partes interessadas.

  1. Apoio à Inovação e ao Desenvolvimento Local

Ao trabalhar de forma integrada com instituições de ensino e comunidades locais, o Sebrae potencializa soluções inovadoras, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

Alguns Resultados Quantitativos

  • Mais de 295 mil atendimentos nos canais presenciais e remotos;
  • Mais de 1500 eventos com repasses de conhecimentos;
  • NPS (Net Promoter Score) de 89;
  • Aumento de 87% na eficiência dos processos de compras;
  • Mais de 40 parcerias firmadas;
  • Mais de 4.365 inserções de cobertura positiva em TV, Rádio e site;
  • 128 inscrições no Prêmio Sebrae de Jornalismo;
  • 90 Escolas no Tocantins com Agentes de Inovação;
  • 59 municípios com ações de Empreendedorismo na escola;
  • Aproximadamente 800 alunos nas ações do Desafio Liga Jovem;
  • Disponibilização de mais de 100 soluções na modalidade EaD;

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