Tipos

Além das modalidades, existem os tipos de licitação que se relacionam com o modo de selecionar a proposta mais vantajosa. O Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema Sebrae estabelece três tipos de licitação: menor preço, técnica e preço e melhor lance ou oferta.

Menor preço

É o tipo de licitação onde o preço é o critério para escolha da melhor proposta, depois de obedecidos os demais requisitos do edital. É utilizado para aquisição de bens e serviços, incluindo os de informática, onde o preço seja a condição preponderante.

Técnica e Preço

Tipo de licitação utilizado preferencialmente para contratações que envolvam natureza intelectual ou nas quais o fator preço não seja exclusivamente relevante. Nesse tipo de licitação é considerado vencedora a proposta que obtiver a melhor média ponderada resultante da aplicação das notas atribuídas aos quesitos.

É utilizado para aquisição de bens e serviços, incluindo os de informática, onde o preço não seja a condição preponderante.

Melhor Lance ou Oferta

Tipo de licitação utilizada para venda ou alienação de bens. O critério de seleção é a obtenção do melhor preço que pode ser obtido pelo melhor lance, no caso do leilão ou melhor oferta quando se tratar de concorrência.