this is an h1

this is an h2

Sat May 20 13:01:55 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
5 modalidades de investimentos para startups

As startups têm diferentes necessidades conforme a sua fase, o que requer investimentos personalizados. Conheça as diferentes modalidades.

· 05/04/2023 · Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com necessidades específicas conforme a sua fase, as startups requerem investimentos personalizados, mas, para conseguir o tipo de investimento certo, é necessário entender o ciclo de vida da empresa, bem como as diferentes opções disponíveis.

É necessário ainda combinar tudo isso com a criação de um plano de financiamento adequado, permitindo que os empreendedores consigam o financiamento necessário para tornar seus negócios bem-sucedidos.

Durante a trajetória de uma startup pode ser necessário passar por diversas rodadas de investimento, então é fundamental os empreendedores conhecerem as modalidades mais adequadas para o estágio do seu negócio, planejando formas de buscá-las, bem como de atrair a atenção e construir um relacionamento com potenciais investidores.

Somente com planejamento é possível analisar as oportunidades e negociar com assertividade. Veja, a seguir, as cinco principais modalidades de investimento para startups, cuidando para não confundir os termos.

Seed capital: também é conhecido como seed money ou “capital semente”, pode ser considerado um segmento de private equity. O estágio de maturidade da empresa também é importante, porém o seed capital é considerado ainda mais arriscado. Seu objetivo é investir em startups em fase de ideação e validação do modelo de negócio.

Por isso, é considerada uma alternativa para os empreendedores que conhecem as opções para conseguir tirar a ideia do papel, mas não possuem os recursos necessários para isso.

Já para os investidores, é uma oportunidade de participar de negócios com grande potencial de lucro, motivo por que eles normalmente escolhem projetos de ideias inovadoras no mercado.

O seed capital é um investimento na fase embrionária de uma startup. Como ela ainda não possui receita, o aporte serve para cobrir custos de implementação das ideias, incluindo despesas operacionais e remuneração dos colaboradores.

Geralmente, o seed capital mantém a startup até que esteja em fase de operação no mercado. A Uber e o Nubank são exemplos de startups que receberam investimento seed capital

Mas, atenção! É muito importante que o empreendedor esteja realmente empenhado em cuidar da gestão do negócio, caso contrário, os investidores podem retirar sua participação da sociedade. Por isso, é comum que os investidores também entrem com apoio técnico e gerencial.

Investidor anjo: é um empreendedor ou executivo que já trilhou uma carreira de sucesso e conseguiu acumular recursos suficientes para destinar uma parte para investir em novas empresas.

Além disso, eles gostam de aplicar sua experiência apoiando novos negócios. Apesar disso, não deve ser confundido com filantropia ou com fins puramente sociais, pois esse investidor busca ajudar negócios com alto potencial de retorno a sair do papel, em troca de participação minoritária.

Venture Capital: a tradução é capital de risco. Trata-se de uma modalidade em que o capital é investido na startup em troca de um percentual de participação acionário.

Geralmente, o dinheiro provém de um fundo de investimento, ou seja, um grupo de cotistas que se reúnem para obter lucros a partir de aplicações. Esses investidores, normalmente, buscam startups nascentes com alto potencial de crescimento. 

Existe também uma forma de venture capital interna, na qual a empresa investe na ideia de um colaborador, ajudando-o a criar sua startup, que geralmente está no segmento da grande empresa investidora, complementando seu portfólio de serviços ou produtos. 

Private Equity: essa modalidade também tem o objetivo de financiar projetos de startups, mas a diferença se encontra no estágio de maturidade do projeto. Enquanto o venture capital investe em empresas nascentes, o private equity é focado em negócios maduros, que estão em fase de escala ou expansão. 

Também é constituído por fundos de investimentos, e seus cotistas podem ter participação ativa na gestão da empresa financiada, além de contribuir com seus conhecimentos, renegociando dívidas e lidando com outras instituições financeiras.

Embora essa contribuição não seja obrigatória para os cotistas, ajuda a impulsionar o próprio investimento. 

Nesta modalidade, a busca é por negócios com grande potencial de crescimento no médio e longo prazo, geralmente com duração aproximada de 10 anos – devido ao fato de o investimento focar na expansão e desenvolvimento da empresa.

Os aportes de capital no private equity costumam ser altos e muitas vezes os investidores são convidados pelas próprias empresas para o projeto.

Equity Crowdfunding: diferente das outras modalidades, o equity crowdfunding não utiliza um fundo de investimento. Aqui, normalmente, uma empresa oferece um percentual para investimentos de cotistas individuais.

A participação da empresa que é colocada à venda é dividida em pequenas cotas e o investidor pode adquirir quantas cotas desejar. O objetivo do equity crowdfunding é financiar a expansão de startups em troca de uma parte, proporcional ao valor investido.

Como as cotas são de valor significativamente baixo, é possível investir em diferentes negócios e assim diversificar a carteira de investimentos. As cotas adquiridas, futuramente, multiplicam o valor investido, conforme o lucro da empresa.

Regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), permite a abertura do mercado subsequente. Caso o cotista entenda que já lucrou o previsto ou que a empresa não gerará lucros, é possível que ele venda suas cotas no mercado subsequente, em que investidores interessados podem comprá-las sem alterar a parcela cedida inicialmente pela empresa.

Quer saber mais sobre capital para a sua empresa? Conheça o projeto Capital Empreendedor e saiba como levar o seu negócio ao próximo nível.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?