this is an h1

this is an h2

Wed Jun 14 11:44:21 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
A biotecnologia no Brasil já é um “case” de sucesso

Várias empresas do setor da biotecnologia surgiram nos últimos anos, a partir das universidades.

· Atualizado em 14/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Hoje em dia, poucos setores são tão estratégicos para o desenvolvimento de um país quanto a biotecnologia. A palavra nasce da união de três termos cuja origem é grega: “bio”, vida, “tecno”, técnica, e “logos”, que significa conhecimento.

Ela designa uma tecnologia bem antiga (usava-se biotecnologia, por exemplo, na antiga civilização babilônica, para fazer pão e cerveja), por meio da qual é possível, de alguma forma, manipular organismos vivos, e com isso obter novos produtos, que têm, muitas vezes, um grande valor.

No Brasil essa é uma área superdesenvolvida nas universidades e centros de pesquisa acadêmicos, mas ainda menos presente nas indústrias. Nasce, dessa situação, a possibilidade de que a biotecnologia se desenvolva muitíssimo. Há muita oportunidade de crescer nesta área. 

No mundo moderno, biotecnologia implica em muita informação sobre genética, microbiologia, química, fisiologia etc. e ao mesmo tempo, um olhar multidisciplinar sobre os problemas e suas soluções.

Ela exige técnicas avançadas e muita, muita inovação. A biotecnologia moderna nasce no começo do século XIX, com as descobertas de George Mendel, conhecido como o “pai da Genética”.

Nos anos 1950, chegou-se à estrutura da molécula de DNA, a base de toda a vida. A partir daí, surgiram uma série de descobertas, que incrementaram a produção de organismos geneticamente modificados e o surgimento de uma enorme variedade de produtos, presentes na vida cotidiana. 

Existe uma enorme inter-relação entre a biotecnologia e o agronegócio, ou entre a biotecnologia e a medicina.

Justamente nesses setores, estão algumas das maiores possibilidades de expansão; a medicina personalizada, alimentos funcionais, os chamados biofármacos, a produção de carnes de forma artificial, a criação de cosméticos que combatem o estresse. Enfim, há um horizonte de crescimento muito grande. 

Estão surgindo várias startups em todo o país, incentivadas pela existência de incubadoras relacionadas com o setor. O empreendedorismo está ocupando espaço - e há muita chance de crescer. 

Saiba mais:

Impactos da IBT na ODS 4 - Educação de qualidade

Inovação na Indústria 4.0

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?