Projeto Mulheres Costurando o Futuro, parceria do Sebrae com Adepe, capacitou 50 costureiras que viviam em situação de dificuldade
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Costurando o destino
Há duas vertentes para contar a história que deu origem ao nome da cidade de “Canhotinho”, no agreste pernambucano. A primeira delas, a mais popular e, portanto, mais difundida, lembra que no início da formação do povoado nasceram dois irmão gêmeos. A confusão era grande toda vez que tinham que saber que era um ou outro, de tão idênticos.
A solução, claro, foi estabelecer a diferença pela característica mais evidente. Os dois eram canhotos, mas um era mais baixo que o outro. Então, entre o povo da cidade um passou a ser chamado de Canhoto. O outro, por óbvio, Canhotinho. Com o passar do tempo, em homenagem aos dois, o Rio que banha o município foi chamado de Canhoto. E o povoado, de Canhotinho.
Numa outra versão, essa com relevância histórica e geográfica, o historiador pernambucano Costa Porto identifica em suas pesquisas a referência a um certo “rio Canhoto”, por volta de 1791. Logo, o povoado que começa a se formar nas proximidades desse rio passa a chamar-se “Povoado da Volta (do rio) e mais tarde “Volta do Canhoto”. Por último, já no fim do Século XIX, a cidade vira, então, “Canhotinho”.
Nessa época do ano, entre o final de janeiro e início de fevereiro, Canhotinho se transforma e se enfeita para celebrar São Sebastião. O santo não é o padroeiro oficial da cidade, mas foi a ele que os moradores recorreram e prometeram fazer dez dias de festa todo ano, caso um milagre pudesse conter uma peste que matou muita gente. Quando a peste foi controlada, o pessoal pediu licença a Nossa Senhora da Conceição – essa, sim, a padroeira oficial – e passou a devotar e festejar também o poder de São Sebastião.
Com aproximadamente 25 mil habitantes e uma economia pautada pela criação de aves e rebanhos bovinos, o que varia daí reforça uma pequena produção agrícola. Manga, Banana, castanha de caju, batata-doce, melancia formam o conjunto variado e saboroso que abastece as mesas de quem vive ali e, também, em outras regiões próximas.
Mas o trabalho do Sebrae em conjunto com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco identificou uma parcela importante da comunidade vivendo em condições vulneráveis. Em sua maioria, mulheres. E, por isso, planejou e implementou um projeto chamado “Mulheres Costurando o Futuro”.
O projeto, que também teve o apoio da Prefeitura local, acolheu 150 mulheres. Ajudou as que já tinha alguma prática com a máquina de costura a aperfeiçoar os conhecimentos nessa área. A outras, foi preciso ensinar os passos básicos da profissão de costureira. E a todas, foi franqueado o conhecimento necessário para que adquirissem mais confiança em si mesmas e pudessem tirar do seu próprio esforço o sustento da família. Durante o tempo que participaram do projeto receberam noções de gestão financeira, planejamento de etapas e cálculo de preço dos produtos.
Nessa etapa da formação, elas também aprenderam a produzir bichos de pelúcia em vários modelos e tamanhos. O resultado dessa produção já foi comercializado com sucesso em feiras regionais, o que deu a elas a perspectiva de que estão no caminho certo para conquistar seus sonhos.
Foi a forma encontrada para mostrar que, com dedicação, persistência e oportunidade, é possível enfrentar e vencer a pobreza e transformar a realidade de muitos brasileiros que vivem hoje sem grandes expectativas no amanhã.
O projeto “Mulheres Costurando o Futuro” começou em setembro de 2021. E foi concluído em Novembro de 2022, com a formação de 150 novas empreendedoras locais. Entre as metas estabelecidas por elas estão: A construção de uma associação que abrigue as novas empreendedoras; a capacitação pessoal e profissional de todas que se unirem ao projeto e o desenvolvimento, lançamento e comercialização de novos produtos.
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Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. 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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Jul 20 00:02:14 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!