this is an h1

this is an h2

Fri Jul 22 09:27:13 BRT 2022
Empreendedorismo | DESAFIO
Aprendendo com o fracasso: o empreendedorismo e as lições para crescer

Compreender que o erro e o fracasso fazem parte do processo e que deles podemos extrair aprendizados pode ser um importante passo para o crescimento.

· Atualizado em 22/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Sentar-se e lamentar-se, desistir de tudo, “chutar o balde”, culpar alguém, culpar-se… Ou refletir, analisar o que deu errado, rever objetivos e estratégias, buscar novas oportunidades para acertar… Cada um reage de uma maneira aos erros ou àquilo que chama de fracasso. Enquanto uns desistem, outros empreendedores extraem das falhas e dos erros lições empoderadoras para começar tudo outra vez.

Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, maior aplicativo de táxis do mundo, avaliado em cerca de R$ 1 bilhão, segundo fontes do mercado, foi eleito pela Forbes como um dos 30 jovens mais inovadores do Brasil. Mas não foi sempre assim: filho de família muito pobre, antes de se tornar um sucesso, abriu outros dois negócios de base tecnológica que não deram certo. A história desse mineiro foi descrita no livro "Nada Easy", lançado pela editora Gente em 2017, onde conta que acabou colecionando um conjunto de erros e acertos e que essa experiência se transformou num grande aprendizado.

A história de Tallis é uma das tantas que pode nos mostrar algumas lições a serem aprendidas com o “fracasso”. A primeira delas é que o erro é o primeiro passo para atingir os objetivos propostos, ou seja, para alcançar o sucesso. É preciso ter em mente que as falhas fazem parte do processo e que o fracasso não dura para sempre. Reconhecer os erros e buscar estratégias para analisá-los é uma poderosa ferramenta para superar o que não deu certo, e essa reflexão permitirá atitudes e decisões mais acertadas.

No empreendedorismo, é fundamental ter em mente que assumir riscos é um desafio necessário para a elaboração de planejamentos mais acertados, com a definição de prioridades, revisão dos objetivos e maior controle sobre o negócio.

O fracasso pode ser a mola propulsora para o crescimento quando atitudes acertadas são colocadas em prática. Inicialmente, é preciso mudar a concepção acerca do fracasso, pois existe uma diferença entre fracasso e experiências que fracassam - permita-se, portanto, aprender com as experiências. Pense que criticar ou culpar os outros pelo insucesso pode não ser produtivo. Em vez disso, aceite a imperfeição, veja o que é preciso mudar, invista em capacitação e busque definir estratégias e ferramentas que podem ajudá-lo no planejamento e na tomada de decisões. Para isso, procure os parceiros certos: o Sebrae orienta você a superar os desafios do seu negócio. Acesse os links sugeridos neste artigo.

Saiba mais:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?