this is an h1

this is an h2

Sat Feb 25 16:33:51 BRT 2023
Empreendedorismo | PERFIL EMPREENDEDOR
A escolha da profissão e os seus dilemas

A escolha da profissão pode ser um impasse tanto para os adolescentes que estão terminando o ensino médio, quanto para os profissionais que estão insatisfeitos

· 14/12/2022 · Atualizado em 25/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Que carreira seguir? Qual curso universitário escolher? Será que devo me demitir do meu emprego? Trocar ou não de curso? São tantas as dúvidas que, por vezes, é difícil conseguir ter as respostas sozinho.

Contar com a ajuda de uma orientação profissional pode ser a solução para esclarecer as dúvidas que envolvem uma carreira e o mercado de trabalho, descobrir quais são as opções de profissões e principalmente para ajudar no autoconhecimento, para compreensão das preferências, habilidades, fragilidades e aptidões do indivíduo. 

Além disso, é importante lembrar que a escolha não precisa ser para a vida toda, considerando que estamos em constantes mudanças, assim como o mercado, e que faz parte do processo de crescimento das pessoas permitir viver novos propósitos, redescobrir e mudar de carreira ao longo da vida, se considerar como necessário.

A profissão é um aspecto de grande importância na nossa vida, pois ela pode determinar o estilo de vida, a educação, permitir possibilidades de crescimento e o convívio em sociedade, dentre outras situações.

O papel da família neste processo

A família pode e deve ajudar o adolescente a realizar essa escolha, procurando principalmente não colocar nos filhos a responsabilidade de realizarem os sonhos que o pai ou a mãe não conseguiram concretizar. Essa postura minimiza, também, a culpa que os pais podem vir a sentir se, em algum momento, os filhos vierem a fracassar.

A participação da família nesse momento de decisão deve ser feita por meio de conversas esclarecedoras sobre o rendimento escolar, sobre os estudos na faculdade, e sobre o mercado de trabalho. Aconselhando o adolescente e ajudando-o a entender melhor o que quer para sua futura vida profissional.

O empreendedorismo como caminho

Antigamente, fazer faculdade era a melhor escolha para crescer na vida e alcançar a tão sonhada liberdade financeira. Ter curso superior significava um salário maior e uma qualidade de vida melhor.

Hoje, as pessoas já pensam diferente. Aqui, não existe a melhor escolha, mas a escolha que melhor se adaptar ao contexto de cada pessoa. A formação tradicional ainda é válida, especialmente para profissões que exigem um saber técnico-científico muito específico.

A universidade será sempre um espaço de troca e de vivências de novas experiências. Além disso, muitas pessoas ao terminarem o curso superior, ganham mais consciência daquilo que realmente desejam para o seu futuro.

Mas, há outras pessoas que precisam “fazer dinheiro” mais rápido e juntam a necessidade a uma vontade de ter independência financeira mais cedo e resolvem seguir pelo caminho do empreendedorismo, logo que terminam o ensino médio.

Empreender é uma atividade que exige muito empenho. Dedicar-se efetivamente à educação também requer tempo e esforço. Apesar das exigências para as duas atividades, não é necessário fazer uma escolha excludente entre estudar ou empreender.

É possível equilibrar o seu tempo e dedicação entre esses dois lados, de modo que um possa complementar o outro.

Mas, para iniciar um negócio, é importante que o jovem empreendedor recolha e adquira um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permita ter mais chances de sucesso. Neste sentido, o Sebrae possui uma série de cursos e materiais que podem ajudar nesse processo. Confira alguns:

Além disso, é importante perceber que:

  • Para empreender, não há a barreira da idade. A qualquer altura da vida, a pessoa pode decidir se dedicar a um negócio e começar será uma questão de organização e estudo para que o negócio possa prosperar;
  • Para empreender, uma pessoa não precisa ter um negócio. É possível empreender em uma carreira normal, tendo atitudes inovadoras, favorecendo as conexões e a colaboração.

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OGrxdWLU5j0

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?