this is an h1

this is an h2

Mon Apr 17 15:22:48 BRT 2023
Organização | GESTÃO
Arrume as araras da sua loja de forma sofisticada

Quantas peças de cada modelo você deve expor nas araras da sua boutique? Quer aprender a organizar suas araras de forma sofisticada e funcional?

· Atualizado em 17/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inspirados pelo conteúdo da especialista Viviane Giron, selecionamos algumas dicas para você aplicar na organização das suas araras.

Ao receber uma coleção nova, ou ao abrir uma loja, podem surgir dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer em relação à organização das araras da sua loja. A arara pode fazer com que o seu cliente tenha prazer em observar as peças da sua coleção ou causar extremos desconforto. Isso tudo em função da quantidade de peças expostas e da harmonia existente entre elas. 

A pergunta que iremos responder é sobre a quantidade de peças. Quantas peças de cada modelo devem estar expostas nas araras? Essa é uma dúvida bastante comum. Quando se trata de expor os produtos em uma loja, a quantidade de peças nas araras pode fazer toda a diferença na organização visual e nas vendas. É importante encontrar um equilíbrio entre ter variedade e manter a loja organizada. A primeira coisa que precisa ser entendida é a técnica usada para expor os produtos de coleções novas em uma boutique. A técnica dentro do visual merchandising é chamada de cross merchandising, que nada mais é do que uma exposição coordenada dos produtos.

Fazer essa exposição coordenada dos produtos, ou seja, trabalhar o cross merchandising ao longo do ponto focal da sua loja, é selecionar os produtos que combinam entre si para uma mesma ocasião de uso, ou seja, coordenar peças que tragam uma proposta interessante de styling e que contem uma história de ocasião. Essa é uma super estratégia de visual merchandising para agregar valor ao seu produto, para deixar a sua loja mais organizada e, principalmente, para ajudar você a vender mais de uma peça. Lembre-se de quanto maior os itens por tíquete em uma venda, menor será o seu esforço em captar novos clientes. Porque, ao expor os produtos de forma coordenada, colocando peças que combinam entre si, você está ajudando o cliente a visualizar um look completo e ensinando o cliente a usar os seus produtos.

Esse é o cenário ideal, exposição coordenada nas araras. Basicamente, as lojas que não dominam as técnicas de visual merchandising expõem uma peça de cada modelo com a intenção de demonstrar a variedade do mix de produtos, ou seja, de mostrar para o cliente o tanto de peças incríveis que a loja possui. Porém, esse é um grande erro. 

Ao escolher uma peça de cada modelo, o lojista normalmente opta por agrupar essas peças  por categorias, ou seja, as peças ficam separadas e setorizadas por blusas, vestidos, calças, um de cada modelo. E esse é o segundo fator que vai impactar muito a organização da sua loja. A forma de exposição por categorias transmite uma sensação de desorganização para o seu VM e é uma forma que, na verdade, impacta negativamente no visual e nas vendas da sua loja. Colocar uma peça de cada modelo acaba criando esse ambiente de desorganização e não ensina o cliente a combinar as peças, diminuindo as chances de venda. Além disso, o lojista acaba perdendo a oportunidade de criar um ambiente agradável e convidativo para os clientes e ainda dificulta a visualização das combinações possíveis entre as peças. 

Portanto, em vez de expor apenas uma peça de cada modelo, a técnica mais adequada é coordenar as peças que combinam entre si e criar looks completos para que o cliente visualize e possa inspirar-se. Ao separar as peças por tipo de roupa e evento, como festas ou trabalho, é possível facilitar a busca dos clientes e ajudá-los a escolher as peças ideais para cada situação.

Sobre a quantidade de peças, para trazer esse aspecto de ambiente organizado, e visualmente atrativo que impacte positivamente nas vendas, a sugestão é trabalhar expondo de dois a três tamanhos da mesma peça. Essa é a quantidade ideal para você valorizar e evidenciar os seus produtos ao longo do seu ponto focal como um todo. Dessa forma você cria pequenos blocos, traz unidade e cria uma leitura muito mais impactante e fácil do seu espaço, para que o seu cliente consiga identificar quais são os modelos e quais são as cores que ele mais gosta. Por isso é importante trabalhar as peças coordenadas, colocando de dois a três tamanhos de cada modelo e alternando isso ao longo das araras. Ou seja, separe e crie um mix em cada arara que combine entre si e vá alternando em pequenos blocos de cor. 

Comece com duas blusas, duas regatas e depois passe para duas calças, duas saias, dois vestidos. Assim, você vai conseguir criar uma seleção de produtos que combinam entre si para uma mesma ocasião de uso e ainda vai ensinar ao seu cliente quais são as peças que combinam, criando propostas de styling. Além disso, dessa forma, ele é capaz de ter uma visão mais rápida e organizada das peças que ele gosta ou não gosta, aumentando as chances de levar mais de uma peça. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Varejo de moda: o ponto de venda como experiencia. (Curso

Como ter uma loja de roupas, sapatos e acessórios atrativa? Aprenda nesse curso a organizar os produtos, a vitrine, os provadores e o caminho visual do cliente. 

Criatividade. (Curso)

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

Essas foram algumas dicas para você organizar as araras da sua loja de forma sofisticada e funcional. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?