Para ter competitividade, deve-se investir na excelência, no uso eficiente de recursos, no baixo impacto ambiental e na satisfação de todos os envolvidos.
Gestão da qualidade é uma estratégia que busca a qualidade máxima em todos os processos, produtos e serviços. Ela passa por todas as etapas do negócio, desde a administração, a escolha da matéria-prima e a seleção de colaboradores qualificados até os métodos de produção com o mínimo desperdício.
A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa. Está alinhada a conceitos e práticas reconhecidas mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para toda empresa que quer se sobressair no mercado.
Os benefícios percebidos no mercado são:
- Melhor organização.
- Mais produtividade.
- Credibilidade junto aos clientes e fornecedores.
Conheça, a seguir, os 8 pilares da gestão da qualidade
1. Foco no cliente
O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades e desejos do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. Resultados de médio e longo prazos são alcançados quando uma empresa atrai e conquista a confiança dos seus consumidores, parceiros e stakeholders.
Além disso, ter foco no cliente traz os seguintes benefícios:
- Maior valor para o cliente.
- Fidelização.
- Aprimoramento das rotinas de negócio.
- Melhora a reputação da organização.
- Expansão da base de clientes.
- Aumento da receita e participação de mercado.
2. Liderança
Líderes de verdade conseguem motivar as pessoas a alcançar as metas de qualidade da sua empresa, criando as condições para alinhar suas estratégias, políticas, processos e recursos para atingir seus objetivos.
É papel da liderança inspirar, incentivar e reconhecer a contribuição de cada um, por mais simples que ela seja.
3. Melhoria contínua
Organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria dos seus processos. A empresa que investe no avanço constante cria condições internas e externas favoráveis e, assim, novas oportunidades tendem a surgir.
4. Decisão baseada nos fatos
Decisões baseadas na análise dos dados e informações geram melhores resultados.
Basear as decisões sempre em fatos e dados concretos é a melhor forma de se aproximar da qualidade.
5. Gestão de relacionamento
Para ter resultados sustentáveis, é preciso gerenciar o relacionamento com fornecedores, apoiadores e com o próprio público interno. Essas partes influenciam diretamente no desempenho de uma empresa.
6. Visão sistêmica
Empresas são como organismos vivos. Por isso, o bem-estar do “corpo” depende do bom funcionamento de cada um dos seus “órgãos”. Assim, é preciso adotar uma abordagem sistêmica na gestão da qualidade, garantindo que processos inter-relacionados sejam identificados e otimizados.
7. Melhorar sempre
A estrutura PDCA, que significa planejar, desenvolver (fazer), checar e agir, é estratégica para manter o aprendizado na empresa. Trabalhe para não repetir falhas, registre as soluções e promova melhorias contínuas.
8. Certifique seus produtos e/ou serviços
A certificação é uma garantia de que a sua empresa trabalha para o cliente. As normas da série ISO 9000, por exemplo, têm reconhecimento internacional.
Baixe o infográfico com as Dez posturas para uma gestão da qualidade sustentável
Baixe o infográfico com as Dez posturas para uma gestão da qualidade sustentável
Foi um prazer te ajudar :)