this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 16:08:14 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
3 motivos que fazem as start-ups fracassarem

Fundar uma startup de sucesso nos tempos atuais, está se tornando cada vez mais difícil.

· 17/11/2022 · Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Fundar uma startup de sucesso nos tempos atuais, está se tornando cada vez mais difícil. Entre a competição acirrada por capital de risco, a dificuldade de participação em novos mercados e os desafios apresentados por um ambiente de negócios cada vez mais volátil, os empreendedores que desejam criar as suas startups acabam se deparando com cenários pouco conhecidos e, com isso, aumenta o risco dos negócios não serem tão bem-sucedidos.

Abaixo, confira alguns motivos que podem levar ao insucesso das startups:

1. Não ter demanda suficiente para uma solução

Normalmente, as startups se apresentam como tendo encontrado a solução perfeita para um determinado problema. Em seguida, elas falam sobre como os seus produtos/serviços vão ajudar a revolucionar o mercado escolhido e suprimir o problema. Isso é muito bom, mas quando você está planejando sua startup, você precisa ter certeza de que há realmente a demanda/necessidade pela solução que a nova empresa visa resolver. Quanto mais nichado for o segmento escolhido, ou seja, se houver apenas algumas pessoas com o problema que a startup resolve, dificilmente ela poderá ter escala, o que é fatal para o sucesso do negócio.

2. Não dar a devida importância ao marketing

Um dos componentes mais importantes para o sucesso de qualquer empresa, incluindo as startups, é o marketing. Não adianta ter a melhor solução, se poucas pessoas sabem que ela existe.

Para comercializar de forma eficiente os produtos ou serviços, é preciso criar uma estratégia para estar visível ao público de interesse em vários locais simultaneamente. Com o advento da internet, isso tornou-se mais fácil e menos oneroso, mas é preciso definir objetivos, mensurar os resultados e corrigir a rota sempre que for preciso.

3. Não investir na formação de times

Por se tratar de um jovem negócio, a startup vai necessitar de pessoas com experiência em diversas áreas, tais como: gestão, tecnologia, vendas, marketing e outros mais específicos, a depender do setor de atuação da empresa.

Engana-se quem pensa que é possível criar uma startup de sucesso sem uma equipe bem estruturada. Nesse sentido, investir na satisfação dos colaboradores é fundamental para que desejem permanecer na empresa. O elevado turnover de colaboradores pode ser extremamente prejudicial para uma start-up, uma vez que ela pode começar a perder consistência e continuidade das rotinas nas áreas com maior rotatividade, o que pode levar à diminuição do seu desempenho.

Para garantir que as pessoas da equipe queiram permanecer, é importante que sejam tratadas como seres humanos! É importante engajá-los aos projetos, mantê-los informados e motivados. Criar programas de bem-estar no local de trabalho, pode ser uma boa alternativa.

A pior coisa que pode acontecer é perder talentos para a concorrência, especialmente se for por insatisfação com a empresa.

Além desses motivos, ainda podemos elencar:

  • Não saber controlar o negócio – definir indicadores de desempenho é fundamental para se conseguir aferir os resultados da empresa.
  • Estar em busca apenas de retorno financeiro rápido – claro que todos que criam um negócio desejam retorno sobre os investimentos. Mas, isso só não basta. É preciso validar a ideia antes de a colocar no mercado em larga escala. Queimar esta etapa pode ser muito perigoso para o sucesso do negócio.

Se deseja conhecer mais sobre o processo de criação de uma start-up e como atrair investidores para ela, leia:

Artigo criado a partir do conteúdo de IG do Sebrae AM

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora