Veja quatro métricas para você observar e avaliar o desempenho das estratégias de marketing digital do seu negócio.
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Sempre que você coloca em prática uma estratégia dentro da sua empresa, é preciso acompanhá-la para saber se sua performance é satisfatória e se deve ter algum ajuste. Mas, você sabe como medir esses resultados? As métricas de marketing digital podem ajudar você a entender melhor o cenário do seu negócio.
Elas servem para medir o sucesso das suas ações de marketing digital, podendo identificar eventuais obstáculos que estão comprometendo os seus resultados.
Listamos quatro métricas que você precisa observar para avaliar o desempenho das estratégias do seu negócio. Confira!
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Custo por lead (CPL)
Muitos empreendedores tentam, a todo custo, vender seus produtos ou serviços sem construir uma relação com a sua audiência. Quando isso acontece, fica muito mais “caro” conquistar o seu potencial cliente, uma vez que ele não tem a confiança necessária para tomar a decisão de compra.
Para avaliar se isso está acontecendo no seu negócio, você deve calcular o CPL (Custo Por Lead). Se ele estiver alto, significa que algo está errado na sua campanha. Nesse caso, quanto menor for seu CPL, melhor será para os negócios.
CPL = Total investido na campanha / número de leads gerados
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Taxa de conversão
A conversão não está ligada necessariamente à conclusão da venda, mas também pode ser um dos passos necessários para que um visitante se torne seu cliente. São vários fatores que podem contribuir para uma taxa de conversão baixa, como usabilidade ruim do site e ausência de chamadas para ação (CTAs).
O cálculo dessa taxa varia de acordo com o seu objetivo, no entanto, de maneira geral, ele deve levar em consideração o número de visitas em uma página e o número de visitantes que concluíram a ação desejada.
Taxa de conversão = Cadastrados no site / visitantes do site x 100%
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Retorno sobre investimento (ROI)
Além de mostrar qual foi o retorno que você teve do investimento realizado, o ROI também mostra se esse investimento deve ser escalado. Suponhamos que você seja um gestor de uma clínica odontológica. Se você tem um ROI positivo e os cirurgiões-dentistas podem incluir mais pacientes em suas agendas, o ideal é aumentar os investimentos feitos em anúncios.
ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido
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Ticket médio
Com o ticket médio, você consegue entender quanto cada cliente gasta com a sua empresa, em média. Caso ele esteja baixo demais, existe a possibilidade de adotar estratégias de crosselling (quando você oferece um produto complementar à oferta que o cliente comprou) e upselling (quando você oferece a possibilidade de o consumidor melhorar o produto, como upgrade de serviços) para otimizar os retornos.
Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês
As métricas de marketing digital ajudam a sua empresa a otimizar seus resultados e melhorar a sua performance no mercado, destacando-se da concorrência. Além disso, fazer uma análise detalhada das ações estratégicas é fundamental para melhorar os investimentos realizados.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Alagoas 4 métricas de marketing digital que você precisa acompanhar
Para saber mais, leia os textos a seguir:
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