this is an h1

this is an h2

Mon Sep 04 16:07:23 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
A árvore da vida

Inspirada por uma lenda a história de uma empreendedora que desenvolveu sua semente unindo arte e moda

· 19/04/2023 · Atualizado em 04/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O monte Roraima é um dos mais altos do Brasil. E a sua altura é proporcional à mitologia que o envolve. O monte é mítico. E uma das lendas que explicam a sua criação nos remete a um conflito existencial de Makunaíma. Não aquele Macunaíma, herói sem caráter, construído por Mário de Andrade. Não. O Makunaíma originário, filho das terras habitadas pelos indígenas Makuxi.

A lenda a que nos referimos fala de um tempo de fome, fartura e inveja. E da força dos contrastes. Tempo de escassez de alimentos, que atingia a todos:  humanos, pássaros e animais. Era portanto um tempo de tristeza. Mas havia uma única espécie que não sofria com a fome. Aquela aparência robusta chamou a atenção de Makunaíma.

Um dia, ele seguiu o animal e descobriu que a sensação de saciedade e bem estar vinha da Wazaká – a árvore de todos os frutos. Descoberto o segredo, os deuses da natureza lançaram uma sentença. Só os frutos caídos no chão poderiam alimentar os que tinham fome.

Tomado por uma raiva incontrolável e disposto a não se submeter à regra, Makunaíma decidiu cortar a árvore. Ela caiu em direção ao Norte. Os muitos frutos que se soltaram dela viraram sementes. Outras árvores nasceram a partir de então. Mas nenhuma como a Wazaká, a Árvore da Vida, de onde brotavam todos os tipos de frutos ao mesmo tempo.

No lado Sul, onde ficava a maior parte do tronco, o castigo da mãe natureza foi transformar tudo em pedra. E, assim, a morte de Wazaká fez surgir o Monte Roraima.

Foi inspirada nessa lenda que Leliane Azevedo de Albuquerque teve uma ideia. Sua arte seria também uma forma de renascimento. Ela é uma artista empreendedora. E embarcou na lenda para fazer brotar uma iniciativa que hoje lhe dá orgulho, prazer e sustento.

Formada em artes, ela também decidiu investir no próprio negócio. Quis deixar sua marca para além das telas de pintura. E transportou o que mais gosta de fazer para o vestuário. Na ideia de Leiliane, a moda pode e deve ser uma forma de tela. Passou a produzir desenhos e gravuras com temáticas regionais e universais.

Com muita facilidade ela mistura Vincent van Gogh com Vitórias-Régias, Frida Kahlo com o Monte Roraima. E assim, se apropria de uma lenda para transpor o limite do regionalismo. Sua meta é ambiciosa. Levar a sua paixão  pelo Norte do Brasil, seu amor pelas lendas e tradições dos Makuxi, sua identidade com Roraima, enfim, para o mundo.

Com o apoio do Sebrae, ela se preparou, fez cursos, planejou e estabeleceu estratégias de crescimento. Hoje, seus produtos e sua arte estão ao alcance do mundo por meio das plataformas digitais. Suas páginas no Instagram, no FaceBook e em outras redes sociais são a principal porta de exposição e venda dos seus produtos.

Como uma Makunaíma às avessas, Leliane descobriu uma semente da Wazaká e fez dela a sua própria história de sucesso. O resultado obtido no pouco tempo de existência de seu empreendimento mostra como é possível plantar uma lenda e colher a realidade. Cheia de bons e variados frutos, a Wazaká de Leliane tem tudo pra ser sua Árvore da Vida

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?