this is an h1

this is an h2

Tue Aug 22 14:55:48 BRT 2023
Empreendedorismo | RAMO
A busca pela estética e a atuação profissional

É durante a rotina do dia a dia que profissionais testemunham de perto que os clientes buscam algo além dos tratamentos estéticos

· Atualizado em 22/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A partir do momento em que ingressam no mercado de estética, os profissionais do setor encontram um grande leque de atuação que abrange atividades muito diferentes, como maquiagem, cuidado com cabelos, massoterapia, tratamento para redução de gordura localizada, tratamentos corporais, limpeza de pele, depilação, manicure, pedicure e muitos outros procedimentos que valorizam a beleza e melhoram a autoestima dos clientes.

É durante a rotina do dia a dia que esses profissionais testemunham de perto que os clientes buscam algo que vai muito além dos tratamentos estéticos. Isso porque quando cuidamos do corpo, nós também cuidamos da nossa autoestima e isso impacta positivamente em todas as áreas da nossa vida: desde a vida amorosa até a profissional.

Todo esteticista conhece algum cliente que passou a ter mais autoestima, segurança e qualidade de vida após se submeter a um tipo de tratamento estético, seja para tratar sinais de envelhecimento, remover manchas, controlar a acne ou diminuir medidas corporais.

Pesquisa realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para mapear o mercado de beleza a partir do consumo de produtos e serviços apontou que seis a cada dez pessoas ouvidas no estudo veem o gasto com beleza como um investimento na autoestima e acreditam que isso pode ajudar a desenvolver suas carreiras por conta do aumento da autoconfiança.

Levantamento da Loveena Clinic, clínica de estética localizada no Jardim América em São Paulo, apontou que 80% dos entrevistados acreditam que tratamentos estéticos melhoram a confiança, a autoestima e a forma como as pessoas se projetam para o mundo, e que 67% realizaram algum procedimento para cuidar da saúde mental através da autoestima. 

Trabalhar com estética também envolve o atendimento de clientes que passaram por cirurgias ou que foram vítimas de queimaduras. Nesses casos, eles se sentem muito beneficiados com os resultados dos tratamentos que ajudam a diminuir desconfortos e melhoram a cicatrização da pele.

Com o estresse e a agitação causados pela rotina da vida moderna, a busca por tratamentos estéticos também tem chamado a atenção dos homens que, segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC-Spas), representam 30% dos clientes em clínicas de estética de todo o Brasil.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) revelou que oito entre dez homens concordam com a frase “foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza”. Além disso, 43% dos entrevistados consideravam “supervaidosos”.

Sim, eles também se preocupam com a aparência! Entre os problemas estéticos que mais afetam a autoestima masculina estão: calvície, foliculite, pálpebras caídas e bolsas de gordura na região dos olhos, rugas e acne. Um profissional de estética qualificado possui o domínio de técnicas que podem resolver muitas dessas queixas.

Com toda a relevância que o segmento tem no mercado e na vida dos clientes, o profissional precisa entender que seu trabalho é tem importância fundamental para que as pessoas possam se sentir confiantes para enfrentar suas próprias questões. 

Por isso, é recomendado que o esteticista pratique o atendimento humanizado para fazer com que os clientes se sintam especiais e vivenciem uma experiência diferenciada em cada sessão. Ter essa visão, que vai além de domínio de práticas e técnicas, além de realizar uma boa gestão do negócio é a chave para o sucesso da profissão.

Os profissionais de Beleza conhecidos como esteticistas realizam tratamentos de corporal, facial e capilar. Segundo a Anesco- Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos, existem 2 tipos profissionais, os que realizam serviços de embelezamento mais simples e os profissionais esteticistas que atuam no tratamento de disfunções estéticas e transformações na fisiologia que levam ao embelezamento, estes devem ter a formação adequada.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram. Acesse

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?