Microempreendedor rural, é preciso tornar o seu negócio mais organizado para produzir mais, aumentar as vendas e melhorar os resultados.
O empreendedorismo rural é uma oportunidade de negócio que auxilia no desenvolvimento do agronegócio como um todo.
Os microempreendedores rurais, sejam da agricultura familiar ou não, podem e devem atuar de forma organizada e baseada em princípios de gestão como os que são utilizados em outros tipos de pequenos negócios.
Uma gestão de negócios permitiria ao empreendedor otimizar sua produção, aumentar os lucros e diminuir riscos do negócio.
Então, qual é a importância da gestão de negócios para o microempreendedor rural?
- Planejamento com maior eficiência para o crescimento do negócio.
- Acompanhamento dos processos a fim de otimizar aquilo que não vai bem.
- Menos problemas com relação a crises e prejuízos.
- Tomadas de decisões mais estratégicas e com foco na produção.
A partir do momento em que o empreendedor começa a se organizar com um gerenciamento adequado, passa a ser possível planejar melhor suas ações e diminuir as chances de erros que levam o negócio, de alguma forma, ao prejuízo.
A gestão de negócios favorece a produtividade, as negociações e a comercialização dos seus produtos, garantindo também melhor renda.
Dica: com uma consultoria e gestão adequadas, os produtores têm comercializado seus produtos até mesmo para o exterior.
Podemos citar como exemplo o Capim Dourado, do estado do Tocantins, que ganhou o Brasil e o mundo, tornando-se a principal fonte de renda da região.
O Sebrae oferece cursos gratuitos e consultorias para que o empreendedor possa se capacitar, buscar conteúdos de valor e se especializar em seus negócios.
Não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento para saber mais: 0800 570 0800.
Dito isso, como fazer a gestão de uma propriedade rural?
- Organização:
Organize-se com informações detalhadas e atualizadas sobre o seu negócio. Registre todas as entradas e saídas financeiras a fim de se antecipar com relação aos problemas.
- Planejamento:
Elaborar um planejamento te permite agir com mais estratégia, focando em pontos realmente importantes e otimizando, então, seus processos de produção.
- Custos:
Gerenciar te permitirá saber também quais são os seus custos gerais com a produção, facilitando o momento de precificar os seus produtos para o mercado.
- Estoque:
Sem um controle de estoque, o empreendedor pode sofrer com desperdícios de mercadoria ou mesmo com a falta delas, gerando prejuízos financeiros a longo prazo.
- Capacitação:
Oferecer capacitação e motivar toda a sua equipe é também um passo importante para o sucesso de um negócio. Quando a equipe sabe o que está fazendo, a produtividade do negócio tende a crescer, e esse é um diferencial que precisa de mais atenção.
Dica: busque conhecer melhor as possibilidades de diferenciação dos seus produtos (como a produção orgânica, a produção em consórcio no uso do solo e a produção que respeita o meio ambiente) e torne o seu negócio um empreendimento rural mais sustentável.
Para concluir, busque capacitação para um processo seguro de mudança e melhoria em seu negócio.
Saiba mais:
Gerenciando seus negócios no campo.
Agronegócios - Gestão e Comercialização.
Foi um prazer te ajudar :)