this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 22:08:23 BRT 2023
Organização | ROTINA DE TRABALHO
A importância do ambiente de trabalho industrial

Entenda por que o ambiente de trabalho industrial é de extrema importância para a produtividade.

· Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O ambiente de trabalho industrial é um espaço dinâmico, no qual interagem profissionais de diferentes áreas do conhecimento, cada um exercendo um papel na produção.

O planejamento estratégico do espaço ocupa lugar fundamental para que seja possível um bom fluxo, seja qual for o tamanho do parque fabril.

A prioridade, sempre, é a segurança dos colaboradores, sendo inclusive objeto de leis e normas regulatórias. Além disso, fatores como iluminação, limpeza e sinalização contribuem para a salubridade da indústria e têm impacto positivo na produtividade. 

Entre as principais medidas que devem ser tomadas para um ambiente de trabalho industrial seguro e produtivo, estão: 

Fatores objetivos: 

Iluminação: intensidade e cor influenciam o bem-estar e a produtividade. Na Indústria 4.0, são utilizadas lâmpadas de LED que podem acionar sensores e a internet das coisas (IoT), que envia dados para que os gestores monitorem os sistemas. 

Temperatura e umidade: são fatores decisivos. O calor excessivo, em indústrias como a siderurgia pode ser contornado através de exaustores para melhorar a circulação de ar e deixar o clima mais agradável e substituir o ar viciado e contaminado por ar fresco. 

Filtros de ar: são indispensáveis e obrigatórios em todo o parque fabril, pois eliminam resíduos tóxicos e impurezas do ar antes de devolvê-los à atmosfera.  

Sinalização e layout: organizar o espaço fabril de acordo com o fluxo de trabalho e sinalizar a disposição de máquinas, ferramentas e insumos facilita a circulação no ambiente. 

Limpeza: extrapola a atuação da equipe responsável, sendo função de todos os envolvidos no processo, uma vez que um ambiente sujo aumenta o risco de acidentes, acelera o desgaste do maquinário, prejudica o fluxo de trabalho, além de servir de habitat para fungos e bactérias que podem contaminar humanos. 

Fatores subjetivos 

Conflitos internos: ao reunir diversidade em um só processo produtivo e no mesmo ambiente, muitas vezes a convivência foge da harmonia desejada, aparecem desentendimentos, conflitos e divergências entre os colaboradores.

Tais embates devem ser tratados rapidamente para que não afetem o desempenho e a produtividade. O gestor deve resolver pendências e evitar ruídos de comunicação.  

Comunicação interna e externa: a forma como a indústria interage com o mercado, a maneira como olha para dentro de si e alinha seus valores, objetivos e ideais junto aos seus colaboradores são duas pontas essenciais para criar um relacionamento profícuo e produtivo.

Pesquisa do Project Management Institute (PMI) apontou que em 64% das empresas as boas iniciativas fracassam devido a falhas na comunicação entre os trabalhadores. 

Investir em um bom ambiente de trabalho industrial é uma atitude que redunda em produtividade, portanto vale muito a pena para o empreendedor. Saiba Mais: 

Como construir um ambiente de trabalho saudável? 

A 4ª revolução industrial e a indústria 4.0 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?