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Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
A logística como diferencial competitivo no varejo on-line

Uma logística eficiente pode ser o diferencial competitivo no varejo on-line, garantindo entregas rápidas, precisas e uma experiência satisfatória ao cliente.

· Atualizado em 13/04/2023
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Para te ajudar a entender sobre como a logística pode ser um diferencial competitivo no varejo on-line, selecionamos as dicas do Sebrae de Santa Catarina

Um fator importante para todo e qualquer comércio eletrônico é desenvolver com excelência as atividades de expedição, transporte e logística reversa das mercadorias que se propõe a comercializar. Hoje, você conhecerá os principais aspectos desses três pilares do processo logístico. 

A expedição é uma atividade de armazém que verifica se a mercadoria foi devidamente embalada. Tal atividade inclui algumas tarefas importantes que você precisa realizar no seu comércio eletrônico: verifique se aquilo que o cliente pediu está pronto para ser enviado, prepare os documentos da remessa, peça o produto para determinar os custos de envio da mercadoria, junte as encomendas por operador logístico. Dependendo para onde será enviado o produto, você poderá utilizar diferentes modos de transporte.

Uma prática muito comum para facilitar a entrega e o recebimento da encomenda pelo cliente é colocar a nota fiscal no canguru. Essa técnica refere-se a bolsa plástica que vai externa à mercadoria, facilitando o acesso às informações sobre entrega e produto. Em compras feitas em lojas virtuais, é de fundamental importância que a nota fiscal seja colocada na parte externa do produto para conferência e das exigências de legislação. 

Outro item fundamental é o rastreamento dos produtos, muito utilizado pelos Correios. Você pode acessar o site dos Correios e conhecer melhor os serviços oferecidos. Você também pode explorar outras alternativas, como aplicativos ou sites com esse tipo de serviço. Uma sugestão é o site brasileiro Muambator, que é uma boa alternativa para iniciantes gerenciarem suas encomendas. O transporte é outro pilar do processo logístico que o ajudará a fazer uma entrega eficaz para o seu cliente. Se não for bem planejado, o transporte do produto poderá se tornar um ponto crítico para os negócios on-line. 

Para pequenas encomendas, os Correios são uma boa alternativa por se tratar de uma empresa com credibilidade e alternativas competitivas de preço. No entanto, é importante ter mais de uma opção de transporte e firmar contrato com as transportadoras escolhidas. Afinal, se os Correios entrarem em greve, deve-se ter uma alternativa para a loja virtual não parar. Agora, vamos entender um pouco mais sobre a tabela de frete. 

Para escolher a melhor forma de entregar, é preciso saber exatamente o que se está contratando. Ao fazer um acordo com uma transportadora, é importante, por exemplo, que você saiba diferenciar frete peso e frete valor. O frete peso é baseado no peso da mercadoria; cada transportadora tem a sua tabela com base em seus próprios custos. Já o frete valor trata-se do seguro da mercadoria. Deve-se atentar se ele está sendo cobrado para não correr o risco de transitar a mercadoria sem seguro.

A GRIS é uma taxa por gerenciamento de risco que envolve trajeto, zona de risco, risco de roubo, entre outros. Fique atento às taxas! Existem diversas taxas que podem ser cobradas: conhecimento, dificuldade de entrega, restrição de trânsito, por exemplo, o rodízio de placas em São Paulo. Não se esqueça dos pedágios, que podem ser cobrados à parte ou estar embutidos no frete valor.

Já ouviu falar em cubagem? É um outro tipo de cobrança para mercadorias muito leves e de grande volume. As transportadoras podem cobrar pelo que for maior: peso ou cubagem. O cálculo é baseado em 300 kg por metro cúbico. Se o cálculo por peso estiver sendo cobrado a menos, as transportadoras podem optar pela cubagem. É recomendado sempre enviar as mercadorias com seguro, pois em caso de avarias ou sinistro, elas estarão cobertas. 

Uma dica é observar sempre se todos os itens estão segurados para que não ocorram surpresas na hora em que for pagar o frete ou problemas decorrentes da falta de seguro. Agora vamos falar sobre a logística reversa. Você já deixou de realizar uma compra porque as informações sobre atendimento e troca não estavam disponíveis? De acordo com a lei, as empresas são obrigadas a fornecer informações claras sobre a política de troca e devolução de produtos, o que pode ser um fator decisivo na hora da compra.

O fornecedor deve informar em seu site que o consumidor poderá cancelar a compra em até sete dias após o recebimento. É muito comum que lojas utilizem essa informação do direito de arrependimento, e é uma forma de minimizar o medo dos compradores e, assim, aumentar o número de vendas. Em muitos países, especialmente nos Estados Unidos, a devolução da mercadoria é garantida no caso de não satisfação do cliente, seja como forma de marketing, seja para fidelização ou até por questões legais. 

Se o consumidor não conhecer a lei, ele achará que é um benefício. Você também pode optar por outras formas de atender o seu cliente, mesmo que indiretamente. Disponibilize perguntas mais frequentes ou mesmo vídeos explicando como serão o processo de venda, o processamento financeiro e a logística. Essas ações são cruciais e dão muita credibilidade para seu negócio, além de tranquilizar seus clientes e podem também conquistar aquele que está realizando sua primeira compra e não conhece sua loja virtual. Mantenha sua plataforma atualizada com todas as informações sobre os procedimentos de troca e sempre visíveis para seus clientes. 

Lembre-se que a boa gestão de logística no varejo traz inúmeros benefícios para a empresa e para os clientes. Em primeiro lugar, garante que as mercadorias cheguem ao destino final com rapidez e eficiência. Isso aumenta a satisfação do cliente e contribui para a fidelização, pois as pessoas tendem a voltar a comprar de empresas que oferecem um serviço de qualidade. 

Outro benefício da boa gestão de logística no varejo é a possibilidade de oferecer serviços diferenciados aos clientes, como a opção de entrega expressa ou o rastreamento on-line das encomendas. Esses serviços contribuem para a satisfação do cliente e podem ser um diferencial competitivo importante para a empresa. Além disso, permite que a empresa se adapte às necessidades dos clientes com mais facilidade, por exemplo, mudando a forma de entrega ou a frequência de reposição de estoque para atender às demandas do mercado.

Por fim, a boa gestão de logística no varejo contribui para o crescimento sustentável da empresa. Com uma logística bem estruturada, a empresa consegue aumentar a produtividade e reduzir custos, o que permite investir em outras áreas do negócio e expandir a atuação para novos mercados. Adote essas boas práticas no seu comércio eletrônico e consolide seu negócio.

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