this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 02:24:26 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
A potência da piscicultura no agronegócio em Roraima

Entenda a importância da atividade aquícola no Brasil e confira um pouco de como foi o evento "Dia de Campo sobre Piscicultura", em Rondônia.

· Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A piscicultura trata-se de uma produção ou criação de peixes em ambientes de controle dos trabalhadores aquícolas. Geralmente, essa criação de peixes é realizada em reservatórios de água doce, e os registros mais antigos mostram que é uma técnica iniciada há anos atrás pelo Egito, com a criação da Tilápia-do-Nilo.

O principal objetivo desta prática da aquicultura é viabilizar a criação de peixes de forma sustentável, além de potencializar uma atividade que proporciona uma excelente fonte de proteína à população. A atividade também é responsável pela geração de empregos e fonte de renda para muitas famílias envolvidas. 

Piscicultura no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura, a atividade gera cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil. A associação afirma também que o país é o quarto maior produtor de Tilápia no mundo, com destaque para os peixes nativos, como Tambaqui. 

O Tambaqui tornou-se um destaque na piscicultura de Rondônia. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, por exemplo, registrou em 2021, que o estado é o maior produtor de peixes nativos em cativeiro e o terceiro maior produtor do Brasil. 

Incentivo à atividade aquícola

Para incentivar, capacitar e orientar os pequenos e médios produtores do ramo, o Sebrae se reuniu com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – ACRIPAR e com a Agrofish e promoveu o evento chamado Dia de Campo em Piscicultura.

Um total de 1.300 participantes puderam conhecer a Piscicultura Agrofish em Theobroma, uma das maiores fazendas de criação de peixes em tanques escavados do Brasil. O evento gerou conhecimento aos produtores sobre a tecnologia da Agrofish e produção do Tambaqui com mais qualidade e sustentabilidade. 

Apoio do Sebrae

Samuel Almeida, Diretor Superintendente do Sebrae/RO, explicou que o evento é muito importante para os produtores aquícolas da região. “O nosso papel é promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do estado de Rondônia. Aqui, está uma iniciativa muito importante para o estado, para a Amazônia e para o Brasil, uma piscicultura com referência internacional”, afirmou o diretor.

O Sebrae tem sido um grande parceiro dos produtores para reunir a cadeia produtiva e as autoridades competentes, que vão nos trazer oportunidades e esclarecimentos sobre o desenvolvimento técnico, como ferramentas para a melhoria da produção. 

Para aprimorar o conhecimento sobre o tema, acesse o manual desenvolvido pelo Sebrae: “Como iniciar a piscicultura com espécies regionais”, aproveite e confira um pouco de como foi o Dia de Campo em Piscicultura

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?