Entenda como aumentou o interesse do turista por viagens com hospedagem que possibilita maior integração com a natureza.

A procura por meios de hospedagem integrada à natureza está cada vez maior. O turismo mais sustentável já estava em alta mesmo antes da pandemia, porém, tornou-se ainda mais forte pós-covid-19. Entre as mudanças e as reflexões trazidas pelo isolamento social, encontramos o impacto que o próprio comportamento provoca no ambiente, e isso reflete na hora da escolha do melhor local para visitar ou se hospedar.
A Booking.com realizou uma pesquisa com mais de 24 mil entrevistados de 31 países e constatou que o número de pessoas que sentem que precisam compensar o tempo perdido de férias subiu para 63%, em comparação com 42% do ano anterior. Cerca de 79% responderam que viajar é necessário e ajuda mais no bem-estar mental e emocional que outras formas de autocuidado. Além disso, observou-se o aumento de interesse por viagens a lugares com muita natureza, mais afastados dos grandes centros urbanos e agitação das grandes cidades.
O fato é: o turista está buscando por experiências exclusivas. E aqui, tem se destacado as empresas que apostam em criatividade e em inovação, criando pacotes diferenciados com destinos que permitem mais contato com a natureza.
Algumas tipologias de hospedagem mais procuradas pelos turistas
Hotéis de selva ou hotéis de floresta: localizados em áreas florestais. Sua estrutura é direcionada ao turismo de natureza, como o ecoturismo. Seu público-alvo majoritário são turistas de classe alta, principalmente os estrangeiros.
Lodge: possui forte apelo ecológico no seu estilo de construção e recursos que utiliza. Pode ser composto por chalés, bangalôs, cabanas e similares. É destinado ao ecoturismo, turismo de caça, de pesca e de aventura.
Hotéis fazenda: geralmente, utilizam-se das instalações de antigas fazendas e oferecem ao hóspede um valioso contato com a natureza. Além disso, têm a possibilidade de compartilhar atividades comuns nesse tipo de ambiente: ordenha de gado, passeios a cavalo, charrete, pesca, além de farta alimentação. O estilo de construção, em geral, é pitoresco e rústico, combinando com o ambiente rural.
Hotéis de montanha: localizados em encostas ou no alto de montanhas. Geralmente, são dotados de excelente estrutura e serviços especiais: boa comida, apartamentos com amplas janelas e sacadas que proporcionam aos hóspedes a oportunidade de apreciar belas paisagens.
Hotéis ecológicos, pousadas ecológicas ou eco-hoteis (EH): meios de hospedagem localizados em florestas tropicais, flutuantes em rios, lagos ou lagoas. Visam a proporcionar aos hóspedes o contato com áreas naturais protegidas por lei específica.
Spas: voltados a hóspedes interessados em benefícios para a saúde física e mental, além de cuidados com o corpo. Em alguns casos, quando se destinam a atender pacientes em convalescença, são também conhecidos como hotéis de saúde.
Glamping: vem da combinação de glamour e camping. No Brasil, os glampings estão começando a pipocar em diversos destinos turísticos, e é bom ficar de olho em cada um deles. Há experiências incríveis, como a possibilidade de hospedar-se em meio às belezas naturais do Jalapão; dormir à beira rio na floresta; passar a noite sob o incrível céu do cerrado; ou acordar diante da imensidão da paisagem de Cambará do Sul, com direito a passeio de balão.
Entender as novas tendências de turismo proporciona mais possibilidades e oportunidades para o seu negócio.
Saiba como compreender e aplicar os indicadores no dia a dia do seu negócio, por meio do curso on-line e gratuito do Sebrae Indicadores para seu negócio.
Um bom planejamento estratégico é capaz de revolucionar o seu negócio criativo. Faça o curso on-line e gratuito Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos? e aprenda a obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para conquistar os resultados que você sonha para a sua empresa.
Foi um prazer te ajudar :)