this is an h1

this is an h2

Tue Nov 01 14:40:59 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
A saga de se tornar um MEI: o primeiro ano de empresa

No segundo artigo da série A saga de um empreendedor, conheça os principais desafios do Microempreendedor Individual no primeiro ano de gestão da empresa.

· Atualizado em 01/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O número de empreendedores vem crescendo e isso é um fato. Impulsionados principalmente pelo desejo de serem independentes financeiramente (42%) ou por necessidade (33%), um estudo do Sebrae - disponível no DataSebrae - apontou que os microempreendedores individuais (MEIs) estão cada vez mais jovens e buscam maior preparo e conhecimento.

Isso é bom, já que empreender é um desafio diário, principalmente no primeiro ano de atividade, em que tudo parece ser mais frágil, exigindo do empreendedor mais dedicação, esforço e cuidado nos passos iniciais para a viabilização do negócio.

O primeiro desafio que o MEI enfrenta é criar uma clientela, pois, na maioria das vezes, além de poucos recursos, ele também tem pouca experiência. Daí a necessidade de o empresário se preparar para identificar o seu público-alvo, preferencialmente definindo as personas (perfil/personagem de cliente ideal) para a sua empresa. A partir disso, o trabalho de atrair e fidelizar clientes poderá ser realizado.

Também é preciso ter o controle financeiro do negócio desde o seu início, então deve-se evitar misturar a sua conta pessoal com a do empreendimento. Apesar de ser facultada ao MEI a emissão de nota fiscal para pessoas físicas (a não ser que o cliente requeira), ele deve cumprir com obrigações tributárias e contribuições (DAS-MEI). O ideal é contar com um profissional da área de contabilidade para isso. 

Ademais, cuidar do fluxo de caixa, da gestão de compras, do estoque e de relatórios sobre a saúde financeira do seu negócio precisa ser uma rotina pontual. Para esse propósito, o curso Controle da movimentação financeira é uma mão na roda.

Outra necessidade é que a empresa, principalmente no seu início, tenha processos fluidos, sendo o mais enxuta possível e primando pela produtividade e pela redução de custos desnecessários. Se for recorrer a um empréstimo, pesquise as menores taxas do mercado para o MEI e estude bem a sua viabilidade em curto, médio e longo prazo de investimento. 

Uma boa forma de tomar as decisões mais assertivas é conhecendo os indicadores para o seu negócio, e este curso, preparado pelo Sebrae, pode ajudar com isso.

Por fim, não se deve descuidar da apresentação comercial do seu negócio, já que ela é muito importante para garantir uma boa primeira impressão e fisgar novos clientes. Noções de marketing digital, gestão de redes sociais e uma boa ideia de marca são ingredientes poderosos para ganhar tração comercial. O curso Marketing digital: planejar para vender pela internet pode ajudar você nesse sentido.

Se precisar de mais informações, ligue para o Sebrae no 0800 570 0800. E não deixe de conferir algumas dicas para enfrentar os desafios do primeiro ano do seu negócio no infográfico que preparamos.

Infográfico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?