this is an h1

this is an h2

Fri Feb 03 17:10:05 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Abrir a empresa foi fácil, e agora, como empreender?

Veja as nossas dicas e conheça a ferramenta Canvas para elaboração do modelo de negócios

· Atualizado em 03/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A grande preocupação para um empreendedor que está iniciando um empreendimento comercial é com a burocracia, que envolve a regularização da documentação da empresa para conseguir o registro na junta comercial, a autorização da Prefeitura Municipal para funcionamento e o Cartão de Pessoa Jurídica.

Depois é fácil! Basta comprar insumos para produzir ou produtos para revenda, abrir as portas, avisar aos amigos e familiares, e o sucesso virá de forma rápida. Porém, ao entrar em contato com a realidade e passar a viver no mundo real do empreendedor, com dificuldades financeiras, clientes que não aparecem, fiscalização dos órgãos de controle do estado, pagamento de impostos… vem a frustração!

É quando surge a conclusão inevitável: abrir a empresa foi fácil, mas o que eu faço agora? São muitas preocupações, muitas tarefas a realizar. Sonhar é fácil, difícil é acordar e descobrir que o mundo real é muito distante do que estava nos sonhos. É necessário sonho e ação.

Saiba que o Sebrae é o seu parceiro mais importante para apoiar esses primeiros passos. Sugerimos iniciar pela leitura do artigo: O que fazer depois de abrir uma empresa. Várias questões são abordadas nesse artigo, então trabalhe nelas como um dever de casa, priorizando aquelas que são importantes para entender o que fazer e como fazer nessa fase inicial. Nesse ponto, é muito importante compreender como funciona o negócio que você escolheu. 

A pergunta mais importante é: qual é o meu negócio? A resposta a essa pergunta é vital para a sobrevivência da sua empresa, pois o negócio da empresa significa a essência do que a empresa faz. O negócio também corresponde ao valor que a empresa entrega aos seus clientes, empresas não entregam produtos ou serviços, mas aquilo que os clientes mais valorizam, que são os benefícios. O conceito de negócio não é fruto de um pensamento simplista, é igual a um farol que ilumina os caminhos que a sua empresa deverá tomar a partir daí.

Veja a seguir alguns exemplos de como algumas empresas definiram os seus negócios, e como eles estão presentes em todas as estratégias de marketing:

  • Kopenhagen Chocolates: Presentes – chocolates finos, embalagens mais bem elaboradas;
  • Banco Itaú: Feito pra você – Acesso em qualquer lugar, em qualquer horário;
  • Empresa Aérea Gol: Ser a primeira para todos – a melhor em pontualidade e segurança, oferecer o melhor serviço ao custo mais baixo, oferecer soluções inteligentes;
  • Apple: Facilidade e interatividade – design dos aparelhos com foco na facilidade de abrir aplicativos, mudança entre as telas, entre outras.     

Para definir o negócio da sua empresa, uma das melhores opções é utilizar o Sebrae Canvas, através do link https://sebraecanvas.com. O Canvas é um quadro que permite uma ótima apresentação visual em uma única página. Esse modelo de quadros também é chamado de framework.

Existem vários modelos de Canvas, este que trazemos é usado para construir o modelo de negócios de uma empresa, isso quer dizer que, ao fazer o Canvas, o empreendedor estará definindo o negócio da empresa da forma mais completa, incluindo valor, clientes, estrutura, forma de gerar resultados, o que permite não somente uma compreensão mais adequada, mas de todos as implicações que o negócio permite na organização da sua empresa. É uma forma rápida, de fácil construção e interpretação. A partir do modelo de negócios da empresa elaborado pelo Canvas, fica muito mais fácil criar um plano de ação para iniciar o seu empreendimento em todas as áreas abordadas no artigo citado anteriormente.

Nesse quadro, estão detalhadas nove janelas chamadas de blocos, que deverão ser preenchidas na sequência seguinte: 1. Proposta de Valor; 2. Segmentos de Clientes;3. Relacionamento com clientes; 4. Canais de Distribuição; 5) Atividades Chaves; 6) Recursos Chaves; 7) Parceiros Chaves; 8) Fontes de Receitas e 9) Estrutura de Custos.

O Sebrae orienta e oferece capacitação para a construção do seu modelo de negócios através do Canvas. Aproveite e faça os nossos cursos EaD: Transforme sua ideia em modelo de negócio e Como validar seu modelo de negócio.

Lembre-se: o Sebrae está sempre perto de você para ajudar nas suas dúvidas e dificuldades. Se precisar, ligue para o 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?