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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Açougue X casa de carnes: quais são as diferenças?

Nem todo comércio de carnes é feito no açougue. Saiba por que e como estruturar uma casa de carnes.

· 20/01/2023 · Atualizado em 18/02/2023
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Se você já é empreendedor no ramo de carnes ou quer empreender nesse setor, saiba que é possível oferecer uma experiência incrível ao consumidor, indo muito além do que os tradicionais açougues oferecem: balcões refrigerados, com paredes brancas, balanças, câmaras frias em alguns, cortes de carnes comuns e pendurados em anzóis, balcões expositores, venda em grande escala, além dos complementos para o churrasco, como sal grosso, carvão e, em alguns locais, cerveja e refrigerante.

Uma tendência em alta são as casas de carnes, também conhecidas como açougues gourmet ou ainda como boutiques de carnes, as quais, na contramão dos açougues tradicionais, promovem um novo conceito para o ramo de carnes no Brasil, atraindo muitos empreendedores e consumidores.

Na verdade, trata-se de uma forma bem diferente de vender carne, começando pelas instalações: o ambiente e a infraestrutura são as diferenças mais visíveis entre uma casa de carnes e um açougue. Nas casas de carnes, os cortes não ficam pendurados, os expositores são menores já que as carnes são embaladas a vácuo e normalmente ficam nas geladeiras expositoras. O ambiente é arejado, limpo e conta com equipamentos modernos e digitais, e já existem até aquelas que têm um som ambiente para atrair os clientes.

Os cortes são mais requintados, dando lugar à carne premium, o que agrega valor ao produto. É possível, por exemplo, encontrar cortes como baby-beef; costela premium; T-bone; prime rib; bife de chorizo; filé mignon; contrafilé; picanha; alcatra e outros cortes de primeira. Você pode, ainda, fidelizar o cliente que leva um bom corte de carne, compartilhando com ele algumas receitas, segredos culinários e oferecer produtos que harmonizam bem com as carnes vendidas.

Nesse sentido, nas casas de carnes, é possível encontrar especiarias, queijos, vinhos, cervejas artesanais, temperos especiais, grelhas, além dos tradicionais sal grosso e carvão. Essa é uma boa oportunidade de criar praticidade para o cliente, além de poder diversificar os produtos que você oferece.

Outra diferença entre as duas modalidades de negócios é o atendimento personalizado das casas de carnes, algumas, inclusive, oferecendo consultoria especializada em cortes premium. Por isso, é importante trabalhar com profissionais qualificados, que saibam atender bem o cliente e entendam tecnicamente dos cortes de carne.

É evidente que uma casa de carnes exige um investimento maior do que um açougue, além de atender um tipo de cliente mais restrito, mas é possível ter um bom retorno com a realização de promoções, fazendo uma boa diversificação de produtos e de serviços diferenciados, o que agrega mais valor à marca.

Então, ficou interessado em estruturar a sua casa de carnes? O Sebrae sabe como ajudar você. Ligue para o 0800 570 0800.

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