Cultivo como alternativa para suprir a escassez de fertilizantes é uma oportunidade de negócio para investidores ou empreendedores com perfil visionário
Qualquer turbulência é mais rapidamente sentida em um mundo de negócios globalizados. Quando os países exportadores decidem adotar políticas protecionistas, o resultado é a escassez de determinados produtos. Ou a disparada dos preços.
Desde que eclodiu a guerra da Rússia contra a Ucrânia, criou-se uma tensão financeira e uma ansiedade geral envolvendo a oferta de commodities nos mercados internacionais. Um exemplo é a falta de fertilizantes e minerais como o potássio, indispensáveis para a agricultura. O problema é ainda maior no caso brasileiro, que bate sucessivos recordes de produção e depende da matéria-prima.
- Conheça a cartilha “VISÃO 2030 – O Futuro da Agricultura Brasileira”, produzida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e distribuída também pelo Sebrae.
Nosso país importa cerca de 85% dos fertilizantes que consome, e quase 30% deles vêm da Rússia. Assim, diante da crescente falta de produtos, o mercado precisa emplacar outras alternativas. Uma delas pode estar na nossa costa marítima, mais especificamente na criação de algumas espécies de algas exóticas. Se a inovação tiver força para se consolidar como saída permanente para momentos críticos, melhor ainda.
- Quer aprender a importar? Conheça neste curso do Sebrae as formas de importação direta e indireta e aprenda a escolher os produtos estrangeiros ideias para a sua empresa.
Tais organismos, principalmente as macroalgas do tipo Kappaphycus alvarezii, são matéria-prima para alguns biofertilizantes que atendem bem às necessidades agrícolas. Outro fator positivo da técnica é o tempo para a obtenção de resultados. Estima-se que algumas espécies de algas podem crescer e se multiplicar diariamente em até 10%! A expectativa é de que essa disponibilidade não deixe a cadeia produtiva parar por falta de fertilizantes. Assim, ganham não só as nossas exportações de grãos, mas também o mercado interno, que passa a contar com mais segurança alimentar.
As chamadas “fazendas marinhas” já começam a crescer e aparecer em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O Nordeste também é muito promissor, já que boa tarde da faixa litorânea do Brasil está situada nessa região, que também é agraciada por uma maior incidência de luz solar, calor e águas de alta salinidade, ou seja, o habitat perfeito para a reprodução das colônias de algas.
Desde que todas as diretrizes sanitárias e ambientais sejam respeitadas, tais condições geográficas representam um bom potencial para a exploração comercial – e mais independência nacional quando o assunto for a demanda de fertilizantes para nosso agronegócio.
- Que tal entrar nesse ramo? Conheça o passo a passo para o desenvolvimento da aquicultura em águas da União.
SAIBA MAIS – Fertilizantes
A legislação brasileira, de acordo com o Decreto nº 86.955, de 18 de fevereiro de 1982, define fertilizantes como substâncias de origem orgânica ou mineral, sintética ou natural, que fornecem nutrientes para as plantas, com a função de repor ao solo componentes perdidos a cada colheita, mantendo seu potencial produtivo.
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Como abrir uma ótica?
Inspirados pelo conteúdo do especialista Vinícius Gonçalves, selecionamos algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e poder abrir o seu negócio o quanto antes. Uma ótica de sucesso trabalha com a montagem e venda de óculos e lentes de grau, além de armações, óculos de sol e acessórios estéticos. Como ponto positivo do negócio, está a estabilidade. São poucos os casos de óticas que têm redução nos ganhos após conquistar a clientela. Também, o uso de óculos e lentes de contato cresceu muito. Isso, somado ao caráter estético e tendencial dos óculos de sol, transforma a ótica em um negócio com um bom potencial lucrativo. Ficou interessado? Nesse texto, iremos esclarecer suas dúvidas sobre o quanto custa abrir uma ótica, qual é o faturamento, estrutura e fornecedores necessários, quantidade de funcionários, como escolher a melhor localização para montar uma ótica, concorrência e mercado. Então, vamos às dúvidas. Quanto custa abrir uma ótica? Elaborar um plano financeiro irá te ajudar a compreender de forma mais realista o valor do investimento inicial. Como é importante que você tenha uma noção de quanto precisa investir, seguem algumas estimativas: um investimento médio fica em torno de 41 a 55 mil reais, a serem distribuídos. Antes, uma informação importante: se você trabalhar apenas com a revenda de óculos e lentes, sem ter um laboratório próprio ou uma estrutura diferenciada, o investimento cai para, em média, cerca de 30 a 35 mil reais. Capital de giro: O capital de giro será uma peça fundamental para a saúde do seu negócio. É ele que vai garantir o funcionamento do seu negócio nos primeiros meses e evitar problemas financeiros, até conseguir se solidificar no mercado. O valor de capital de giro é de 20 a 30 mil reais, dos quais 15 a 20 mil são de estoque e oito a dez mil reais são de caixa mínimo. Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica? O faturamento médio da ótica já consolidada gira em torno de 35 a 50 mil reais, com um percentual de lucro líquido estimado de 15 a 22%. Assim, sobra ao dono do negócio aproximadamente seis a dez mil reais mensais. Estrutura e fornecedores para montar uma ótica: Uma ótica pequena vai precisar de um ponto com área de pelo menos 40 metros quadrados. Caso opte por laboratório próprio, ele deve ter no mínimo 15 metros quadrados. A ótica deve ter ambientação leve. Uma dica de estilo é usar estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro com espelhos, fazendo com que o espaço pareça mais amplo. Coloque também algumas mesas, cadeiras e espelhos provadores, o que vai proporcionar comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, facilitar as vendas. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados. Com o mostruário de óculos, é importante instalar também um laboratório para ajuste de lentes e hastes de armações. Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são as máquinas: Lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, aquecedor de areia, centrador a ASZ-L Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex jova, Fura lentes proxxon, espelhos de balcão, vitrines e outros. Você ainda vai precisar de equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão. Quantidade de funcionários da ótica: Para o sucesso de uma ótica, será fundamental a contratação de profissionais especializados. É recomendável ter pelo menos um profissional com experiência em optometria. Isso vai trazer credibilidade ao seu negócio. Os demais funcionários devem ser atenciosos, bons atendentes e vendedores, prezando pelo bom relacionamento com os clientes e foco na fidelização. No geral, uma ótica pode iniciar com um a dois atendentes, um gerente que pode realizar atendimentos e um auxiliar de limpeza. Como escolher a melhor localização para montar uma ótica? A escolha do ponto da sua ótica é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. O local ideal tem influência direta no sucesso dos empreendimentos nesse setor, então, cuidado: priorize lugares de grande fluxo de veículos e pessoas, e opte por locais próximos a hospitais, clínicas médicas, farmácias e comércios. Mas, lembre-se de respeitar o orçamento que você tem disponível para não comprometer outros aspectos do seu negócio. Reserve parte do capital para campanhas de marketing agressivas: Atualmente, o uso de redes sociais como Facebook e Instagram são tendências. Os anúncios custam pouco, assim, é possível destacar-se dos concorrentes. Panfletos com promoções ainda trazem bons resultados, então, invista também nesta modalidade de propaganda. Lembre-se: A atividade deve ser exercida com base no regramento legal, em especial, o Decreto nº24.492, de 28 de Junho de 1934, bem como respeitando-se normas legais estaduais, municipais ou distritais. Quando não executada por pessoas com qualificação técnica apropriada, a atividade de produtos e serviços óticos pode trazer sérios riscos à saúde e bem estar do consumidor. A concorrência no mercado é moderada, mas o índice de óticas que fecham é pequeno, o que demonstra ser ainda um bom negócio. Outro ponto importante é a boa margem de lucro. Vale lembrar que, embora existam concorrentes on-line, a maioria das pessoas ainda prefere comprar diretamente em óticas, principalmente em razão das indicações de médicos e o medo de usar óculos ou lentes inadequadas. Abrir uma ótica pode ser um desafio, pois há uma série de dificuldades a serem enfrentadas. Entre elas, estão o alto custo inicial de investimento em equipamentos, a necessidade de obter um amplo conhecimento sobre lentes e armações para poder oferecer produtos de qualidade aos clientes, a concorrência acirrada com outras óticas e a necessidade de manter-se atualizado sobre as tendências e inovações do setor. Por outro lado, uma das principais vantagens é o potencial de lucro, já que os óculos são itens indispensáveis para muitas pessoas e há uma grande demanda por eles. Além disso, é possível oferecer serviços personalizados, como ajustes e consertos, o que pode gerar fidelização de clientes. Outro benefício é a possibilidade de trabalhar com produtos de alta qualidade e tecnologia, o que pode ser uma fonte de satisfação pessoal e profissional. Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você: Dez dicas para melhorar o visual de sua loja O ponto de venda, conhecido também como PDV, é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e fique satisfeito dentro dela. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que a sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável. Marketing digital: planejar para vender pela internet "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio." Essas foram algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e abrir seu negócio agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Novembro, 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Novembro, 2024
Halloween traz magia e diversão para turbinar negócios temáticos
Que tal fazer umas bruxarias para turbinar o seu negócio? O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma ótima oportunidade para incrementar vendas de doces, fantasias, eventos e uma série de outros itens. E também uma chance de aumentar o faturamento junto com um pouco de diversão. Comemorado todo dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa que vem de tradições pagãs de muitas culturas celtas, notadamente as dos países de língua inglesa. Inicialmente, era o Festival de Samhaim, celebrado com a chegada do outono, quando os dias vão ficando mais escuros e as folhas amarelam. Por isso, as cores tradicionais dessa data são o laranja e o preto. Com o tempo, a festa foi adotando referências cristãs e passou a ser chamada de All Hollow’s Eve, ou Halloween, que significa véspera do Dia de Todos os Santos. A tradição pagã diz que o Halloween é a data em que há uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos espíritos, que assumem a forma de fantasmas ou esqueletos. Para afastar as assombrações, as pessoas acendiam fogueiras, lanternas e tochas e também usavam máscaras e fantasias para que esses espíritos não reconhecessem os humanos e andassem por aí sem incomodá-los. É tradicional a lanterna de abóbora, em que as caretas são entalhadas em abóboras que, depois, recebem velas para iluminar a noite. Nos Estados Unidos, onde a comemoração do Dia das Bruxas é a mais forte atualmente, as crianças fantasiam-se de espíritos e tocam as campainhas das casas perguntando “gostosuras ou travessuras?”. As pessoas costumam dar doces ou algum mimo para evitar as travessuras das crianças, como assustar as pessoas com suas fantasias ou borrifar a frente da casa com espuma colorida, por exemplo. No Brasil, o Halloween vem ganhando força ultimamente, principalmente graças a escolas de inglês que celebram a data para integrar os alunos. Oportunidades O Dia das Bruxas é uma ótima oportunidade de negócios para vários setores. No comércio, é uma boa ocasião para a venda de objetos de decoração temáticos em formatos como vassouras, caldeirões, lanternas em forma de abóboras, caveiras, adesivos etc. O comércio de fantasias não fica atrás, com trajes de bruxas, fantasmas, vampiros, máscaras diversas e tudo o que a imaginação criar. Na área de doces, as opções de venda são inúmeras. Muitas marcas lançam balas e biscoitos com temática de Halloween, mas há opções que podem ser usadas o ano todo, como chicletes e balas de gelatina com formato de olho, por exemplo. Uma pequena doceira pode fazer biscoitos em formato de chapéu de bruxa, por exemplo, para comemorar a data. E o pequeno comerciante pode, ainda, criar kits de doces para serem distribuídos para as crianças. Bares e restaurantes podem faturar mais com eventos e cardápios exclusivos para o Halloween. A decoração e a festa são formas de atrair um público maior. Mas também há formas de expandir as comemorações com eventos que pegam carona no tema, como a Marcha dos Zombies, ou Zombie Walk. Inspirado em seriados de TV, a marcha foi sendo realizada em vários lugares do mundo no dia 2 de novembro, Dia de Finados. No Brasil, a primeira Marcha dos Zumbis foi realizada em São Paulo em 2006, mas, hoje, várias outras capitais também realizam o evento, que é aberto e chama a atenção pelas fantasias aterrorizantes dos participantes. O evento tem atraído um grande número de turistas de todo o Brasil, que acaba movimentando toda a cadeia hoteleira, transporte e alimentação. Saiba mais, faça os cursos on-line gratuitos do Sebrae: Por whatsApp, o curso Como posso empreender para fortalecer negócios criativos? vai mostrar que ser criativo é praticamente um requisito para empreender! Neste curso, você vai aprender a combinar a criatividade e o espírito empreendedor para agregar valor ao seu negócio. E no curso Como aumentar suas vendas, você receberá a capacitação para aumentar as vendas, utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.
Outubro, 2024
Empreendedorismo em 2024: descubra as melhores áreas para investir
Viver em constante sintonia com as tendências de mercado e os movimentos que influenciam os negócios é mais do que uma necessidade nos dias atuais; é uma estratégia essencial para empreendedores que almejam o sucesso. A dinâmica acelerada dos avanços tecnológicos, as transformações sociais, as preocupações ambientais e as mudanças econômicas têm delineado um novo panorama para o empreendedorismo. Esses elementos não apenas refletem, mas também moldam os comportamentos de consumo, trazendo consigo um redirecionamento significativo para os rumos dos negócios. Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução nos padrões de consumo, impulsionada pela expansão exponencial da tecnologia. A ascensão da era digital trouxe consigo um consumidor mais informado, exigente e conectado, criando um cenário onde a adaptação é vital para a sobrevivência e prosperidade dos empreendimentos. A par disso, as preocupações ambientais e sociais emergem como pilares fundamentais na formação das preferências de consumo, estimulando um mercado mais consciente e responsável. Compreender essas mudanças e antecipar-se a elas é crucial para os empresários que desejam se destacar. As tendências atuais vão além do simples modismo; elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios. Nesse contexto, estar atento às tendências é como possuir um mapa que guia os passos na jornada empreendedora, oferecendo insights valiosos para o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos. Neste artigo, exploraremos as principais tendências de mercado e negócios para o ano de 2024, mergulhando nos avanços tecnológicos, nas transformações sociais e nos novos comportamentos de consumo que delineiam o panorama empreendedor.
Outubro, 2024
Chamada Pública de Gestores para Constituição de Fundo FIC FIP
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital para a constituição de um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP), visando fomentar investimentos em pequenos negócios inovadores em todo o Brasil. Com um aporte inicial mínimo de R$ 60 milhões, o fundo busca apoiar empresas emergentes e inovadoras, especialmente em regiões onde o acesso ao financiamento é mais limitado, promovendo o desenvolvimento econômico, social e a redução das desigualdades regionais. Acesse o Edital O projeto prioriza a seleção de gestores de fundos experientes e qualificados, que desenvolverão políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. A gestão eficiente dos recursos, a implementação de práticas avançadas de gestão de risco e a garantia de transparência e integridade em todas as operações são aspectos centrais deste fundo. Ao participar desta iniciativa, investidores terão a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.
Outubro, 2024
Como melhorar as habilidades empreendedoras
No post Saiba como treinar as suas habilidades empreendedoras, você acompanhou que empreender é uma atividade de muitos desafios e habilidades. Ou seja: o empreendedorismo envolve muitas e complexas variáveis que necessitam ser tratadas pelo conhecimento de técnicas e ferramentas, que vão muito além da experiência de vida, imaginação criativa, intuição para tomar decisões difíceis, resistência, força de vontade para seguir em frente e coragem para enfrentar as dificuldades que surgem. Ainda que o empreendedor tenha algumas dessas habilidades, elas precisam ser treinadas constantemente. Por isso, há a necessidade de capacitação continuada, a que se chama de formação empreendedora. Investir em cursos deve ser uma rotina na vida do empreendedor, a fim de poder desenvolver as habilidades necessárias à sobrevivência e expansão do seu empreendimento e ainda lidar com questões do dia a dia, cada vez mais complexas. Essa mentalidade é importante porque um dos maiores mitos que existem é o de que os empreendedores nascem prontos. Ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, treinar habilidades que já nasceram com você, bem como desenvolver algumas que ainda não tem. A atitude correta a tomar deve ser a de quem procura um aprendizado consistente, tendo em vista que hoje, no mercado, existem muitas escolas e instituições de ensino superior de excelente qualidade, além de parceiros como o Sebrae, que oferecem várias oficinas e cursos. Mas, para isso, em primeiro lugar, o empreendedor precisa desejar, ter vontade de aprender e de se desenvolver. Nesse sentido, algumas atitudes podem colaborar para o aprendizado efetivo: Assumir comprometimento pessoal para aplicar os conhecimentos adquiridos. Querer melhorar as suas habilidades empreendedoras. Saber lidar com frustrações e aprender com os erros. Ter iniciativa para buscar oportunidades, bem como ser independente e ter autoconfiança também são atitudes de quem tem visão empreendedora. O Sebrae é a maior escola de empreendedorismo do Brasil e oferece várias oportunidades na forma de ferramentas, cursos e conteúdos para melhorar seu aprendizado, bem como ajudar no desenvolvimento das suas habilidades empreendedoras. Acesse o curso: Os 10 comportamentos do Empreendedor de Sucesso e comece a sua capacitação agora mesmo. Lembre-se: melhorar sempre é possível!
Outubro, 2024
MEI no esquenta: “Então é Natal, e o que você fez?”
Todo ano, nesta época, abre-se a temporada das consagradas músicas natalinas, e a mais tocada é, sem dúvidas, “Então é Natal”. Presente em todas as lojas dos centros comerciais, com esse hit, a gloriosa cantora Simone praticamente se materializa na frente de cada Microempreendedor Individual (MEI) para fazê-lo se lembrar da agitação de fim de ano. Já nas primeiras notas musicais, o coração acelera ao se dar conta: “Meu Deus, já chegou o fim de ano?! Ajuda, Simone!”. Então, se você ainda não pensou em como se planejar para terminar o ano de 2024 com tudo, o Sebrae conte com uma série de postagens que podem render boas ideias para você se preparar para o fechamento do segundo semestre. A série MEI no esquenta vai te ajudar a fazer o aquecimento para a melhor época do ano. Esse é um período de muitos eventos e datas comemorativas. Por isso, tudo indica que o que vem pela frente é muita badalação, com excelentes oportunidades para trabalhar conteúdos e temáticas que envolvem os setores de comercialização, prestação de serviços e fabricação de produtos. Então, corra e converse com os seus fornecedores. Anote as datas mais importantes que vêm pela frente: Black Friday: 29/11 (sexta-feira), porém muitas empresas aproveitam o mês inteiro de novembro para fazer campanhas nesta temática. Confraternizações das firmas: por volta de 6/12 (sexta-feira) a 20/12 (sexta-feira). Ceia de Natal: noite de 24/12 (terça-feira). Réveillon ou Virada de ano: 31/12 (terça-feira). As oportunidades do fim de ano estão aí, principalmente para quem já está esperto com planejamento, gestão de estoque, uma possível contratação, conteúdos e campanhas para esse momento de otimismo. Seja presencial ou on-line, o céu é o limite, mas você precisa começar a se movimentar pra ontem! Acompanhe os nossos próximos artigos e aproveite para fazer o curso Como turbinar suas vendas.
Outubro, 2024
MEI no esquenta: Black Friday
A Black Friday já se tornou uma data queridinha no coração dos brasileiros, seja pela oportunidade de antecipar as compras de fim de ano, seja pela possibilidade de realizar o sonho de adquirir aquele produto tão sonhado por um preço especial. É, portanto, um momento de alegria e motivação para comerciantes independentes, costureiros e artesãos, bem como para os setores de eletroeletrônicos, moda e cosméticos. A experiência do cliente também tem passado pelo on-line. Estar bem posicionado nas redes sociais e no e-commerce pode ser um bom diferencial para Microempreendedores Individuais (MEIs) conseguirem alavancar suas vendas. É a hora do “bota-fora”, isto é, de fazer girar o estoque de peças empacadas com promoções para oxigenar o seu comércio. A Black Friday acontece classicamente na terceira sexta-feira do mês de novembro, que este ano será no dia 29, porém muitas empresas têm incorporado o mês inteiro nessa temática, conhecida como Black November. Se prepare para a Black Friday! O curso Como construir uma loja virtual, exclusivo para quem já tem um negócio formalizado, tem duração de duas horas e é totalmente gratuito. Nele, você poderá compreender a evolução do uso da internet para transformar o sonho da sua loja virtual em realidade. Também aproveite para fazer o curso Como turbinar suas vendas, que tem somente três horas de duração, e comece a aumentar o alcance das suas vendas. E não deixe de conhecer a página sobre a Black Friday que preparamos com muitas dicas e conteúdos para sua empresa vender mais esse ano!
Outubro, 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Outubro, 2024
Aposte em um calendário promocional para lucrar mais no seu Salão
Você, empreendedor do ramo da beleza, sabe planejar campanhas e ações promocionais para aumentar a procura por serviços ou a venda de produtos em seu estabelecimento? Já dizia o ditado: a propaganda é a alma do negócio. E uma das mais importantes ferramentas de gestão de marketing e vendas no varejo é simples de elaborar: o calendário promocional. É uma aposta certeira, vale a pena! O calendário promocional reúne as principais datas comemorativas do ano; uma oportunidade para explorar períodos de maior movimento e vendas, aproveitando justamente as comemorações importantes. É só marcar no calendário as datas importantes para o seu negócio, levando em conta não apenas o tipo de empreendimento – salões de beleza, barbearias, esmalterias, clínicas, lojas –, mas também o perfil da clientela. Assim, você terá uma referência das efemérides, mês a mês, para criar estratégias e ações de marketing promocional, a fim de aumentar sua lucratividade. Um bom planejamento vai ajudá-lo a enxergar as boas oportunidades, sem perder o timing para colocá-las em prática. Quando bem executado, o calendário de promoções atrai novos clientes e fideliza os atuais. Mas por onde começar? Em primeiro lugar, conheça bem o seu público-alvo, quais os desejos e preferências de seus clientes. Com isso em mente, defina as datas mais importantes para você: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal... são muitas! (Veja mais abaixo.) Para cada uma, crie campanhas específicas. A partir daí, estruture um cronograma de ações. Tudo com antecedência. Não deixe nada para a última hora. Agora que você já sabe como organizar um calendário promocional, conheça algumas dicas e sugestões sobre o que fazer nas datas comemorativas. Dia 8 de março - Dia da Mulher: Valorize suas clientes e capriche nas promoções. Que tal montar pacotes que ofereçam, por exemplo, tratamentos ‘casados’ pelo preço de um: hidratação com escova, manicure e pedicure, massagens e depilação? Já pensou também em oferecer um spa day? Maio - Dia das Mães: Planeje descontos para que filhos e filhas presenteiem suas mães com tratamentos estéticos. É possível também atrair maior clientela com pacotes que oferecem descontos para mães e filhas curtirem juntas os momentos de beleza. Maio - Mês das noivas: Você pode criar um pacote para ‘o dia da noiva’, com massagens, maquiagem e outros tratamentos. E toda noiva tem muitas madrinhas. Então, crie pacotes para elas também! Junho - Festa Junina: Planeje uma mesa bonita, cheia de quitutes típicos e vista seus funcionários ‘a caráter’. Suas clientes vão adorar! Para isso, você pode fazer parcerias com empresas que ofereçam alimentos e bebidas, em troca de divulgação. Dia 12 de junho - Dia dos Namorados: Faça uma decoração romântica para lembrar a data. Ofereça promoções em produtos e, se o seu estabelecimento for unissex, a sugestão é brindar os casais com pacotes de desconto em serviços e tratamentos contratados pelos dois. Dia 20 de julho - Dia do Amigo: Presenteie a/o cliente que levar um(a) amigo(a) neste dia, sem esquecer de dar desconto também para o(a) acompanhante. Dia 26 de julho - Dia dos Avós: Planeje descontos em produtos da loja voltados para a terceira idade e, no caso de salões de beleza e barber shops, crie ações promocionais para trazer os vovôs e vovós dos clientes para cuidar da beleza. Agosto - Dia dos Pais: O foco é o público das barbers shops, lojas e clínicas de estética masculina. Ofereça descontos em tratamentos e produtos para os papais. Dia 15 de agosto - Dia dos Solteiros: Em vez de celebrar quem vive a dois, você pode promover ações focadas em seus/suas clientes solteiros/as. Por exemplo: nas barbearias, solteiros têm desconto no corte de cabelo ou na depilação do rosto (barba e sobrancelha). Já as solteiras ganham uma sessão gratuita na manicure. São muitas as datas comemorativas. Além das já citadas, temos o Dia do Cliente (15/9), Dia das Crianças (12/10), Dia das Bruxas (31/10), Black Friday (novembro), Dia da Consciência Negra (20/11), Natal, e tantas outras. Você pode aproveitar também efemérides como o ‘Outubro Rosa’; e até mesmo períodos de mudança de estação para lançar promoções que beneficiam cuidados no inverno e no verão, por exemplo; sem falar no mês/semana de aniversário de seu estabelecimento, e no mês de aniversário da/o cliente. As opções são variadas: vale-desconto, vale-presente, brindes, serviços como cortesia, do tipo “agende um corte e ganhe uma hidratação”. Outra sugestão é oferecer mimos para os clientes: chocolate, cerveja, um happy hour, um café da manhã especial. Lembre-se de que o investimento pode ser reduzido se você fizer parcerias com empreendedores do mesmo perfil/target, com a contrapartida de divulgação das marcas envolvidas na ação. Busque oportunidades inusitadas e use a criatividade para driblar a concorrência! Ah... e não se esqueça de investir também em outra ferramenta superimportante: as redes sociais! Use abuse do Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter. Aproveitar as novas tecnologias para avisar a clientela sobre suas campanhas de marketing promocional é fundamental nestes tempos digitais. Para saber mais, consulte também o que o Sebrae já tem preparado sobre marketing sazonal aqui. Viu só a importância do calendário promocional e como existem diversas formas de aproveitar esse planejamento prévio? Invista nesse tipo de estratégia e mantenha o seu estabelecimento – seja loja, salão de beleza, esmalteria, clínica ou barbearia –, sempre movimentado, em todos os meses do ano! Tags: calendário promocional, datas comerciais comemorativas, ações de marketing promocional.
Outubro, 2024
Gestão do tempo: como otimizar o uso do seu tempo
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
Outubro, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. Neste link, você pode acessar os vídeos tutoriais feitos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orientam o passo a passo para cadastrar e usar o Domicílio Judicial eletrônico. Acesse e confira. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!