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Fri May 05 17:31:00 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Aprenda a elaborar um mapa de oportunidades para o seu varejo

Para ocupar espaço no mercado, o varejista precisa conhecer suas forças e fraquezas para aproveitar as melhores oportunidades.

· 23/03/2023 · Atualizado em 05/05/2023
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Para te ajudar, separamos as dicas do especialista Eduardo Scola, do Sebrae do Paraná, sobre como elaborar um mapa de oportunidades para o seu negócio varejista.  

O comércio varejista apresenta muitos desafios para aproveitar as oportunidades de mercado. Um dos principais fatores que afeta essa capacidade é a concorrência.

No varejo, existe uma grande quantidade de empresas lutando por uma parcela do mesmo público-alvo, o que torna difícil destacar-se e aproveitar as oportunidades disponíveis. A mudança constante dos gostos e preferências do público também pode tornar difícil para as empresas manterem-se atualizadas e aproveitarem as tendências atuais.

Outro fator que dificulta o aproveitamento das oportunidades no comércio varejista é a falta de dados precisos e atualizados sobre o mercado e os consumidores.

Sem conhecimento aprofundado sobre o público-alvo e as tendências de mercado, as empresas podem perder oportunidades valiosas e tomar decisões equivocadas. Ademais, a falta de investimento em tecnologias avançadas de análise de dados pode tornar difícil para as empresas aproveitar ao máximo as informações disponíveis e tomar decisões informadas.

Por fim, a falta de planejamento estratégico adequado também pode impedir o aproveitamento de oportunidades no comércio varejista.

Sem um plano claro e objetivo, as empresas podem ter dificuldades para identificar as oportunidades disponíveis, priorizar suas ações e alocar recursos de maneira eficiente. A falta de uma equipe capacitada e dedicada ao sucesso do negócio pode tornar difícil implementar estratégias de sucesso e aproveitar as oportunidades de mercado.

É possível aumentar os resultados das suas vendas, prospectar mais clientes e explorar oportunidades que você ainda não percebeu, com dois métodos muito simples. 

O primeiro método que vamos ensinar tem como base o seu mercado e, para criá-lo, você precisa de uma análise SWOT ou, como é carinhosamente chamada no Brasil, uma análise FOFA do seu negócio. Para fazer uma análise FOFA, você deve estar atento a todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que gravitam no seu varejo. 

Como exemplo, vamos usar uma marca de roupas. A marca é "Leve e Solta". Suponha que essa marca esteja posicionada para o público mais jovem, ativo e prático. Uma das forças dessa marca pode ser a conexão com o estilo de vida do público-alvo. Já a fraqueza, no entanto, pode ser o preço alto dos produtos. Uma ameaça pode ser justamente um concorrente que oferece preços mais acessíveis. E, neste cenário, a oportunidade pode ser a parceria com influenciadores digitais para assinar uma coleção e gerar ainda mais exclusividade, variedade e fidelidade, ou até apostar em uma linha de produtos básicos para atrair um público mais amplo. 

Depois da análise FOFA, vamos para o segundo passo, que é o mapa de oportunidades de mercado. Aqui, você testará as oportunidades que identificou para posicionar a sua empresa perante seus concorrentes.

Em uma folha de papel, trace uma linha na horizontal, vamos chamá-la de "preço". Em uma ponta, vamos colocar "acessível" e na outra "alto valor". Agora você vai traçar uma linha na vertical, cruzando a folha, e vamos chamá-la de "público". Em uma ponta, colocaríamos "fiel", já na outra "amplo".

Vamos imaginar que a sua marca esteja em alto custo e com público fiel. Suponhamos que os seus concorrentes estejam na mesma posição que você, oferecendo exclusividade a um alto custo de produção. Outro oferece preços mais acessíveis, mas não possui a mesma credibilidade da sua marca. Nesse caso, pode haver uma oportunidade bem interessante: uma linha de baixo custo, que talvez faça sentido, mas também pode significar um baque no sentimento de exclusividade dos seus clientes fiéis. No entanto, caso este pequeno teste seja bem sucedido, então a sua empresa aproveitou a oportunidade e, assim, vale a pena continuar o investimento. 

O segundo método tem a ver com seus produtos e com o desejo dos clientes. Imagine que a oportunidade do método anterior tenha sido comprovada e agora você possui dois produtos diferentes para dois públicos distintos. O desafio é ampliar o seu mercado interno, ou seja, aumentar a venda de vários produtos para o mesmo público ou a mesma mercadoria para pessoas diferentes. 

Essas relações são chamadas de cross-selling e upselling, e é muito importante que você mantenha uma rotina de análise do padrão de compra dos seus clientes para identificar as lacunas e oportunidades que estão surgindo a cada novo produto ou novo perfil de cliente. Para inovar sempre, é necessário um planejamento estratégico em todas as etapas.

Afinal, é impossível aproveitar novas oportunidades sem planejar as suas ações. Para um planejamento rico, é necessário se municiar de todos os dados que puderem ser obtidos através de pesquisas e testes. Se você seguir esses métodos, tenho certeza de que não só os seus números crescerão, como também a sua perspectiva sobre o seu mercado e a de seus concorrentes.   

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Indicadores para o seu negócio.

Planejamento estratégico para empreendedores.

Para aprender ainda mais sobre o mapa de oportunidades no varejo, acesse o site do Sebrae, ou procure a agência mais próxima. Você encontrará artigos, vídeos e cursos para melhorar o desempenho do seu negócio. 

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