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Sun Apr 23 18:58:25 BRT 2023
Organização | LOGÍSTICA
Aprenda a melhorar a logística de entrega do seu e-commerce

Nos últimos anos, para a alegria do mercado, o varejo físico migrou para o e-commerce, mas, apesar das facilidades, existem muitos desafios no setor.

· Atualizado em 23/04/2023
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Para te ajudar a melhorar a logística do seu e-commerce, selecionamos as dicas da especialista Isis Lemos, do canal Nuvemshop.

Um dos principais desafios do e-commerce é a logística. Nesse sentido, os empreendedores do ramo se perguntam, qual é a opção mais vantajosa, Correios ou transportadoras? Cada uma tem seus prós e contras e vamos explicar tudo ao longo do texto. 

O e-commerce trouxe muitos benefícios para o consumidor, como praticidade e comodidade, mas também trouxe desafios para a logística. Um dos principais é garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo estipulado e em boas condições. Além disso, é preciso oferecer diversas opções de frete e formas de pagamento, para atender às diferentes necessidades dos consumidores.

Outro desafio é lidar com o aumento do volume de pedidos, especialmente em épocas de grande demanda, como os períodos do Natal e Black Friday. É preciso ter um planejamento estratégico e investir em tecnologia, para otimizar os processos logísticos e minimizar erros e atrasos.

A falta de um bom gerenciamento de estoque também pode causar problemas, como falta de produtos ou excesso de artigos parados, o que pode afetar a saúde financeira do negócio.

Por fim, a logística reversa também é um desafio no e-commerce. O processo de devolução de produtos pode ser complexo e caro, especialmente se envolver produtos grandes e pesados. É preciso ter uma boa política de trocas e devoluções para garantir a satisfação do cliente e manter a reputação do negócio.

Todos esses desafios exigem planejamento, investimento em tecnologia e uma boa gestão para garantir o sucesso da logística no e-commerce.

Agora, a primeira questão que você precisa considerar no seu e-commerce são os custos com a logística.

Os Correios oferecem várias modalidades de envio, algumas mais caras e mais rápidas, como por exemplo o Sedex. Contudo, há opções um pouquinho mais demoradas e mais baratas, como o PAC, que é o envio para encomendas pequenas e leves.

Além disso, também é possível fechar um contrato com os Correios. Os benefícios são as tarifas mais baratas do que o normal e a opção de coleta no endereço do seu estabelecimento. Isso facilita muito, pois você não precisará levar a encomenda até uma agência dos Correios, e também conta com um processo mais facilitado de logística reversa.

Já as transportadoras, em geral, têm custos mais vantajosos, principalmente se você já faz um volume maior de envios. Então, se você está enviando encomendas em grande quantidade, esta opção pode ser mais vantajosa. Aliás, considere também os prazos de entrega. Apesar dos Correios oferecerem opções de envio expresso, como o Sedex, as transportadoras costumam oferecer outras ainda mais rápidas.

O terceiro critério a considerar é o cálculo do frete. No entanto, grande parte dos e-commerce não precisa se preocupar com este quesito. Por exemplo, se você tiver uma loja num shopping, haverá uma integração onde o cálculo do frete aparecerá no checkout. Já no caso das transportadoras, o cálculo do frete pode variar de acordo com o tipo de contrato que você fechar com cada uma delas. 

O quarto critério está relacionado às áreas de atuação. Os Correios, com certeza, oferecem o serviço de entrega com a maior abrangência nacional, e as encomendas enviadas por eles podem chegar a praticamente todo o Brasil. Enquanto isso, as áreas cobertas pelas transportadoras podem variar bastante. Portanto, consulte a abrangência de cada uma delas antes de fazer a sua escolha. 

O próximo ponto a analisar são os tipos de produto que você vende. Eles podem ser transportados pelos Correios ou transportadoras?

Se você vende produtos como roupas, sapatos, itens resistentes, ou que podem ser facilmente embalados, com certeza os Correios podem ser uma ótima opção para você. Mas se as suas encomendas ultrapassam o limite máximo de volume da empresa, que é de 200 cm³ em todas as dimensões, então considere contratar uma transportadora. 

Como se não bastasse, outro ponto a ser levado em consideração é a quantidade de envios que você faz. Então, se você faz um número muito grande de envios, pode ser muito mais vantajoso fechar contrato com uma transportadora, até porque quanto mais produtos você for enviar, melhores serão suas condições na hora de negociar e fechar um contrato com essas transportadoras.

Entenda qual é a situação do seu varejo, quantas vezes você envia, e tente negociar tanto com os Correios quanto com transportadoras, verificando o que é mais vantajoso. 

Por último, é importante observar o comportamento dos seus consumidores. Será que preferem envios mais rápidos ou mais baratos? Dessa forma, é possível realizar uma escolha mais assertiva. E você pode utilizar as duas formas de envio. Assim, será possível oferecer várias formas de frete ao seu cliente, que escolherá a melhor opção. 

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Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Enfim, essas foram algumas dicas de como melhorar a logística do seu e-commerce. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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