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Wed Jul 06 17:43:14 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Aprenda com as startups a escalar seu negócio

Empresas que podem submergir em semanas ou arrecadar fortunas, as startups são desafiadoras, mas seu modelo inovador pode transformar sua empresa.

· 01/07/2022 · Atualizado em 06/07/2022
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Startup é um termo que já ganhou o imaginário do empreendedorismo brasileiro. Apesar de não existir tradução em português, pode ser definido como um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza e inovação.

Geralmente, uma startup trata-se de uma "empresa emergente" que, muitas vezes, tem uma história incrível de ascensão envolvendo ideias revolucionárias que nascem em garagens. Empresas não convencionais, que poderiam submergir em semanas ou arrecadar fortunas, e aí desaparecer, ou não, subitamente. Esta é a ideia a que o termo startup remete.

 Transformando modelos

Você empreendedor pode aprender com esse modelo ousado e aplicar algumas de suas características em sua empresa, sem necessariamente criar uma startup. É o caso da aplicação do modelo de negócios conhecido como Business Model Canvas. Como se sabbe, modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor para alguém, ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro.

No caso do Business Model Canvas, o foco não é essencialmente o produto, mas seu valor e, por consequência, sua rentabilidade. É preciso definir muito bem como o seu negócio soluciona a dor do cliente de forma lucrativa. Vale lembrar que o modelo de negócios não substitui o plano de negócios. São ferramentas para necessidades diferentes. Saiba mais sobre o Business Model Canvas aqui.

Replicável e crescente

Outra característica das startups é o crescimento acelerado. Elas oferecem um produto repetível e escalável que atinge um grande número de clientes e gera lucro de forma rápida. Como fazem isso? Por meio de um modelo de negócios escalável onde é necessário aumentar sua receita de maneira desproporcional ao aumento do seu custo. Ou seja, crescer em receita, mas com os custos crescendo bem mais lentamente. Essa é a chave do sucesso de qualquer startup.

E para fazer isso, normalmente, só se consegue com o uso da tecnologia e do potencial de alcance da internet. Por exemplo: Uma sapataria que opera no máximo de sua capacidade e entrega 100 pares por dia, caso tenha aumento de demanda e queira subir para 200 pares/dia, teria que duplicar toda sua estrutura. No entanto, um startup funciona na internet por meio de uma plataforma ou por um aplicativo, caso 100 ou 200 pessoas usem seus serviços não será necessário mais espaço, mais funcionários, talvez nem mesmo mais servidores.

Já para um negócio ser repetível ele deve ser capaz de entregar exatamente o mesmo produto/serviço em escala constante. Por isso, startups evitam fazer muitas customizações ou adaptações para cada cliente, pois a meta é multiplicar um modelo já pronto. Essa característica também é o que difere uma empresa criadora de softwares tradicional sob demanda de uma empresa startup.

Como se pode ver, uma startup necessita de inovação em inúmeros aspectos para fugir do modelo de uma empresa tradicional. Esse exercício deve envolver pensar diferente do que normalmente é feito ou ser uma adaptação do que está sendo feito com uso de tecnologia. E ser ousado nesse nível é algo que, com estudo e equilíbrio, pode ser aplicado a qualquer empresa. Para saber mais sobre essas técnicas acesse o curso Inovação de impacto para Startups.


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