this is an h1

this is an h2

Fri Mar 03 12:11:22 BRT 2023
Organização | PROCESSO ORGANIZACIONAL
Armazenamento e segurança dos materiais são essenciais em uma obra

Manter o canteiro de obra sempre organizado, cuidando do armazenamento e segurança dos materiais são fundamentais para alcançar eficiência.

· Atualizado em 03/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para evitar que haja desperdício de materiais, falhas na execução e que o trabalho ocorra da melhor maneira possível, é fundamental contar com um canteiro de obra bem organizado.

Para que isso ocorra, o acompanhamento dos materiais de construção deve ser realizado em um canteiro de obra desde o momento em que o material é entregue no local pelo fornecedor até o momento de sua aplicação ou seu descarte. 

Um dos fatores essenciais para essa boa organização, é o armazenamento seguro e correto dos materiais de construção, que deve ser realizado de maneira estratégica.

Mas, também não se trata apenas de uma questão de organização. Essa prática traz outros benefícios, e um deles é a redução de custos.

É o que mostra um estudo realizado pela Escola Politécnica da USP, que aponta que dos investimentos realizados em um projeto de construção civil, de 3% a 8% são consumidos pela perda de materiais de construção. 

Organizando

São muitos os materiais e todos com diferentes necessidades de armazenamento, de acordo com as características e especificações de cada um, tanto para que ocupem o espaço necessário dentro do canteiro de obras, como também para evitar riscos de danificação, perda ou desperdício. 

Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante. Por exemplo, deixar a areia e britas mais próximas aos locais de preparação do concreto. Ou, no caso de ferro e madeira, mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos do sol e da chuva. A seguir, confira outras dicas:

  • Cimento, cal e argamassas: manter sempre o saco fechado e longe de locais úmidos ou com água próxima. Para evitar contato direto com o solo, devem ser armazenados sobre tablados ou plataformas;
  • Tijolos e blocos: procure recebê-los conforme as necessidades e, por sua fragilidade, tenha muito cuidado ao empilhá-los ou manuseá-los. Devem ser armazenados em local plano, respeitando a altura máxima;
  • Pisos e azulejos: como são muito frágeis, o ideal é que cheguem à obra próximo da utilização. Evite sobrecarga em cima das pilhas e cuidado com materiais que possam respingar sobre a sua superfície;
  • Telhas: as de cerâmica e concreto devem ser empilhadas verticalmente, enquanto as de fibrocimento e aço devem ficar na horizontal, mas levemente inclinadas. Assim como os pisos e azulejos, podem chegar próximo da utilização. 

Todas essas informações geralmente constam nas próprias embalagens dos produtos. Mas caso isso não ocorra, entre em contato com o fornecedor ou com o SAC do fabricante.

Mão de obra

Canteiros de obras organizados tendem a ser mais eficientes e com um desempenho muito mais dinâmico das equipes. Mas, de nada adianta essa organização se a mão de obra não estiver preparada para isso.

Ou seja, é importante instruir os trabalhadores a respeito do armazenamento adequado e manuseio dos materiais, e conscientizá-los de que essa prática será benéfica para o trabalho de cada um deles e também para o sucesso da obra. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?