Aposte em um mercado crescente no país, vendendo roupas e acessórios para bebês, crianças e adolescentes.
No ramo da moda, entender a fundo qual será o público-alvo é fundamental para começar estratégias de comunicação e criar um mix de produtos antes de começar a agir.
Dentro da moda infantil temos diversas divisões por fases, como bebês, crianças e adolescentes e também por estilos e categorias de produtos, como roupas para festas, esportivas, moda praia, pijamas, até calçados, mantas, lençóis, cobertores, edredons, travesseiros e por aí vai.
Toda oferta de produtos está ligada ao seu público-alvo, então conheça-o bem antes de fazer uma aposta.
O mercado
A vantagem de uma loja de moda infantil é que bebês, crianças e adolescentes estão sempre crescendo e precisando de roupas novas, assim, a compra de roupas e acessórios novos tem uma frequência interessante.
A produção de artigos de moda infantil e bebê no Brasil alcançou 1,2 bilhão de peças em 2020 (IEMI).
Outra vantagem é a pouca participação de artigos importados no consumo interno: em 2020 somente 9,0% foi suprido por eles (IEMI).
Dados do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI) mostram que em 2020 o mercado de moda infantil e bebê no Brasil era composto por:
- 5,7 mil indústrias;
- 325 mil empregos;
- 1,2 bilhão de peças produzidas;
- US$ 5,0 bilhões em valores de produção;
- US$ 23,0 milhões exportados;
- US$ 200,4 milhões importados.
As micro e pequenas empresas representam 90% do setor de vestuário no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
Montando a loja.
Esse pode ser um mercado atrativo, mas o empreendedor deve ficar atento a alguns pontos antes de iniciar suas atividades, como:
localização do estabelecimento;
estrutura da loja;
visual merchandising
estoque
Nós vamos falar um pouquinho sobre essas possibilidades agora.
-
Localização do estabelecimento
No que diz respeito à localização, um aspecto muito importante é que o local escolhido seja de grande movimento de pessoas. Mas é preciso ainda avaliar a relação custo-benefício: locais mais movimentados podem ter aluguel mais caro; já se você optar por montar a loja fora dos grandes centros, deverá investir em divulgação, atendimento e promoções para atrair o cliente, por exemplo.
Coloque no papel qual esforço trará mais resultado, um aluguel mais caro ou compensar o movimento natural por maior investimento em marketing.
Dica - pontos importantes sobre a escolha da localização:
- capacidade de estacionamento (local ou próximo);
- proximidade a estações e pontos de transporte coletivo;
- tipos de comércio ao redor.
-
Estrutura da loja: o ambiente precisa funcionar
O tamanho da loja precisa levar em consideração a quantidade de produtos que será possível expor, espaço para estoque, acessibilidade para carrinhos de bebês e pessoas com deficiência e preocupação com móveis, setores e equipamentos, para que não ofereçam riscos às crianças e bebês que irão circular por lá: araras, armários, assentos, balcão, espelho, banheiro com trocador, manequins e provadores com espaço para a criança e um adulto.
Pense em tudo com muito critério e carinho, para que o ambiente seja atrativo para a família e o pequeno cliente; por isso nossa próxima dica é visual merchandising.
Dica: visite várias lojas infantis, tanto de concorrentes quanto lojas de marcas que te inspiram para estudar as soluções de formatos e padrões praticados no segmento.
-
Visual merchandising: sua loja precisa chamar a atenção
Dentro e fora da loja, o chamado visual merchandising é essencial. Você pode criar um “cenário” que tenha relação com o público-alvo.
Opte por cores alegres e por outros recursos de decoração que cumpram este papel, como os espaços instagramáveis, que são locais com cenários encantadores para fotos em redes sociais. Vale investir em revestimentos, pintura, móveis e iluminação para favorecer a estética.
A vitrine é o primeiro contato que o consumidor tem com o produto e define o que está à venda, então precisa ser atrativa. E não esqueça de agradar o consumidor, que é o cliente direto, que usará as roupas, calçados e acessórios, mas também a quem vai pagar a conta.
-
Estoque: quanto preciso?
Esta é uma pergunta recorrente, e a resposta é que a manutenção dos estoques deve contar com certa variedade de produtos, atendendo sempre às estações e às tendências do mercado. Além da quantidade, a qualidade das peças compradas não pode ser esquecida também.
Quanto maior a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.
O ideal é que o estoque seja mínimo, ou seja, para garantir que a quantidade de produtos que você possua irá atender o mínimo de vendas que são necessárias para o negócio se manter.
O conceito de estoque mínimo é uma forma de conter a aposta em grandes volumes, que não tem justificativa no histórico de vendas, ou para quem está começando o negócio, entender qual é o ritmo de vendas do novo empreendimento,; assim será gerado um menor impacto na alocação de capital de giro, ou seja, na linguagem popular: menos dinheiro preso. Você pode fazer este cálculo levando em conta o número de dias entre o pedido de compra com seu fornecedor, até a entrega, quando os produtos estarão disponíveis para os seus clientes adquirirem.
Aprenda a agregar valor
E o que isso significa?
Você vai oferecer o inesperado ao cliente. É oferecer mais e melhor e, muitas vezes, aquilo que ninguém oferece. Aposte em diferenciais. Há muitas maneiras de agregar valor dessa forma, que vão de comercializar roupas com matérias-primas ecologicamente corretas, utilizar embalagens biodegradáveis, personalizar o atendimento, criar espaços lúdicos a até realizar promoções em redes sociais.
Dica: participe de feiras do segmento, como a Feira Ópera e FIT – Feira Infanto Juvenil, para se conectar com as melhores práticas, inovações e fornecedores.
Saiba mais:
O Sebrae oferece ainda um curso à distância para aprender Como vender mais e melhor.
Fique bem informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!
Foi um prazer te ajudar :)