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Wed Mar 01 21:26:00 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como minimizar riscos e vender seus produtos no comércio exterior

Saiba como aproveitar o comércio exterior e evitar riscos para vender mais os seus produtos.

· 03/02/2023 · Atualizado em 01/03/2023
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No mundo globalizado, o comércio internacional é um dos responsáveis pelo crescimento e pelo desenvolvimento da economia de um país. Ultrapassar as fronteiras internacionais é possível, mas é importante conhecer os riscos e estar atento aos desafios existentes, que podem afetar - de alguma maneira - o processo de importação ou exportação dos seus produtos.

Quase metade das exportações são feitas por micro e pequenas empresas no Brasil. Todas entenderam que, para entrar nesse mercado, é necessário pesquisar e identificar os possíveis consumidores para os seus produtos no exterior, além de  saber sobre as perspectivas econômicas e condições para a exportação. Tudo é concretizado através de um plano de negócio para trazer os detalhes sobre os custos envolvidos na operação.

É fundamental você conhecer bem o seu cliente, seu fornecedor, seu mercado e o país no qual deseja inserir seus produtos. Assim, você ganha pontos na apresentação do material, trazendo-o no idioma local e já com os preços em dólares para responder prontamente a tudo o que precisar.

Riscos no Comércio Exterior

Os riscos no comércio internacional sempre existiram. O que diferencia é a maneira como cada empresa escolhe atuar nesse mercado. Como já falamos acima, é necessário pesquisar, planejar e conhecer bem cada detalhe que envolve todo o processo.

O segredo sempre será se prevenir da melhor maneira para crescer e evitar prejuízos. É preciso ter uma análise prévia de tudo e assim conseguir evitar os possíveis riscos para o seu negócio.

Alguns riscos existentes:

  • Atrasos no pagamento;
  • Falhas na entrega;
  • Recebimento da mercadoria com defeito;
  • Possíveis riscos políticos apresentados pelo país;
  • Possíveis riscos extraordinários, como a pandemia, a guerra na Ucrânia e as condições climáticas, por exemplo.

Vendas no Comercio Internacional

Um ponto importante a ressaltar é que você precisa estar ciente em relação às finanças da empresa. O trabalho de prevenção também significa prever o estoque que será oferecido e demandado para suprir não apenas o mercado internacional, mas também, abastecer o mercado nacional e assim ter condições para exportar.

Você também vai precisar realizar possíveis mudanças no produto para que chegue ao destino dentro da legislação vigente do país. Em alguns casos, é necessário fazer a tradução do rótulo, colocar algum selo e se deparar com proibições diferentes do Brasil - o que muda de acordo com as agências regulatórias locais.

Sendo assim, entenda que você precisa ter flexibilidade quando for atender o mercado internacional.

Existem garantias?

Assim como em todo negócio, não existem resultados imediatos. Você alcançará sucesso através de muito trabalho e perseverança nas suas escolhas de mercado.

O que é importante ter em mente: não é necessário ter uma grande estrutura para entrar no comércio exterior. Muitas micro e pequenas empresas estão faturando com seus produtos no mercado internacional. Sua empresa também pode expandir e vender para o comércio exterior.

Lembre-se que, além de todo o preparo que você precisa ter com a equipe responsável pela importação e exportação dos seus produtos, sua empresa precisa se tornar conhecida no mercado internacional. Ou seja, é fundamental contar com um time de marketing para realizar a expansão da marca.

Conhecer os riscos existentes no comércio internacional ajuda a minimizá-los e a melhorar a estratégia para alcançar o sucesso com seus produtos no exterior.

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