Empresas de pequeno e médio porte podem experimentar um ótimo desenvolvimento ao aderir ao associativismo.

Associativismo é a aplicação de um modelo de cooperação e integração entre indivíduos ou empresas, com o objetivo de que todos se beneficiem da união e cresçam juntos.
É uma estratégia de desenvolvimento ancestral, simbolizada no bordão “a união faz a força”. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área de atuação e possibilita evoluir mais do a concorrência.
A única exigência é que haja pontos e características em comum, como a utilização das mesmas matérias primas, tipos de produtos ou serviços.
Uma vez identificada a sinergia, os empreendedores devem realizar um estudo de viabilidade econômica para confirmar que são capazes de suportar os custos de implantação e de manutenção da associação, que deve compreender, no mínimo, uma central de negócios, marketing e serviços.
O associativismo é uma solução para fortalecer e tornar competitivos pequenos e médios negócios, inclusive constituindo um espaço de conversação entre os empreendedores, sociedade e poder público.
Ao dividir despesas operacionais e somar competências, cortam custos e elevam a qualidade de seus produtos. Ainda, muito importante, possibilitam o acesso a novos mercados de forma vantajosa, podendo negociar prazos e preços com mais assertividade.
O desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários fica muito favorecido pela troca de informações, permitindo traçar estratégias de vendas conjuntas.
As vantagens econômicas e de gerenciamento são muitas, entre elas:
- União – pensar coletivamente e permite trocar experiências e crescer em conjunto;
- Aculturamento – possibilita adotar mais facilmente uma cultura empreendedora;
- Compra conjunta – aumenta o poder de barganha e facilita o acesso aos grandes fornecedores do mercado;
- Fixação da marca – associar o negócio a uma rede maior confere ganhos a cada um dos participantes;
- Capacitação de pessoal – empresários e funcionários melhor qualificados melhoram a gestão do negócio, a qualidade do trabalho e o atendimento aos clientes;
- Lucratividade – ao melhorar as margens de comercialização, as empresas podem conseguir um aumento considerável no faturamento;
- Parcerias – fundamentais para a implementação de ações promocionais;
- Conceito de Loja – a padronização no visual dos estabelecimentos, desde a fachada, layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários, informatização e modernização de processos, traz inúmeros benefícios;
- Competitividade – empresas ganham visibilidade ao utilizar benefícios como comprar bem e barato, maximizar e diversificar o mix de produtos, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treinamentos para a equipe de colaboradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo.
Saiba Mais:
O associativismo cria uma visão de negócios mais igualitária
Tudo o que você precisa saber para criar uma associação de sucesso
Foi um prazer te ajudar :)