Entenda como uma cooperativa financeira pode promover um pequeno negócio

A cooperação entre as empresas têm se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas.
Entre as estratégias cooperativas frequentemente utilizadas no mercado, estão:
- Fortalecer o poder de compras;
- Compartilhar recursos;
- Combinar competências;
- Dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas;
- Partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades;
- Oferecer produtos com qualidade superior e diversificada.
Existem vários modelos de cooperação. Aqui iremos tratar especificamente de cooperativa financeira. Mas, afinal, que modelo é esse?
Cooperativa financeira ou cooperativa de crédito
Segundo Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Banco Cooperativo do Brasil S/A, a designação “cooperativa de crédito” tem merecido recorrentes objeções. Atualmente, os especialistas do ramo preferem usar o termo cooperativa financeira, em substituição a cooperativa de crédito.
Segundo o Banco Central, uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados.
A origem do ramo crédito
A primeira cooperativa de crédito surgiu na Alemanha, em 1848, por iniciativa de Friedrich Wilhelm Raiffeisen. Era voltada aos ruralistas e, por isso, o nome Raiffeisen passou a identificar em vários países, inclusive no Brasil, o cooperativismo de crédito rural.
Por aqui, a primeira cooperativa de crédito foi fundada em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul.
Acesse a publicação completa "Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira" (em PDF).
Foi um prazer te ajudar :)