this is an h1

this is an h2

Fri May 19 02:11:00 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Astroturismo abre boas perspectivas de negócios

Ofereça a seus clientes roteiros de astroturismo pelos observatórios do estado de São Paulo.

· 23/02/2023 · Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo vem crescendo dia após dia em todo o mundo, com milhões de clientes tentando recuperar o tempo perdido durante a pandemia do coronavírus. E junto com esse crescimento, vem a sofisticação: empresas e agências encontram a cada dia novos nichos de mercado. Um desses nichos é o astroturismo, a observação de estrelas e planetas em diferentes localidades.  

Se o cliente não tem grande disponibilidade para viagens, mas adora novas experiências, que tal oferecer uma viagem interplanetária sem levantar da cadeira? A palavra que aciona esse tapete mágico é “planetários”, um estilo de passeio que começa a figurar mais nos roteiros turísticos.  

Tudo começa com um conhecimento melhor de sua clientela. Confira este material do Sebrae para você compreender como aumentar e melhorar suas vendas a partir da dedicação e conhecer melhor seus clientes. Reconhecer a importância de criar valor para os clientes. 

Ambientes especiais 

Os planetários são ambientes projetados para simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais, com enorme realismo. Todos contam com uma sala de projeção, em formato de auditório circular coberto por uma cúpula, onde são realizadas as projeções. 

O principal objetivo dos planetários é difundir a astronomia, e uma infinidade de efeitos especiais permitem ao turista assistir em poucos minutos a movimentos celestes que podem levar milênios para acontecer no universo. 

Com os novos sistemas digitais de projeção para cúpulas hemisféricas, os planetários se transformaram em verdadeiros cinemas imersivos digitais, que permitem grandes espetáculos multimídia. 

No Brasil 

O Brasil ganhou seu primeiro planetário em 1957, mas ainda há poucos instalados no país, e a concentração geográfica é grande, embora o interesse do público e do mercado venha crescendo nos últimos anos. Um exemplo de sucesso é oCentro de Estudos do Universo (CEU), que funciona desde 2001 na cidade de Brotas, a cerca de 250 Km de São Paulo.  

Uma das capitais do ecoturismo nacional, Brotas oferece a quase ausência de poluição química e luminosa, o que favorece a observação dos astros, a olho nu ou por meio de telescópios. O CEU é uma fundação sem fins lucrativos, voltada para a divulgação e ensino de astronomia, astronáutica, geologia e ciências afins. Trata-se de um dos maiores complexos do gênero no Brasil. 

Lá, o astroturista tem a oportunidade de explorar planetas e nebulosas pelos telescópios e visitar um importante sítio arqueológico, além de assistir às sessões do Planetário Digital. O CEU também conta com estrutura para atividades corporativas. 

Além de Brotas, seu roteiro para o astrocliente pode contemplar outros cinco locais, todos bem perto de São Paulo. Confira: 

  • Serra da Mantiqueira: O Observatório Pico dos Dias é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, pioneiro no Brasil e que vem produzindo pesquisas na área de astronomia desde 1985. Localizado 1.500 metros acima do nível do mar, o observatório permite contemplar em detalhes diversas constelações, a olho nu e com o uso de telescópios. É o local perfeito para aprender mais sobre eclipses lunares, nebulosas e os planetas Saturno, Júpiter, Vênus e Marte, que podem ser enxergados lá. 
  • Vale do Paraíba: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, apresenta ao público inúmeras curiosidades sobre astronomia, como a identificação de 88 constelações, estudadas há milênios pela astrologia mesopotâmica, maia, asteca, chinesa, indiana e pelas culturas aborígines australianas. 
  • Valinhos: Ocupando uma área de 450.000 m², o Observatório de Valinhos, a 87 Km de São Paulo, é também uma área de preservação ambiental. Lá, as visitas permitem observar tanto as estrelas como o Sol, a “nossa” estrela, utilizando equipamentos adequados. 
  • São Carlos: O Observatório Dietrich Schiel, em São Carlos, a 230 Km da capital paulista, destaca-se pela oferta de cursos gratuitos, que vão desde a introdução à astronomia até um aprofundamento pelo Sistema Solar. A instituição também disponibiliza palestras, observações guiadas e semanas temáticas. 
  • Planetário do Ibirapuera: O Planetário Professor Aristóteles Orsini, que fica no Parque Ibirapuera e foi reaberto após décadas de interdição, é um dos grandes atrativos do turismo em São Paulo e encanta com suas projeções. Ao lado, a Escola Municipal de Astrofísica oferece cursos para os amantes de astronomia e um observatório para as noites de céu limpo. O espaço ainda abriga uma biblioteca especializada e um acervo histórico de objetos astronômicos. 

Gostou? Pois é, o astroturismo oferece todo um mundo de aventuras para seus clientes e de oportunidades para seu negócio. O Sebrae tem muito a ajudar. Que tal dar uma olhada neste material?  

Conheça mais sobre astroturismo neste material do Sebrae. 

Curso pelo WhatsApp: 

Inovação e possibilidades de crescimento: "Você compreenderá qual é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades." 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?