this is an h1

this is an h2

Thu Nov 10 19:13:22 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Atacarejo da beleza: vantagens para profissionais do setor

Combinando características do atacado e do varejo, esse modelo de negócio atrai tanto profissionais e lojistas quanto clientes finais.

· Atualizado em 10/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um dos estabelecimentos paulistanos mais procurados para produtos de beleza e higiene transformou seus negócios. A rede Ikesaki Cosméticos entrou para o “atacarejo”, que combina os modelos de negócios do atacado e do varejo com vantagens para pequenos e médios empreendimentos.

Com essa estratégia de vendas, as lojas podem oferecer produtos com descontos progressivos: quanto mais unidades forem compradas, menor o preço de cada uma. No caso da Ikesaki, que antes focava o atacado, a proposta é ter preços entre 30% e 40% abaixo da média do mercado.

A principal vantagem do atacarejo é diversificar e expandir o alcance do comércio. O cliente final pode frequentar a loja normalmente para encontrar os produtos de que precisa no dia a dia, e profissionais podem abastecer o estoque dos itens usados na rotina de trabalho.

Usando o exemplo da Ikesaki, pessoas que empreendem no setor de beleza podem encontrar preços melhores ao comprar pacotes grandes de xampus, maquiagem e outras mercadorias necessárias para um salão. 

FAVORITAR
Botão favoritar

Vantagens para profissionais

Essas dicas são valiosas para quem trabalha na área, incluindo lojistas. Estabelecimentos de atacarejo oferecem bons preços e diversidade, além das vantagens de comprar em quantidades maiores

Donos de lojas e mercados de bairro podem reabastecer suas gôndolas e encontrar mais opções do que num atacado comum e com muito mais economia do que no varejo. 

Com isso, o atacarejo facilita nas compras para pequenos e médios empreendimentos. Com volumes variados de mercadorias, é possível ajustar as quantidades para atender às necessidades específicas do seu negócio.

Essa é uma vantagem também para salões de beleza, que às vezes são microempresas com uma circulação de frequentadores um pouco menor. 

Um atacado que vende xampus só em pacotes de uma dúzia, por exemplo, pode custar muito para um salão de pequeno porte, pois a frequência de clientes e o fluxo de caixa é menor. 

FAVORITAR
Botão favoritar

Oportunidade para empreendedores

Já empreendedores que querem operar do outro lado têm muitas oportunidades, mas também muitos fatores para considerar.

A escala do estabelecimento deve ser muito maior do que a do varejo, já que o armazenamento dos produtos se dá no mesmo local. Esse detalhe tem seu lado bom, porque facilita a logística e diminui os gastos com a locação de espaços e com o transporte das mercadorias. Por outro lado, esses empreendimentos funcionam em galpões espaçosos para armazenar todo o estoque. 

O modelo de atacarejo também permite maior praticidade na organização física, com o uso de pallets de madeira já prontos para serem movidos por empilhadeiras. Essa ideia, inclusive, faz parte da nova estratégia da Ikesaki Cosméticos.

Uma das possíveis desvantagens em relação ao varejo é a venda de mercadorias perecíveis. Porém, pela natureza dos produtos do setor de beleza, esse problema não tem um grande impacto em um atacarejo dessa área. Basta saber quais itens duram menos nas prateleiras e organizar a disponibilidade.

Essa estratégia de vendas também pode dar certo num modelo totalmente on-line. Atacarejos digitais economizam ainda mais do ponto de vista logístico, pois não precisam de espaços equipados para a circulação de consumidores e a operação das compras. Mas é importante lembrar que o aspecto tecnológico tem que estar ainda mais desenvolvido, o que pode gerar custos.

FAVORITAR
Botão favoritar

Como surgiu o atacarejo

O autosserviço estava no conceito original do atacarejo, surgido em 1964 na Alemanha. Naquele ano, o dono da loja Cash and Carry abriu mão dos vendedores e os compradores passaram a escolher e pagar os produtos por conta própria. Essa decisão diminuiu os gastos e aumentou as margens de lucro do negócio.

A loja inclusive inspirou o nome em inglês do modelo atacarejo, conhecido internacionalmente como “cash and carry”, descrevendo o ato de pagar e levar os produtos pessoalmente. 

Desde então, surgiram casos de sucesso famosos no mundo todo, como o Walmart, e no Brasil, como o Roldão e o Mercadão da Economia.

FAVORITAR
Botão favoritar

Opção para o setor de beleza

Todos esses exemplos e dicas são apenas um ponto de partida para entender e trabalhar com o atacarejo. A criatividade e os recursos disponíveis para entrar nesse modelo de negócio podem e devem fomentar estratégias adicionais.

O próprio caso da Ikesaki vai além, com novidades que investem na experiência do comprador e parcerias com outras marcas. Há um clube de vantagens gratuito para lojistas parceiros, um espaço para aplicações e demonstrações de produtos e até uma brincadeira chamada “estacionamento de marido”, que oferece serviços de barbearia no local.

Outro benefício para profissionais da beleza que compram lá é a grade de cursos gratuitos de beleza e gestão, fruto de uma parceria com o Sebrae que ajuda lojistas a melhorarem seus pontos de venda.

O portal do Sebrae oferece diversos outros cursos, incluindo um quiz. Confira abaixo:

Para mais dicas sobre empreendimentos no setor de beleza, acesse este artigo:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?