this is an h1

this is an h2

Tue Feb 28 00:56:50 BRT 2023
Empreendedorismo | RESPONSABILIDADE SOCIAL
Automação residencial acessível para idosos e deficientes físicos

Muito se fala sobre a automação residencial para trazer conforto às nossas vidas, mas existe um outro lado ainda mais importante: a acessibilidade.

· 13/01/2023 · Atualizado em 28/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A Pesquisa Nacional de Saúde, coordenada pelo IBGE em 2021, contabilizou a existência de cerca de 17 milhões de pessoas com deficiência no país. Somado à quantidade de idosos, os números representam uma parcela considerável da população, que precisa de um cuidado especial com a acessibilidade.

Nesse contexto, a automação residencial tem muito a ganhar.

Embora pouco se fale sobre o assunto, está claro que as novas tecnologias ajudam e muito a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. 

Conclui-se, portanto, que o mercado da acessibilidade pode ser muito rentável, já que a automação para essas pessoas não se trata apenas de conforto, mas de necessidade, do alcance da independência e da realização de tarefas antes impossíveis.

As vantagens da automação

São muitas as formas de automação residencial disponíveis e outras tantas as vantagens que elas trazem. Vamos abordar aqui algumas delas:

1 – Automação de equipamentos. 

É possível automatizar diversos equipamentos eletrônicos, tornando-os acessíveis diretamente por celular, tablet, comandos de voz e outras formas de controles inteligentes, que facilitam o acesso às mais diversas comodidades.

Alguns dos mais populares desse tipo de automação são a bem difundida Alexa e o Google Home, assistentes virtuais que podem ser utilizados com muita facilidade.

2 – Agendas e lembretes. 

Não só a automação de tarefas pode ser um grande auxílio na rotina, mas a possibilidade de configurar agendas eletrônicas e receber lembretes de tarefas importantes é mais uma das possibilidades da automação residencial que pode ajudar em muito a rotina, especialmente a de idosos. 

3 – Programação de tarefas. 

É também possível configurar tarefas a serem realizadas automaticamente em determinados horários, facilitando a manutenção doméstica.

4 – Instalação de sensores.

Luzes automáticas, sensores de gás e fumaça e semelhantes podem não só facilitar o dia a dia, mas trazer segurança para idosos e pessoas com deficiências.

5 – Personalização.

A automatização pode ser completamente personalizada, o que garante que irá atender às necessidades individuais de cada um.

A automação residencial não é mais algo inacessível, pois cada vez mais surgem novas tecnologias barateando o processo.

Sendo assim, é o momento ideal para que essa tecnologia seja utilizada para atingir um público mais amplo e deixe de ser apenas um artigo de luxo. Pessoas com mobilidade reduzida tem muito a ganhar em qualidade de vida com a automação.

Além da questão de acessibilidade, esse mercado é também uma grande oportunidade ao empreendedor. Quando se trata de automação para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, o ideal é que se faça um projeto personalizado, o que abre espaço para a prestação de um serviço valioso não só do ponto de vista social, mas também financeiro.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?