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Empreendedorismo | EMPRESAS AVANÇADAS
Big data para pequenos negócios do turismo

Big data é realidade em todos os negócios do mundo, e o turismo não é exceção. É preciso aprender a manejar essas ferramentas para valorizar seu pequeno negócio

· 25/11/2022 · Atualizado em 30/11/2022
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Você já se perguntou o que é big data e se ele serve para as pequenas empresas? Pois bem, é isso que iremos abordar neste artigo.

Big data é um termo que descreve o grande volume de dados obtidos via internet e que podem ser analisados em busca de insights que levam a melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios. Saber usá-lo pode ser um diferencial para os micro e pequenos empreendimentos melhorarem o desempenho dos seus negócios.

Desde que o conceito de big data começou a tornar-se mais conhecido, em 2008, criou-se a ideia de que essa ferramenta só seria possível de ser aplicada em grandes empresas, uma vez que elas têm condições de bancar custos, criar departamentos focados no tema e estruturar formas de monitorar grandes volumes de dados. Porém, isso não condiz com a realidade. Cada vez mais, as pequenas empresas têm usado o big data para ajudar a solucionar questões que são importantes no seu dia a dia. 

Para se ter uma ideia, todos os dias são gerados 2,5 quintilhões de bytes de informação na internet. Esses dados vêm, por exemplo, de posts em redes sociais, de relatórios de transações bancárias, do tráfego de dados móveis e de computação em nuvem, de tecnologias como inteligência artificial (IA) e internet das coisas, de um GIF ou um emoji de coração enviado pelo WhatsApp. Todos esses dados geram milhões de possibilidades, mas não significa que você deve olhar para todos eles – seria impossível e uma grande perda de tempo.

Para isso, existem ferramentas avançadas de análise, como análise preditiva e mineração de dados, podendo ser úteis para peneirar um grande volume de informações e ajudar a promover ideias de negócios. Para as pequenas empresas, as opções mais utilizadas são:

Google Analytics

Ferramenta gratuita do Google que oferece soluções interessantes com ferramentas que podem ser utilizadas por pequenos negócios. O Google Analytics permite que você colete dados ao longo do tempo e, de posse dessas informações, consiga visualizar tendências e outros insights para que você possa tomar decisões seguras.

ClearStory Data

Essa ferramenta oferece possibilidade de mineração de dados e análise de informações por meio de um sistema que combina as informações internas da empresa com dados públicos que estão disponíveis. A principal vantagem é que essas informações são apresentadas de uma forma fácil. 

IBM Watson Analytics

Esse produto da IBM pode ser facilmente utilizado, mesmo em uma pequena empresa. Com ele, o gestor tem acesso a uma análise avançada de negócios sem que tenha conhecimento sobre aspectos técnicos, como mineração de dados, por exemplo. 

Para fazer uso do big data nos pequenos negócios, o primeiro passo é saber exatamente o que você quer, ou qual o objetivo. Aonde quer chegar com um determinado volume de dados? Responder a essa pergunta é crucial para o desenvolvimento do seu negócio a partir do big data. 

Se, por exemplo, o objetivo for investir em experiência do usuário, é importante filtrar os dados que são gerados em redes sociais, por meio de comentários, fotos, stories, avaliações em sites de vendas, recomendações etc. A partir de uma análise das informações brutas colhidas nos mais diversos canais, você consegue determinar algumas ações que podem ser implementadas visando a aumentar o engajamento com essas pessoas. 

Já se, neste momento, o objetivo for a fidelização de clientes e garantir vendas futuras de quem já te conhece, é importante filtrar as informações obtidas por formulários, dados de vendas e comentários em redes sociais para elaborar estratégias futuras.

Para as pequenas empresas do setor de turismo, o big data pode ajudar a encontrar padrões de consumo e comportamentais dos turistas, como tipos de destinos mais procurados no momento (de sol e praia, natureza, cultural, de experiências, gastronômico etc.), valorização de conceitos relacionados a sustentabilidade, acessibilidade, locações pet friendly, entre outros.

Lembre-se, não despreze informações que são geradas por meio das vendas, colete-as. À primeira vista, pode parecer que alguma é irrelevante, no entanto, justamente esta informação pode fazer a diferença na hora de elaborar uma campanha. O importante é saber quais informações são necessárias e desejáveis dentro do objetivo traçado, como chegar até elas e como analisá-las.

Quando bem interpretado por sistemas, o big data pode revolucionar a gestão empresarial, mas os empreendedores devem prepara-ser para isso, vencendo a resistência à tecnologia e capacitando a equipe para entender quais os modelos de decisão a serem adotados a partir dos dados. Captar, centralizar, atualizar e controlar essas informações é fundamental para alcançar os objetivos.

Em vez de contar apenas com a intuição, analisar a concorrência e o mercado por meio de algoritmos dentro da sua própria empresa, contando com boa interpretação, harmonização e análise dos dados pode trazer soluções de fato, ampliando as chances de sucesso do seu negócio.

Por isso, esteja sempre atualizado sobre as novidades do setor e mantenha a cabeça aberta para inovar sempre que for preciso. Aprenda a manejar o big data e turbine seu pequeno negócio!

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