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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO DE NEGÓCIO
Black Friday e Copa do Mundo: sua hora de fazer o gol!

Veja as nossas dicas para você se planejar para esses dois eventos que potencializam as vendas

· 18/11/2022 · Atualizado em 18/11/2022
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Fique de olho e apresse-se para se organizar porque dois grandes eventos do ano estão chegando e vão coincidir, movimentando diversos setores da economia, inclusive o de alimentos e bebidas: a Black Friday, que acontecerá no dia 25 de novembro, e a Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro.

Evento anual bastante aguardado pelos consumidores, a Black Friday é sempre uma ótima oportunidade de aumentar as vendas, e mais: é por meio dela que novos clientes são contatados e novos negócios podem ser feitos o ano todo. E, para este ano, existe uma previsão de aumento na intenção de compras na Black Friday. Um dos motivos é o crescimento expressivo da confiança entre os consumidores da classe C: a intenção de compra entre essas pessoas aumentou 32% este ano em relação ao ano passado. Além disso, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a expectativa de 60% dos consumidores é de que os preços estarão mais atrativos.

Além disso, a Copa do Mundo acaba potencializando o consumo de itens como alimentos e bebidas, então, aproveite mais esse evento para customizar os produtos ou decorar seu estabelecimento, entrando no clima da Copa. Fazer uma tabela com os horários dos jogos para divulgar aos clientes é outra boa pedida, o que demonstra um carinho com os frequentadores do seu bar ou restaurante.

É fundamental, no entanto, fazer um bom planejamento, que compreende o período pré-data. O primeiro aspecto a pensar é o seu estoque: organize-o, veja o que já tem e que pode participar de ofertas e veja o que você vai precisar adquirir. Organize também a sua equipe, pois de nada adianta realizar uma boa promoção e não ter pessoal suficiente ou equipe treinada para um bom atendimento.

Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar você a marcar um golaço e atrair a clientela!

  • Não há um horário exato para o início das ofertas de Black Friday, por isso é possível distribuir seus descontos durante a semana do evento (em formato de aquecimento/esquenta) ou somente no dia 25 de novembro.
  • Escolha cuidadosamente em quais produtos do seu cardápio vai investir para colocar na oferta. Não se esqueça de ficar de olho no que a concorrência está preparando.
  • Invista em boas fotografias e conteúdo para publicar em redes sociais e em e-mails aos clientes.
  • Organize as mensagens que serão divulgadas nas mídias e redes sociais.
  • Valorize seus clientes fazendo as ofertas diretamente para eles. Essa é uma ótima oportunidade de fidelização.
  • Ofereça combos aos seus clientes.
  • Analise os custos do produto que vai ofertar para não ter prejuízo.

É muito importante que tudo saia conforme o planejado para que não comprometa a imagem do seu estabelecimento nem perca seus clientes. Organize-se e, se precisar, peça ajuda ao Sebrae para saber mais sobre o planejamento. Aproveite para ler os conteúdos que preparamos para você, clicando nos links a seguir. 

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