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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Black Friday traz ótimas oportunidades para o turismo em 2022

Em 2022, a pandemia está controlada, a maioria da população está vacinada e com vontade de viajar. Use a Black Friday para gerar boas oportunidades no turismo

· 21/10/2022 · Atualizado em 11/01/2023
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Quem gosta de viajar e consegue planejar as férias com um pouco de antecedência aguarda ansiosamente o final do mês de novembro. Afinal, é nessa época que acontece a Black Friday, evento de descontos que movimenta o setor de turismo no país. A Black Friday é um período de muitas oportunidades para as agências de viagens, que podem potencializar as vendas oferecendo promoções e descontos. 

Em 2022, a Black Friday será especial. Afinal, a pandemia de covid-19 está controlada, a maioria da população está vacinada e a vontade de viajar, que andava meio reprimida, voltou com tudo. Sites de viagens, de hotéis e aplicativos de descontos para pacotes de turismo já começam a divulgar as suas promoções e, assim como outros segmentos, é possível encontrar passagens e hospedagens com descontos de até 80%.

O que é a Black Friday

Realizada na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é um dia em que os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores. Essa ação promocional iniciou nos Estados Unidos, sempre na sexta-feira posterior ao Dia de Ação de Graças. É a data que marca, ainda, o início das vendas de Natal. 

No Brasil, a Black Friday, enquanto estratégia de vendas, foi utilizada pela primeira vez no ano de 2010. A ação caiu nas graças do consumidor e, em 2019, lojistas brasileiros registraram um faturamento de R $3,2 bilhões de reais na campanha.

Por que a Black Friday será especial para o turismo?

Em 2022, a tendência é que a Black Friday seja excelente para o turismo, impulsionando a venda de passagens aéreas e pacotes turísticos. Isso porque a pandemia de covid-19 está finalmente controlada e as pessoas já dão mostras de que querem aproveitar as festas de fim de ano e o verão. 

É consenso no setor que o melhor momento de comprar passagens é 40 dias antes da viagem, o que casa perfeitamente com as ofertas de Black Friday que focam nas férias de janeiro, quando ocorre a alta temporada no Brasil e há oferta de destinos internacionais de inverno.

Quatro dicas para agências de turismo na Black Friday

Se você tem uma agência de turismo e quer realmente vender mais na Black Friday, planeje sua campanha pensando em oferecer a melhor experiência ao cliente. Acompanhe nossas dicas:

 

  1. Garanta ofertas atrativas, pois os clientes costumam comparar preços e condições de pagamento antes de decidir pela compra. Se a agência eleva o preço antes da Black Friday para oferecer uma falsa promoção na campanha, corre o risco de perder vendas e ainda ser exposta nas redes sociais, correndo o risco de sofrer graves danos à sua reputação. Crie ofertas para destinos dos sonhos, que costumam ser mais caros, transformando a passagem ou pacote turístico em gatilho para vender a viagem. 
  2. Faça um planejamento de marketing eficiente, que destaque sua agência em meio a todas as outras que também vão investir no potencial da data. Lembre-se que as agências de turismo não são todas iguais, há empresas para diversos perfis de viajantes, por isso, ao invés de tentar ser melhor que o concorrente, foque em oferecer a melhor agência para seu público.  
  3. Planeje um cronograma de ofertas para todo o mês de novembro. No Brasil, a campanha Black Friday originou mais dias de ofertas, como Black Week, Black November e Cyber Monday. Ao estender boas condições de compra para mais dias, a agência pode revelar as promoções aos poucos e trabalhar o gatilho da urgência. O consumidor também espera que no dia oficial da Black Friday as promoções sejam ainda melhores, por isso, trabalhar as expectativas dos viajantes pode aumentar seus lucros. 
  4. Um cuidado fundamental para potencializar as vendas da Black Friday é comprar voos baratos, que tornem seus pacotes mais atrativos. Então, comece a procurar boas ofertas o mais rápido possível e considere optar pelas passagens emitidas com milhas para vender mais na Black Friday e continuar a aproveitar as vantagens do mercado de milhas para sua agência. Em 2020, os pontos de viagens movimentaram mais de R$5 bilhões, mesmo com a crise, e a tendência é de crescimento. 

 

Agora que você já sabe como potencializar as vendas com as promoções de Black Friday, aproveite a retomada do turismo no pós-pandemia. Procure potencializar ao máximo as oportunidades da alta temporada e não se esqueça: desenvolva planos realmente eficientes para marcar sua presença nos negócios, assim vai atrair e fidelizar clientes para vender cada vez mais. 

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