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Tue Jan 31 21:09:08 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Capacite o seu garçom para ser um vendedor

Treinamento é fundamental para um bom atendimento e para a fidelização do cliente, assim, é fundamental capacitar o garçom como vendedor.

· 24/01/2023 · Atualizado em 31/01/2023
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Responda rápido: quem é o personagem principal, o centro das atenções, o mais requisitado em um estabelecimento como um bar ou um restaurante? Acertou quem respondeu que é o garçom, considerada umas das funções mais importantes do setor de alimentos e bebidas. Por isso, é fundamental ter nesse cargo pessoas bem preparadas e treinadas para fazer um bom atendimento. Como o garçom é o cartão de visitas do seu estabelecimento, ele pode ser treinado para tornar-se um bom vendedor.

Nesse sentido, o proprietário deve assumir a responsabilidade em preparar esse funcionário para ser o melhor vendedor e cartão de visitas do seu estabelecimento, investindo em uma boa contratação, com capacitação e qualificação. O mais interessante é que qualquer pessoa pode ser capacitada para desenvolver competências que contribuem para o seu trabalho, claro, desde que tenha interesse em aprender.

Para quem exerce as atividades de garçom, não é diferente: é bom saber que é um mito a afirmação de que o dom em atender bem e vender é algo que “nasce com a pessoa”. Muitas vezes, a pessoa é contratada, mas não sabe exatamente qual é sua função. Quando um cliente chega ao seu estabelecimento, ele precisa ser convencido a fazer a compra. Para fechar o pedido, portanto, é preciso que “compre” o prato antes mesmo de ver ou de experimentá-lo e, para isso, é necessário um bom garçom vendedor.

Então, um bom treinamento deverá ser oferecido pelo estabelecimento, com uma abordagem não somente acerca da função a ser desempenhada, mas incluindo a apresentação da missão, visão e valores da empresa. É importante apresentar o cardápio, a cozinha, o sistema de pedidos, procedimentos e condutas, enfim, tudo o que envolve a área de atuação e uma boa qualificação para atender bem o cliente, com atenção, cordialidade e proatividade.

Preparando o terreno

O proprietário pode fazer uma lista de perguntas antes do plano de treinamento/capacitação:

  • O que você considera importante para ser um bom garçom?
  • Quais são as competências e as habilidades que precisam ser desenvolvidas ou melhoradas para ser um bom garçom?
  • Qual é a avaliação que você fará para saber se a capacitação deu certo?
  • Qual é a postura que você deseja que seu garçom tenha?
  • Como vai avaliar a simpatia e a boa comunicação do seu garçom?

Não se esqueça, evidentemente, de que, ao treinar a sua equipe, você deve investir para reter os talentos que formou, então, se conta com um time qualificado e capacitado, ofereça bons salários e benefícios que motivem o seu garçom a ser um excelente vendedor e, consequentemente, um vendedor que fideliza clientes.

É importante ter em mente que essas questões podem levar um tempo para serem organizadas, mas esse preparo é muito valioso. Por isso, se precisar, peça ajuda ao Sebrae para ter um time de qualidade!


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