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Tue Jan 31 21:38:58 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Cardápio QR code agrada a todos os clientes?

Amado por uns, odiado por outros, o acesso ao cardápio digital pelo QR code é uma tendência entre os restaurantes. Conheça as vantagens e desvantagens.

· 23/01/2023 · Atualizado em 31/01/2023
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Nascido no Japão, em 1994, o QR code ("quick response cCode" ou "código de resposta rápida") foi criado para rastrear peças de veículos na indústria automotiva. Ele ficou restrito às fábricas até a popularização dos smartphones, em 2010. 

Durante a pandemia da covid-19, para evitar o contágio, a maioria dos estabelecimentos do setor de alimentação e bebidas decidiram abandonar o cardápio físico e passaram a usar o QR code. A fase mais grave da pandemia passou, as atividades foram voltando ao normal - ou novo normal, como querem alguns -, mas algumas inovações e estratégias adotadas durante a crise da covid permaneceram, para alegria de uns e tristeza de outros.

Uma delas é o uso do QR code para disponibilizar o cardápio. Alguns clientes simplesmente amam essa praticidade. Outros, porém, detestam a ferramenta e consideram-na totalmente desnecessária. Como está esse serviço no seu estabelecimento? Você disponibiliza o cardápio somente pelo QR code?

Vamos destacar a seguir algumas vantagens e desvantagens em relação à utilização do QR code, o qual, quando escaneado, abre um menu digital.

Vantagens

  • modernização;
  • evita contágio pelo toque;
  • diminui o custo com gráficas;
  • possibilita o autoatendimento;
  • necessita de menos pessoas envolvidas no atendimento;
  • a atualização de preços e promoções pode ser feita com maior agilidade;
  • podem ser responsivos e interativos;
  • diminui a possibilidade de erro nos pedidos.

Desvantagens

  • os clientes reclamam em ter que usar o telefone assim que se sentam à mesa;
  • o gosto pelo cardápio físico é da maioria dos clientes;
  • códigos direcionados para arquivos PDF estáticos e difíceis de usar;
  • cliente se irrita e você perde a venda;
  • esfria a conversa na mesa;
  • vulnerabilidade: ficar com celular na mão quando as mesas são na calçada;
  • às vezes, o QR code está inacessível;
  • nem todos têm um smartphone;
  • dificuldade com a tecnologia;
  • pode reduzir o ticket médio.

A preferência de muitos clientes ainda é por “folhear” o cardápio físico, então, o que é válido é conhecer muito bem o seu cliente e saber o que mais o agrada. Pode ser que existam os dois tipos no seu estabelecimento, e agradar a todos deve sempre ser levado em consideração, ou seja, pode ser necessário oferecer, ao mesmo tempo, o cardápio digital e o físico.

Peça ajuda ao Sebrae para enfrentar esse desafio! 


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