this is an h1

this is an h2

Wed Aug 23 16:52:38 BRT 2023
Empreendedorismo | AMBIENTE COMPETITIVO
Carmen Alejandra: uma profissional de beleza e as redes sociais

Conheça a história da jovem venezuelana que se mudou para o Brasil com a família e obteve sucesso no ramo de Tricologia e Terapia Capilar.

· 22/02/2023 · Atualizado em 23/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em 2018, a família da jovem Carmen Alejandra saiu da Venezuela para morar em Roraima, estado localizado na Região Norte do Brasil. Com 16 anos na época, ela retomou os estudos em uma escola pública local e, após concluir o ensino médio, resolveu se matricular em um curso de maquiagem com intenção de se profissionalizar nessa área.

Como toda jovem da idade dela, Carmen adorava passar horas conectada nas redes sociais. Foi aí que ela teve a ideia de gravar vídeos de maquiagem. O foi sucesso absoluto. Mas, então, ela passou a se identificar com a área de Estética e resolveu investir em um curso superior na área. 

Dentro do ambiente acadêmico, ela se viu muito interessada pelo conteúdo da disciplina de Tricologia e Estética Capilar e resolveu buscar uma oportunidade nessa área. Foi aí que surgiu uma vaga em uma Clínica de Terapia Capilar em Boa Vista, capital do estado, e ela se candidatou, passou e começou a trabalhar.

Carmen continuou a produzir conteúdo - dessa vez sobre Terapia Capilar - para as redes sociais – e ela ressalta a importância de os profissionais de beleza dominarem as ferramentas disponíveis nessas plataformas, principalmente fazendo uso de tudo o que o Instagram oferece. 

“Essa rede social permite que micro e pequenos empreendedores vendam produtos e serviços, divulguem seus negócios, tudo isso com pouco investimento. Por exemplo, fazendo ações através do Stories”, explicou.

A jovem recomenda se matricular em cursos específicos de produção de conteúdo para redes sociais. “Caso você não tenha condições de fazer esse investimento, eu aconselho procurar no próprio Instagram perfis de pessoas que ensinam como criar um conteúdo de sucesso”, acrescenta.

De acordo com Carmen, planejar o conteúdo é o segredo para conseguir bons resultados nas redes sociais. “Eu fazia uma busca de conteúdo em páginas de outras clínicas de Terapia Capilar para me inspirar e decidir os assuntos das minhas publicações. Depois, eu também escolhia os formatos de cada conteúdo: na segunda-feira vou postar um vídeo sobre tal assunto, na terça-feira publico um post sobre outro tema, na quarta-feira monto um carrossel de imagens e assim por diante”, conta.

“É muito importante que ao buscar inspirações você não copie nada de ningém e sim crie o seu próprio conteúdo que leve informação útil para o seu público-alvo, por isso dê dicas, responda dúvidas e mostre novidades sobre sua área. Só assim as pessoas vão considerar o seu conteúdo relevante”, orienta.

Outra dica de Carmen é ter sempre um caderno por perto ou usar o bloco de notas do celular para quando aparecer uma ideia de conteúdo. “Se surgir uma interessante, já anota para não esquecer depois”, ensina.

Para os profissionais que sentem medo ou vergonha de falar em frente à câmera do celular, a jovem de 20 anos responde que tudo o que ela conquistou é por ser extrovertida. “Eu não tenho vergonha de falar em público ou em frente a uma câmera, e acho que nenhum profissional de beleza deve ter. Quem tem precisa treinar até se sentir segura e se soltar”, explica.

A jovem - que já enfrentou muitas dificuldades - afirma que almeja muito mais e que sonha em um dia ser empresária e ter a própria clínica de estética. “Eu quero deixar um recado para outros jovens que estão em fase de descobrir o que querem fazer. Caso vocês não tenham descoberto ainda, não se preocupem: todo mundo precisa se perder para se encontrar depois”, finaliza. 

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu  negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora