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Sun May 21 16:58:24 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Código de conduta é condição para garantir bons negócios

Código de conduta é a bússola que orienta funcionários e fornecedores, evitando conflitos e garantindo a sustentabilidade de uma empresa.

· Atualizado em 21/05/2023
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À medida em que uma empresa começa a cristalizar sua visão de sustentabilidade, torna-se fundamental adotar um conjunto de diretrizes claras que vão conferir direção aos fornecedores e colegas na empresa. A esse conjunto de diretrizes, damos o nome de Código de Conduta. 

Também chamado de código de ética, o código de conduta é um conjunto de regras e princípios que deverão ser adotados por todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço da empresa.

Ele é um instrumento que reúne os preceitos necessários para embasar comportamentos éticos, estabelecendo os parâmetros para bons relacionamentos e regras do dia a dia, orientando lideranças, funcionários e parceiros no trato com clientes, fornecedores, sócios minoritários e outros players do mercado. 

Os códigos de conduta são críticos para o estabelecimento e gerenciamento das expectativas, tanto de clientes como de fornecedores.

Eles criam uma base compartilhada entre os profissionais de gerenciamento de suprimentos, fornecedores e outros integrantes da cadeia que oferece informações sobre sustentabilidade fundamentais para a tomada de decisões. 

A adoção de um código de conduta se traduz em inúmeros benefícios para as empresas, como: 

  • Melhora a comunicação interna, tanto em termos verticais como horizontais; 
  • Melhoria da imagem corporativa; 
  • Auxilia na produtividade da empresa; 
  • Evita problemas éticos dentro da companhia; 
  • Estabelece diretrizes para toda a cadeia de fornecimento da empresa; 
  • Define parâmetros sociais, ambientais e de governança; 
  • Orienta as parcerias e os relacionamentos com órgãos e governos; 
  • Mantém a empresa funcionando de acordo com a lei. 

Ao se elaborar um código de conduta, a empresa deve ter em mente que ele deve ser um instrumento para alcançar certos objetivos, como guiar as pessoas sobre qual deve ser a forma certa de agir, melhorar o relacionamento e o clima organizacional, criar e aumentar a vantagem competitiva de maneira saudável e elevar a produtividade e a qualidade das entregas.  

O código de conduta visa, ainda, a integrar gestores e equipes, fortalecer a imagem e consolidar a marca no mercado, garantir transparência nas negociações com fornecedores e, por último, mas não menos importante, atrair, encantar e reter os clientes com práticas éticas. 

Diretrizes para um bom código de conduta 

Todo código de conduta deve refletir o que a empresa representa, seus propósitos, valores, cultura e forma de operação. Pode-se utilizar de alguns exemplos e orientações para a confecção de um código de conduta, mas deve-se considerar a realidade de cada empresa e suas diversas áreas.

Por isso, o processo de constituição e implementação de um código de conduta deve incluir, necessariamente, desde as lideranças até funcionários e colaboradores na base da organização.  

Podemos considerar certas características essenciais de um código bem feito: 

  • Precisa ser acessível para os funcionários e toda a sua rede de parcerias a partir de canais de comunicação e informação da empresa; 
  • Tem que ser claro e objetivo, com linguagem adequada e fácil de entender para o leitor, evitando termos jurídicos e técnicos; 
  • Deve refletir o cotidiano da empresa, tratar das operações do dia a dia de forma que todos os colaboradores e parceiros possam se identificar com as questões apresentadas. 

Relação do código de conduta com a sustentabilidade 

Engana-se quem pensa que basta apenas um documento escrito e assinado pela diretoria ou CEO para estabelecer um código de conduta. Suas normas são itens obrigatórios em qualquer processo de fornecimento de produtos ou serviços e devem estar internalizadas nas práticas da empresa.

O código de conduta é uma prática de governança ambiental, social e corporativa (ESG, a partir da sigla em inglês) que é fundamental para o encadeamento produtivo de organizações e para a gestão da cadeia de suprimentos das empresas.  

As grandes empresas, em sua rede de fornecimento, condicionam os parceiros comerciais a desenvolver práticas de ESG como forma de garantir conformidade a toda a sua cadeia de valor.

Por isso, o código de conduta é importante para as micro e pequenas empresas não só como instrumento de gestão e relacionamento, como também para conquistar clientes corporativos.  

Quer saber como elaborar o código de conduta? Veja outros artigos no Portal Sebrae sobre este tema e outros de sustentabilidade e ESG, como: 

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! 

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Também está disponível o curso on-line ESG para pequenas empresas. 

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