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Mercado e Vendas | DESIGN THINKING
Como aplicar os cinco princípios do design de serviços em um petshop

Entenda como aplicar os cinco princípios do design de serviços no seu petshop para torná-lo mais útil e desejado pelo cliente.

· 29/11/2022 · Atualizado em 04/12/2022
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O Brasil é o terceiro país no mundo em número de pets, com um total de 139,3 milhões de bichinhos de estimação, conforme pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Um vasto mercado de consumo – que não para de crescer. A estimativa do Instituto Pet Brasil (IPB) é que o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação cresça 14% em 2022, com faturamento de R$58,9 bilhões. Este dado nos aponta para o potencial enorme de recursos que o mercado pet tem capacidade de movimentar.

Este lucrativo mercado vem se valendo de muitas ferramentas do varejo e se tornando cada vez mais qualificado. Neste artigo, inspirado no post do Sebrae Minas Gerais, iremos apresentar os cinco princípios do design de serviço, e você irá entender como eles podem contribuir para o sucesso do seu petshop.

O design de serviços tem cinco princípios essenciais que podem tornar o seu petshop ainda mais útil e desejável para o seu cliente. O objetivo é resolver problemas de maneira inovadora e baseada na empatia. O design, quando aplicado aos negócios, busca criar novos serviços ou melhorar aqueles já existentes, de modo a torná-los mais úteis e desejáveis para os clientes, bem como mais eficazes para as organizações. Para isso, ele baseia-dr em cinco princípios fundamentais que são: centrado no usuário, cocriativo, sequencial, evidente e holístico. Vamos explicar um por um e mostrar como cada ponto pode ser útil para você e para o seu negócio.

Centrado no usuário

Vamos começar entendendo o que é ser centrado no usuário. O design de serviços defende que devemos colocar o usuário no centro das nossas atenções e cuidados. Isso requer um bom entendimento do usuário, algo que vai além das análises e descrições estatísticas de suas necessidades. Devemos sempre levar em consideração as diferenças entre os desejos e necessidades dos diversos perfis de nossos usuários.

Por exemplo, no petshop, alguns clientes possuem animais de estimação que estão enfrentando alguma situação delicada, como uma doença uma gestação ou estão em seus primeiros meses. Esses clientes possuem necessidades de serviços e consumo de produtos bem diferentes daqueles que vão ao seu negócio eventualmente apenas para banho e tosa ou para a compra de algum produto.

Assim, devemos identificar esses perfis de clientes e conhecer suas dores e seus anseios, seus desejos e necessidades para que possamos atendê-los de modo direcionado. Isso aumenta o potencial de fidelização do seu cliente e da sua assertividade na entrega de um produto ainda mais satisfatório.

Para isso, uma dica é o uso da ferramenta personas na qual por meio da investigação sobre o seu público e da identificação de semelhanças marcantes entre os perfis, você pode criar personagens para direcionar as estratégias de vendas e ações.

Cocriativo

O segundo princípio diz que o serviço pode ser cocriativo. Um serviço envolve uma variedade de pessoas e diferentes grupos de usuários, bem como diferentes funcionários e tipos de interface. Esses diversos atores que fazem parte direta ou indiretamente do nosso negócio são chamados de stakeholders. Envolver os stakeholders nos processos da empresa facilita uma boa interação entre eles durante a prestação de serviço. Isso é essencial para a satisfação tanto de usuários quanto de funcionários, e faz com que seu cliente se sinta parte do seu negócio.

No petshop, você pode envolver o seu cliente de forma simples, como por exemplo, pedi-lo para ajudar a escolher o nome de um mascote no seu negócio. Essa ação, apesar de simples, é eficaz pois ao ajudar nessa escolha, o cliente ganha uma sensação de pertencimento, o que aumenta seu potencial de fidelização. Aqui, também é importante a formação de parcerias com outras empresas ou profissionais, como por exemplo um adestrador. Nesse caso, você pode oferecer esse serviço extra ao seu cliente, mantendo e aumentando o relacionamento dele com o seu negócio.

Sequencial

O terceiro princípio diz que serviços são sequenciais, ou seja, são processos dinâmicos que ocorrem ao longo de um determinado período. No processo do design de serviços, é fundamental levar em consideração essa linha do tempo, uma vez que o ritmo de um negócio pode influenciar no estado de humor dos usuários.

Todo o processo de serviços segue uma transição em três etapas: a do pré-serviço, que é quando o cliente percebe necessidade de procurar o petshop; a da prestação do serviço, quando o cliente está em seu estabelecimento deixando o seu pet ou fazendo alguma compra; e a do pós-serviço, que vai determinar se o seu cliente irá voltar ou não a usar o serviço. Uma ferramenta muito útil aqui é a jornada do usuário. Por meio dela, você pode analisar quais são os problemas que o usuário enfrenta em cada uma dessas fases e vai identificar os pontos em que ele se sente mais satisfeito.

Evidente

Um serviço também deve ser evidente, e esse é o quarto princípio. As evidências podem prolongar as experiências do usuário além do período de serviço, estendendo sensivelmente a experiência para a etapa pós-serviço. A utilização desse recurso aumenta potencialmente as chances de fidelização do cliente e as chances de que ele recomende o seu petshop a outras pessoas.

A evidência do serviço pode ocorrer de diversas formas: e-mails, folders, placas, lembranças ou outros artefatos. Também pode ocorrer por meio das redes sociais que são consideradas, hoje, um meio essencial para a evidência do seu serviço. Descubra em quais redes sociais seus clientes estão mais presentes e faça parte delas. Não se esqueça de seguir os pets influencers e envie a eles brindes e produtos que irão evidenciar ainda mais a sua marca.

Holístico 

Por último, o processo de um serviço deve ser holístico. Você, empreendedor, deve sempre olhar da forma mais ampla possível para o contexto dentro do qual o processo de um serviço ocorre. Isso deve acontecer, por exemplo, por meio da sua atenção ao ambiente onde o serviço é oferecido, na jornada do usuário e de todo o contato que ele tem com o seu negócio, na sua estrutura organizacional, no seu relacionamento com os seus colaboradores e fornecedores, na sua identidade corporativa e na imagem que seu cliente tem de você. Ou seja, deve-se ter um olhar atento sobre todos os aspectos que envolvem o seu negócio, levando-os em consideração em todas as suas decisões.

Uma dica é usar representações visuais em seu ambiente de trabalho. Elas podem ajudá-lo a lembrar de considerar todos os fatores em todos os momentos. Manter por perto a marca dos seus principais fornecedores, frases que lembrem seus funcionários de dicas de como atender melhor o seu cliente ou até mesmo mensagens de símbolos que traduzam o lema da empresa podem ajudar você a manter o foco.

Esses foram os cinco princípios do design de serviços aplicados ao seu petshop. Aproveite esta ferramenta para deixar seu negócio ainda mais atraente. 

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