this is an h1

this is an h2

Fri May 12 04:05:24 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPRESA
Como as MPs podem atrair e reter profissionais de TI

Faltam muitos profissionais de TI, no Brasil e no mundo. Mas as micro e pequenas empresas têm diferenciais importante para atraí-los.

· Atualizado em 12/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) cresce dia a dia em todo o mundo, assim como crescem as reclamações das empresas, quando à dificuldade de contratá-los.  

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) calcula que, a cada ano, saem das universidades do país cerca de 53 mil novos profissionais da área. Mas a demanda é muito maior: estima-se em quase 160 mil técnicos ao ano. Assim, a Brasscom projeta que, até 2025, haverá no Brasil um déficit de 530 mil talentos na área de TI. 

Diante dessa concorrência feroz pelo pessoal de tecnologia, as grandes corporações saem na frente, porque podem oferecer condições mais vantajosas do que as micro e pequenas empresas. Sem contar que a popularização do modelo de trabalho remoto, em meio à pandemia da covid-19, permitiu que milhares de profissionais brasileiros trabalhassem, de suas casas, para grandes grupos no exterior.  

O outro lado 

Acontece que as micro e pequenas empresas também podem criar caminhos para atrair e reter talentos em TI. Confira algumas dicas. 

  • Dê menos atenção ao diploma – muitas áreas de TI atraem gente muito jovem, que vai se especializando na prática, antes mesmo de entrar na faculdade. Então, ao buscar um(a) novo(a) colaborador(a), que tal dar menos atenção à formação acadêmica e mais ao que ele ou ela podem fazer por sua empresa? 
  • Ofereça diferenciais que só as PMEs têm – é verdade que as grandes empresas contam com melhores condições de oferecer remunerações mais altas, mas há diferenciais que só as PMEs têm, como, por exemplo, a flexibilidade de horário, planos de carreira e até participação na sociedade. Um clima interno agradável e a possibilidade de crescer junto com a empresa também podem ser decisivos na hora de atrair ou manter talentos.    
  • Aposte na formação de colaboradores mais antigos se você analisar com cuidado, talvez encontre, dentro de sua estrutura, profissionais que têm perfeitas condições de crescer na área de TI. Você pode investir na formação do pessoal e oferecer a eles a chefia de um novo projeto, por exemplo. Esse mecanismo encurta os caminhos, porque já se trata de alguém de confiança, e a possibilidade de melhorar a formação profissional e crescer na empresa sempre é um fator que entusiasma o pessoal. 
  • Invista você também nas contratações à distância – talvez o(a) profissional que você esteja buscando não more em sua cidade. Não esqueça que há faculdades em todo o país formando novos técnicos. Que tal anunciar as vagas pela internet e dar uma chance para quem vive em outro lugar? Dependendo da característica do trabalho, esse “outro lugar” pode até se situar no exterior.  
  • Opte por contratos sem exclusividade – se você está encontrando obstáculos para trazer profissionais de TI em tempo integral, uma boa opção é oferecer contratos temporários (válidos pelo período em que houver serviço) ou parciais: por uma parte do dia ou mesmo por algumas horas semanais. Isso pode ser muito atraente para o colaborador e também reduzir seus custos, já que as remunerações mensais do setor são altas. Mas, atenção: neste caso, deixe muito claro no contrato o período de trabalho e as tarefas envolvidas, para que ninguém saia frustrado.  
  • Procure pequenas empresas da área de TI uma empresa que conta com vários profissionais talvez possa prestar os serviços que você demanda sem a necessidade de alocação de uma pessoa em especial. E a custos bastante competitivos. Pense nisso.  

Para ver outras dicas para contratar e manter profissionais de tecnologia, acesse este material que o Sebrae coloca à sua disposição.  

Problemas e oportunidades 

Uma última dica importante é aprender com as dificuldades. Se você percebe que há um espaço cada vez maior para a prestação de serviços de TI em áreas que vão do comércio eletrônico às novas normas LGPD de proteção dos dados dos clientes, por que não pensar em você também entrar nesse negócio? Ou abrir um novo braço de prestação de serviços de TI em sua empresa? Pode ser muito interessante!  

Seja qual for a sua opção, pode contar com Sebrae em todos os momentos! 

Consulte também os artigos Trabalho remoto nas empresa é conquista da transformação digital e LGPD: aprenda a realizar coleta de dados de forma segura e legal. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?