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Sun May 14 00:31:50 BRT 2023
Mercado e Vendas | PROCESSO DE VENDA
Como aumentar suas vendas aumentando o seu P.A?

Quer aprender a vender mais e aumentar o seu produto por atendimento? Veja como!

· 10/05/2023 · Atualizado em 14/05/2023
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Separamos alguns insights do canal do especialista Hallamo Gifoni sobre formas de aumentar o seu  produtos por atendimento (P.A).

Aumentar o produto por atendimento (P.A) é fundamental para qualquer negócio que deseja aumentar suas vendas e, consequentemente, seus lucros. Isso porque ao aumentar o P.A, você está oferecendo mais produtos ou serviços para cada cliente atendido, o que aumenta o valor médio da venda e maximiza o retorno financeiro. Além disso, ao oferecer produtos complementares ou adicionais, você está atendendo às necessidades e desejos do cliente, aumentando sua satisfação e fidelização. O aumento do P.A também pode indicar a eficiência do vendedor em identificar as necessidades do cliente e oferecer soluções completas para os seus problemas. Por isso, é importante treinar os vendedores para identificar oportunidades de venda adicionais e incentivá-los a oferecer produtos complementares de forma estratégica, aumentando assim o valor da venda e a satisfação do cliente.

O primeiro ponto para você vender mais produtos ou serviços para o seu cliente é fazer com que ele compre mais itens. Para isso, você precisa descobrir qual é a real necessidade do seu cliente, qual é o seu desejo. Se você não sabe muito bem o que ele quer, fica mais difícil sugerir e agregar produtos aos que ele já tem em mente. Então, a primeira coisa que você tem que fazer é entender o que seu consumidor está buscando. Saber o que ele deseja e o que ele procura é o primeiro passo para você conseguir complementar essa venda. Escute o seu cliente, procure saber os detalhes da compra, pergunte sobre a ocasião de uso, se trata-se de um presente ou não etc.

Agora, o segundo passo é pensar quais outras opções você tem para oferecer que possam melhorar ou potencializar aquele produto ou serviço principal. Se você já sabe exatamente o que seu cliente quer, ou seja, descobriu a necessidade ou o desejo dele, o segundo passo é descobrir as opções que você tem.

Quais produtos você pode oferecer para potencializar a compra que ele já está fazendo? Quando você faz isso, seu cliente tende a querer melhorar a experiência. 

Então, seu papel como vendedor é primeiro descobrir o que seu cliente quer e depois complementar com algo que melhore aquele produto principal. Anote aí: já são dois passos. 

A terceira dica é sempre que você for apresentar qualquer complemento ou produto, inclusive o produto principal, você deve oferecer mostrando os benefícios que o produto ou serviço pode trazer para o seu cliente. Por exemplo, se o seu cliente comprou uma calça, o que você pode oferecer para ele que vai trazer benefícios e vantagens no uso da peça que ele já escolheu? Você pode mostrar um cinto que melhora o aspecto e o uso da calça, ou quem sabe oferecer uma camisa ou blusa que valorize a peça em questão. Então, todas as vezes que você for apresentar um produto ou serviço, mostre adicionais com benefícios. Não adianta pressionar seu cliente com itens que ele de fato não irá se beneficiar. O que você tem que fazer é melhorar a experiência do cliente com produtos ou serviços adicionais. Você precisa despertar necessidade no seu cliente e despertar o desejo de adquirir um item complementar, mostrando os benefícios que aquele item vai trazer ao produto principal. Essa é a terceira dica. 

A quarta dica para você vender melhor, vender mais produtos adicionais para o seu cliente, é ser bom no fechamento de venda, de preferência que leve a uma negociação que seja atrativa para o seu cliente. O que adianta ele querer levar a calça, querer levar o cinto, e não ser capaz de efetuar o pagamento? Talvez ele queira levar a peça adicional, mas não consiga pagar ou não se sinta atraído pela forma de pagamento oferecida. Então, você precisa ser bom na negociação para convencer o seu cliente que aquele investimento será vantajoso para ele e apresentar formas de pagamento que realmente sejam atrativas para o seu cliente. 

Ser bom no fechamento de venda corresponde a saber o quanto o cliente vai pagar, fazer as contas e apresentar a melhor forma de pagamento possível, passar o valor para ele em parcelas, se for o caso. 

Então, para aumentar o produto por atendimento (P.A), oferte produtos adicionais e complementares ao cliente durante o atendimento. Para isso, é importante conhecer bem o perfil do cliente e identificar suas necessidades e desejos. Além disso, é fundamental ter um conhecimento aprofundado sobre os produtos oferecidos e saber apresentá-los de forma persuasiva, destacando seus benefícios e vantagens para o cliente. Saiba finalizar a venda, oferecendo todas as formas de pagamento disponíveis e certificando-se que seu cliente pode pagar pelos produtos oferecidos. Outra estratégia eficaz é oferecer promoções e descontos para a compra de mais de um produto ou aquisição de um pacote de serviços, incentivando o aumento da venda total. Por fim, manter um bom relacionamento com o cliente, oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade, pode contribuir para aumentar a confiança e fidelidade do cliente, resultando em mais vendas e maior P.A.

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Essas foram algumas estratégias e dicas para você aplicar no seu negócio e aumentar suas vendas. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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