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Tue May 30 21:57:36 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPRESA
Como avaliar a saúde da sua empresa

Avaliações periódicas permitem a realização de ajustes e melhorias para manter a saúde da empresa e a constância dos resultados positivos.

· 08/03/2023 · Atualizado em 30/05/2023
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Tomar decisões em qualquer setor de uma empresa exige de todo empreendedor uma visão aberta sobre todas as áreas de sua organização. Para ajudá-lo no entendimento e avaliação de como realizar um check-up eficiente do seu negócio, é importante compreender o funcionamento de cinco áreas: empresa, colaboradores, clientes, concorrentes e ambiente. Somente com o diagnóstico desse todo é possível ajustar estratégias e corrigir o que não está funcionando, aprimorando o que está dando resultados. 

Antes de qualquer análise externa, é essencial entender como está a saúde interna da empresa. Ou seja, como está a sua capacidade de funcionamento nos setores principais do negócio, que lhe permitem atuar de forma plena no mercado e realizar os objetivos do empreendimento. Como estão as finanças? As vendas? O relacionamento com os fornecedores? Os resultados do negócio são positivos? São muitas as questões que vão resumir o desempenho da empresa, permitindo que os esforços sejam direcionados para onde é necessário. A identificação de gargalos pode contribuir para a adoção de novas metodologias e para o aprimoramento de processos.

A próxima área que precisa ser analisada diz respeito aos colaboradores, analisando o quantitativo de pessoas e, principalmente, os níveis de qualificação de todos que servem à empresa. Já parou para pensar como os colaboradores são fundamentais na força do seu negócio? Além de representarem a dimensão humana, são eles que possibilitam a realização de negócios com todos que se relacionam com o empreendimento, portanto devem ser considerados seus parceiros. O ponto mais importante dessa análise é a verificação do nível de preparo de cada um para desempenhar bem o cargo que exerce. Assim, treinamento e capacitação são fundamentais. 

A terceira área a ser abordada são os clientes, a razão de existir do negócio. É preciso coletar informações para avaliar: o quantitativo da base de clientes, compras médias por cliente, frequência de compra dos clientes, capacidade de pagamento, níveis de satisfação, clientes fidelizados, potencial para angariar novos clientes.  

Empresa analisada, colaboradores listados, clientes identificados, o próximo passo é observar como os concorrentes se posicionam, quais são as vantagens que eles obtêm sobre a empresa e como atraem os clientes. Esteja atento às forças e fraquezas dos seus concorrentes.

A última área sugerida é o ambiente de negócio, ou seja, o meio onde a empresa está inserida. Quais são as perspectivas para crescer nesse local? Quais são as estratégias que podem funcionar melhor? Enfim, é o cenário que dita como o empresário deverá atuar. Empreendedores bem-sucedidos são perceptivos, analisam e entendem o mercado, oferecendo aquilo que o público precisa e deseja. Significa dançar conforme a música, ou então, criar uma nova realidade para gerar novas oportunidades de negócios. 

Para realizar a análise dessas áreas, podem ser utilizadas algumas ferramentas conhecidas, como, por exemplo, a análise SWOT (ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos). Se precisar de ajuda para fazer essa avaliação, contate o Sebrae pelo 0800 570 0800. A seguir, sugerimos a leitura de dois conteúdos que vão ajudar você nessa jornada:

Como elaborar o plano de negócios de sua empresa

Organize e distribua melhor fluxos e processos


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